Gravidez: Passo a Passo, Sintomas Iniciais e Calculadora!

 

Veja o passo a passo da Gravidez como os sintomas antes do atraso menstrual e descubra a calculadora!

Escolha qual informação da gravidez você deseja conhecer melhor:

É o período mais lindo pelo qual pode passar uma mulher em toda sua vida.

Segundo definição da Wikipédia são 9 meses de gestação.

Fase que começa a ser considerada a partir do momento em que um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se implanta no útero.



A Gravidez nem sempre é planejada

É um episódio que deveria ocorrer apenas a partir da idade adulta, porém atualmente tem acontecido muitos casos na adolescência. Menores de idade dão a luz, sem estarem devidamente preparadas fisicamente, psicologicamente e financeiramente para isto.

Algumas complicações

É uma fase de muitas emoções para uma mulher.

Mas, nem sempre ocorre com tranquilidade. Existem casos em que há muitos motivos de preocupação.

Um exemplo é quando há sua ocorrência ectópica, que é quando o óvulo já fecundado, se implanta fora do útero.

Nestes casos, não há chance de avançar, pois é impossível transferir o embrião para seu lugar, no útero.
Ele precisará ser retirado.

Os sintomas iniciais da Gravidez

É um estado que pode ser percebido através dos diversos sintomas que se apresentam.

Logo que observa alguma alteração no organismo, a mulher já desconfia e se pergunta: E agora, como saber se estou grávida?

Se você é uma destas mulheres, e está com esta dúvida, saiba que atualmente é bem prático e simples descobrir se está grávida ou não.

Os primeiros sinais, geralmente, começam a surgir a partir de 3 semanas após a fecundação.

Portanto, se você tem algum destes sintomas, deve procurar fazer um teste imediatamente.

Atualmente, é bem prático e fácil saber. As alternativas são várias. Os testes são em sua maioria 100% seguros.

transformacoes hormonais miomas humor

Há os testes de farmácia, que você pode fazer sem medo, pois oferecem toda certeza.

São inteiramente eficazes e acertam sempre.

Além disso, são muito baratos.

Há os exames laboratoriais de sangue ou urina e a ultrassonografia. Estes são realizados nos hospitais e consultórios de ginecologistas/obstetras.

Algumas mulheres fazem opção pelo teste de gravidez caseiro, porém é o único que pode apresentar erro nos resultados.

A Tecnologia a favor da vida

Atualmente, com o avanço da tecnologia e devido às facilidades virtuais, muitas informações chegam pela Internet. Já se pode, por exemplo, saber facilmente qual o período fértil de uma mulher e os dias prováveis de sua ovulação, no decorrer de um período de 6 meses.

O que antes era calculado através de contagem, hoje pode ser verificado online, rapidamente, através de uma calculadora de ovulação e período fértil. Esta ferramenta ajuda àquelas que têm dificuldades para engravidar.

Uma outra ferramenta virtual que veio para auxiliar às futuras mamães é a Calculadora Gestacional. Ela é útil para quem já está grávida e deseja saber o tempo certo de gestação e a data em que provavelmente o bebê irá nascer.

Mas, não é só isso. Também é possibilitado à gestante acompanhar sua gravidez passo a passo, semana a semana. Através deste acompanhamento é possível saber o tamanho e o peso do bebê, em cada semana lunar.

Tudo isto, fica acessível através de sites e blogs que disponibilizam tudo sobre o tema. São recursos virtuais que podem ser facilmente encontrados em uma busca rápida pela Internet. Tornam a vida das gestantes muito mais fácil e prática.

regiao pelvica areolas escuras olfato paladar endometriose

Se você está grávida ou desconfia que esteja, nem pense duas vezes antes de usar estes ótimos recursos. São inovações da tecnologia com a qual nossas avós não contavam. Aproveite, experimente.

Sintomas de Gravidez

São os sinais que alertam a mulher indicando que algo está acontecendo de diferente em seu corpo. Eles comumente aparecem 3 semanas após a fecundação.

Algumas mulheres percebem alterações logo nos primeiros dias. E a partir do sexto dia já começam a notar mudanças no organismo. No entanto, é raro que algum sinal se manifeste nos primeiros 5 dias.

