Teste de Gravidez: Caseiro, Online ou Sangue? Quanto Custa?



Veja como funciona o Teste de Gravidez caseiro, sangue ou online! Quanto custa?

Quando o corpo feminino passa a manifestar sintomas típicos da gravidez, como tonturas, enjoos e atraso da menstruação, logo se desconfia que há uma gravidez em curso.

Talvez a maior dúvida da mulher nesse momento seja: como saber se estou grávida?

Pensando nisso, criou-se um método bastante prático, acessível e seguro para que as mulheres, na presença de sintomas que indicam que está possivelmente grávida, pudessem saber se realmente estão grávidas ou não.

Esse método é o famoso “teste de gravidez” e é sobre ele que esclareceremos algumas questões nesse artigo.

O que é

O teste de gravidez pode ser considerado um exame que é realizado ou pela própria mulher (no caso de testes de gravidez de farmácia) ou por laboratórios (no caso de testes de gravidez laboratoriais) na tentativa de esclarecer se a motivação do quadro sintomático (sobretudo do atraso menstrual)  é uma gravidez em curso ou algum tipo de irregularidade fisiológica.

Como funciona

Tanto o testes de gravidez de farmácia quando o laboratorial funcionam basicamente com o mesmo princípio: detectar e quantificar a presença de um hormônio específico na urina (no caso do teste de farmácia) ou no sangue (no caso do teste laboratorial).

Esse hormônio recebe o nome de beta-HCG.

Ele é produzido no corpo da mulher a partir do momento em que se inicia o processo de gestação. 

Existem alguns valores de referência dos níveis desse hormônio no sangue para que se verifique a existência da gravidez ou não:  níveis de beta-HCG abaixo de 5mIU/L indicam que não há gravidez em curso; níveis de beta-HCG entre 5 e 25mIU/L podem indicar que há uma gravidez muito recente, de modo que o nível do hormônio não subiu de maneira suficiente para concluir com certeza se há ou não gravidez em curso.

Nesse caso, pode-se requerer que o exame seja refeito após alguns dias, para dar oportunidade ao aumento do nível do hormônio no corpo caso haja gravidez; e por último, níveis de beta-HCG acima de 25mIU/L indicam gravidez certa em curso.

Como utilizar os testes

O teste de gravidez laboratorial pode ser requerido por um médico e sua realização é bastante simples.

Em geral, o inconveniente do exame para a mulher é a agulhada para colher o sangue para análise.

Posteriormente, há a análise da amostra de sangue da mulher, para detectar os níveis de beta-HCG no sangue.



O teste de farmácia é extremamente acessível e indolor.

No entanto, para que seja suficientemente confiável, deve haver uma série de cuidados para a utilização do teste de farmácia.

clearblue digital confirme em tira clearblue plus

O objeto pode ser adquirido na farmácia por um preço médio de 10 a  15 reais.

Para a realização do teste, a mulher deverá urinar em um recipiente ou sobre o aparelho e aguardar o procedimento.
Na maioria dos testes, o aparecimento de duas riscas indica positivo para gravidez e o aparecimento de apenas uma risca indica que não há gravidez.

Recomenda-se que o teste seja realizado aproximadamente duas semanas após o atraso menstrual.

Isso porque o teste de farmácia possui menor sensibilidade aos níveis de beta-HCG, e após duas semanas, os níveis do hormônio já aumentaram de modo que possam ser acusados no procedimento.

O teste confirme plus de farmácia é confiável.

Testes alternativos

Existem também métodos alternativos aos testes de farmácia e laboratoriais, como testes de gravidez online e alguns outros métodos caseiros.

Os testes de gravidez online são feitos a partir de um questionário sobre alguns sintomas e sinais que a mulher em dúvida possa ter notado.

Dentre métodos caseiros, o mais famoso é o realizado com água sanitária: recomenda-se misturar água sanitária com a urina da mulher: se houver formação de bolhas ou mudança de cor, o teste indica possivelmente positivo para gravidez.  

Confiabilidade

O teste de gravidez de laboratório é extremamente confiável e seguro e raramente comete erros. De acordo com os laboratórios, o teste de farmácia é confiável, desde que realizado de acordo com as instruções particulares de cada produto.

Estima-se que a confiabilidade esteja entre 95% e 99%.

Se der positivo o seu filhote vem mesmo!

Os testes online e caseiros não são tão confiáveis, e frequentemente cometem equívocos.

Clique aqui agora e veja a Calculadora Gestacional e saiba a idade do bebê