Os sintomas não são iguais em todas as mulheres. Eles variam em intensidade e natureza, de mulher para mulher. Algumas sentem diversos indícios, enquanto outras não sentem nada.

Portanto, não é possível dizer com exatidão, em quanto tempo aparecem. O que existe é uma estimativa, pois como já foi dito, tudo vai depender das particularidades de cada mulher. Vão surgindo conforme as características físicas, psicológicas e biológicas de cada uma.

Veja os sintomas mais comuns

Aumento das mamas

Este é um dos primeiros indícios de gravidez. Costuma iniciar 1 semana após a fecundação. Muitas mulheres relatam que logo na primeira semana os seios já dão sinais de alerta. Ficam doloridos, muito sensíveis e incham. Eles estão se preparando para uma grande tarefa promover a amamentação dos recém-nascidos.

fome fora de hora bicos dos seios mais escuros aumento de gases

Náuseas e Vômitos

Estes sintomas são velhos conhecidos das gestantes. É raro não se fazerem presentes logo no primeiro mês. Estão entre os primeiros alertas, mas costumam desaparecer ao final do 4º mês. Se manifestam mais comumente na parte da manhã ou quando a mulher sente algum cheiro comum, porém mais forte.

Ausência da menstruação

Quando a menstruação falha a probabilidade de estar esperando nenê aumenta. É aí que a mulherada corre para a farmácia, para comprar o teste. Mas nem todas têm este sintoma, algumas têm sangramento leve, mesmo estando grávidas.

Sono em excesso e Fadiga

Este sinal também costuma aparecer no início, logo na primeira semana. Às vezes, a pessoa está sentindo um sono exagerado e um cansaço extremo, e acha que é porque se excedeu no trabalho ou porque não dormiu direito. E assim, este sinal acaba passando despercebido.

O cansaço e o sono ocorrem devido às alterações hormonais, especialmente pela progesterona, que atua direto sobre o sistema nervoso central. Costuma sumir logo, mas reaparece ao final da gestação, quando a barriga está mais pesada.

Inchaço abdominal e cólicas

O útero passa por modificações frequentes desde o começo. É um órgão que tem a capacidade de se expandir muito além de seu tamanho normal. E este fenômeno de ampliação começa aos poucos, desde a fecundação. À medida que começa esta expansão vão surgindo leves cólicas, que são ligeiras contrações uterinas, que acontecem devido à dilatação do útero.

Urina frequente

Este sinal acontece após seis semanas. A vontade fazer xixi aumenta. E muitas vezes é preciso levantar à noite para urinar.

leve falta de ar sensibilidade a cheiros aversao a comida cloasma

Outros sintomas que costumam surgir além dos citados acima

– Tonturas;

– Mudanças no paladar e olfato;

– Problemas gastrointestinais;

– Dores de cabeça;

– Dor lombar;

– Desejos de comer coisas incomuns;

– Alterações de humor;

– Estresse, etc.

A gravidez psicológica também apresenta sintomas

Nem sempre estes sinais significam uma boa notícia. Muitas vezes estes mesmos indícios são percebidos sem que tenha havido a fecundação do óvulo. A mulher sente os mesmos sintomas, sem que haja uma situação real. Trata-se de um problema que afeta mulheres com dificuldades de engravidar.

É chamado de Gravidez psicológica ou pseudo gestação.

Os sintomas da gravidez de gêmeos

São os mesmos, porém, com um agravante, são muito mais intensos. Na verdade, a mulher que espera duas crianças sente tudo em dobro. A razão são os hormônios que passam a atuar com mais intensidade e em maior quantidade pelo organismo da mulher.

indutor de ovulacao fraternos identicos bivitelino univitelino

Os Sintomas são muitos. Se você não estiver atenta podem passar despercebidos. E aí você só vai descobrir que está grávida com 2 ou 3 meses.

Nada legal, não é?

Agora, que tal nos contar quais sintomas você sente?

E que tal compartilhar as informações com outras mamães?

Como saber se estou grávida?

“-Como saber se estou grávida?” – Se você fez esta pergunta ultimamente, é porque está planejando ter um bebê. E provavelmente notou algo de incomum em seu cotidiano.

Saber se está ou não carregando um pequenino ser vivo, fruto de seu amor, no ventre, é dúvida comum. Mas, existem inúmeras formas de descobrir o que realmente está acontecendo. E neste artigo você pode tirar todas as dúvidas a respeito.

Quais os primeiros Sintomas?

É bastante comum que as mulheres se preocupem quando aparecem alguns sintomas antes da menstruação. Logo vem a desconfiança de gravidez. Com você também é assim? Mas nem todas as mulheres sentem alterações na primeira semana.

O que se sente na primeira semana?

Muitas mulheres ficam ansiosas por saberem o que acontece na primeira semana.

Alguns sinais já podem ser reconhecidos, apesar do pouco tempo.

Uma das primeiras mudanças que podem ser observadas é o atraso da menstruação. Mas isto não acontece com todas. Em alguns casos, há um leve sangramento, e a mulher acha que continua menstruando. Este sangramento leve, na verdade, não é menstruação. Ocorre no processo de nidação, quando o óvulo fecundado se fixa na parede do útero.

Ausência de menstruação e outros sinais

pseudociese prolactina

O maior indicador é a falta do sangramento mensal. Mas, muitas vezes surgem alguns outros sintomas, mesmo antes do atraso menstrual. As primeiras sensações podem vir em forma de cansaço, sono incontrolável ou seios mega sensíveis. São formas que o corpo encontra para te fazer suspeitar de seu estado.

Mas, tudo vai acontecendo de forma sutil e vagarosa. Se por acaso, os indícios forem muito intensos, é bom procurar um médico, pois você pode estar grávida de gêmeos.

A ação dos hormônios

Tudo que você sente é obra dos hormônios. Eles são causadores da maior parte das sensações que você percebe, mesmo antes de um mês de gravidez. Sem que você perceba, eles vão cuidando de tudo.

Vão preparando a parede do útero para receber o óvulo fecundado. Vão correndo dizer aos seios para ativarem a sua sensibilidade. Pois, em breve amamentarão um novo ser.

E são eles que também vão responder à sua pergunta.

E vão revelar se você está grávida ou não.

Mas eles precisam de ajuda para mostrar o que realmente está acontecendo em seu útero.

E aí é que entram os testes.

Muitos você já conhece.

Mas, dê uma boa olhada em todos eles.

Testes de gravidez

Atualmente existem muitos testes que são bastante eficientes.

São capazes de identifica-la, apresentando um resultado positivo ou negativo.

Existem os testes de farmácia, que hoje em dia são bastante eficazes, apresentando um percentual de acerto que gira em torno de 95% a 99% de acerto. Mas, é preciso saber que muitas vezes não adianta realizar o teste antes do atraso sexual.

Para que os testes a detectem é preciso pelo menos 2 a 5 dias de atraso. É neste período que a urina e o sangue estarão impregnados de hormônio beta-HCG, que é o responsável por indicar a sua efetividade.

Os testes de laboratório são os únicos aceitos pelos médicos. Há o exame de sangue e o de urina. Todos eles agem sobre o mesmo princípio, ou seja, baseiam-se nas alterações do hormônio. Atualmente, muito se fala no teste de gravidez online.

O teste de Gravidez online

É um teste onde você vai respondendo, pela Internet, à várias questões. Se a maioria das respostas for sim é porque você está grávida. Mas, existe uma margem de erro e você deve confirmar o resultado de preferência com um exame de sangue.

E assim, seja pelos sintomas, seja pelos testes, você fica sabendo se está grávida.

E Você que maneira usou para descobrir que está grávida?

Conte para nós.

Compartilhe.

Os testes de Laboratório- Exame de Sangue ou Urina

gonadotrofina corionica trofoblasto

Estes são os únicos que são recomendados pelos médicos.

E quando você for fazer o pré-natal eles serão exigidos.

Tanto o de sangue quanto o de urina são baseados em um mesmo princípio.

Verificam a gravidez pela presença de uma fração do hormônio HCG.É chamado Beta HCG.

O Hormônio HCG

Este hormônio só é produzido quando há a nidação (implantação do óvulo fecundado na parede do útero). Neste caso, este hormônio aparece para estimular a manutenção do hormônio progesterona, que é muito necessário em toda a gestação. Ele é produzido pela placenta embrionária.

Com 5 dias de atraso menstrual este hormônio já atingiu um nível necessário para ser detectado no organismo. É sua presença que a indica. Por isto os exames de farmácia são realizados detectando este hormônio na urina.

Os Testes de farmácia

O teste de farmácia é bastante confiável.

Ele detecta logo nas primeiras semanas. Seu preço é bem acessível. Ele tem a vantagem de ser barato e fácil de aplicar.

Ele se apresenta em forma de caneta, ou tirinha. Para fazer o teste é preciso fazer o contato do instrumento com a urina. Aguardar por um tempo e depois verificar o resultado.

falso negativo

Testes de gravidez caseiros

Também existem os testes caseiros. Eram muito usados antigamente. São várias as maneiras de fazer. Veja um exemplo:

Ferver um pouco da urina em vasilha de alumínio. Se ela ferver e criar uma espuma como se fosse uma nata, por cima é porque você está grávida.

Outra receita de teste caseiro é colocar a urina em um vidro transparente e colocar um pouco de cloro, se a cor mudar constata-se a efetividade da gestação. Estes testes caseiros são complexos para se fazer.

Envolvem lidar com a urina sem ter recipiente específico. São trabalhosos e fornecem um resultado no qual não se pode confiar. Muitas vezes a resposta é indefinida e não se tem certeza se deu positivo ou negativo.

E você o que acha?

Qual destes testes você usaria para saber se está grávida?

Comente aqui.

Tabela Chinesa- Como saber o sexo do seu bebê

O que é

A Tabela Chinesa é uma interessante alternativa para descobrir o sexo do bebê. Muitas futuras mamães, não conformam-se em ter que esperar até o quarto mês para fazer a ultrassonografia e saber se é menino ou menina.

Neste caso, procuram outras opções. Esta tabela oferece uma alternativa que baseia-se no calendário lunar e não possui nenhuma comprovação científica que a confirme, por isto nem sempre a verificação do sexo é correta.

menino  menina

Você sabe o que é um calendário Lunar?

-É um tipo de calendário que se baseia nas fases da lua. A contagem de semanas da gestação é semelhante à um cronograma lunar, pois vai variando semanalmente, da mesma forma que a Lua.

Origem da Tabela Chinesa

Teve origem neste país asiático que lhe dá o nome, há mais de 700 anos. É uma tradição popular. É um método original de verificar o sexo do nenê que vai nascer.

Esteve presente entre as mamães antigas e ainda faz parte do mundo das futuras mamães atuais. Pois, não há mulher grávida que resista à curiosidade de testar, nem que seja por brincadeira a Tabela Chinesa. Ela é realmente legal! Muitas pessoas que já usaram afirmam que realmente dá certo. Veja abaixo como funciona.

A verdadeira Tabela Chinesa 2016

Trata-se de uma tabela com duas cores. Em uma coluna está a idade lunar da mãe, que é a idade em que ela engravidou. Do outro lado fica o mês em que a criança foi concebida.

Primeiro é preciso descobri a idade lunar da mãe. Para isto, basta somar + 1 à idade em que a gestante engravidou. Quem nasceu nos primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, não precisará somar mais 1.

Tendo então, em mãos a idade lunar da mãe e o mês da concepção, basta examinar a tabela com atenção, cruzando os dados. Se o cruzamento indicar o quadradinho rosa será menina. Se apontar o quadradinho azul, será menino.

A Tabela Chinesa funciona?

Esta é uma pergunta que muita gente faz. Porém, também há os que afirmam com certeza que dá certo. Os orientais acreditam que a tabela acerta em 99% dos casos. A única forma de saber ao certo é testando e aguardando a confirmação através da ultrassonografia.

Quando a gravidez é de gêmeos, o processo é um tanto mais complexo e pode não dar certo. Neste caso, as chances de se descobrir o sexo dos bebês é menor.

Você gostaria de tentar a Tabela Chinesa para ver se seu nenê é menino ou menina? Experimente e conte para nós o resultado.

Experimente a Tabela Chinesa:

tabela chinesa

Que outros procedimentos descobrem o sexo da criança?

O mais comum para conhecer o sexo da criança é pela ultrassonografia, que se faz ali pelo 4° mês.

Há também o exame de sangue denominado sexagem fetal, que analisa a presença de fragmentos de cromossomos Y no sangue materno.

Aplicativo app

Esta disponível na internet para download o app para acompanhar a gravidez passo a passo.

Recomendado para você:



Política de Privacidade