Sucos para Anemia: O que é bom na Gravidez com Couve e Ferro!

profunda

Veja as melhores bebidas para combater a deficiência dos glóbulos vermelhos no sangue:

Quando algo falta no nosso corpo, ele nos dá sinais claros, basta observar. Muitas vezes aquele cansaço exagerado, as tonturas quando se levanta e a fraqueza muscular não são apenas o resultado de uma vida corrida e estressante. Eles podem ser sintomas de que o organismo está com falta de algum nutriente.

A anemia é um desses casos. Se o nosso corpo está com falta de hemoglobina, vários sintomas surgirão. Isso acontece porque ela é a responsável pelo transporte do oxigênio pelo corpo, e são elas que inundarão o sangue, pulmões e as células como um todo. Por isso, se há uma baixa de glóbulos vermelhos, o resultado é um organismo pouco oxigenado.

O que é:

A anemia é uma doença recorrente na população, que está relacionada à falta de alguns nutrientes essenciais no organismo, como o ferro. A presença dessa enfermidade, pode ocasionar uma defasagem na produção de glóbulos vermelhos no corpo. A falta de ferro, vitamina B12, ácido fólico e zinco, pode gerar uma baixa nas hemácias, ocasionando o aparecimento de sintomas referentes à um corpo anêmico.

nome de remédio


pr


Para deter esse desequilíbrio, o médico poderá sugerir a suplementação medicamentosa que deve ser aliada à uma mudança na rotina alimentar. Os vegetais, legumes, frutas, cereais e carnes deverão aparecer com mais frequência, pois ajudam na absorção de ferro pelo organismo.

Os sucos obtidos da mistura de vegetais da cor verde-escuro, associados à frutas com alto teor de vitamina C, são ótimos aliados na luta contra essa doença que atinge muitos brasileiros. Eles ajudam a recompor os minerais, proteínas e vitaminas que estão em falta no corpo, melhorando os sintomas anêmicos. Você poderá experimentar receitas, criar novas e aproveitar, pois são opções bastante saborosas.

Para que serve:

A suplementação de ferro através de receitas caseiras é indicada por apresentar compostos alimentarem que oferecem grande quantidade de nutrientes, que poderão auxiliar no processo de eliminação da doença. A falta de ferro é responsável por 90% dos casos de pessoas anêmicas e a inserção de um simples suco pode colaborar para sanar esse problema.

Dê uma chance para essas vitaminas, feitas com verduras da cor verde-escuro e vitamina C. Elas colaborarão para que o ferro seja absorvido pelo organismo, resultando em uma melhora física intensa. Eles podem ser ingeridos diariamente mas lembre-se de conversar com seu médico sobre isso. Além das receitas naturais, também é necessária uma alimentação mais controlada e, em alguns casos, o uso de medicamentos.


Na gravidez:

Muitas gestantes se deparam com o aparecimento da doença, mesmo não tendo tido problemas com deficiência de ferro durante toda a vida. Como o corpo está trabalhando “dobrado”, obviamente que a absorção de nutrientes também é maior e, caso não seja tratada essa falta, pode afetar, inclusive, o bebê.

Se você está anêmica e grávida, procure fazer refeições mais ricas em ferro e vitaminas. Inclua em seu cardápio mais carnes, legumes, cereais, vegetais da cor verde-escuro e vitamina C, o que é bom para a absorção dos nutrientes que estão em falta.

Evite o excesso de leite e derivados, café, chá preto, amendoim, chocolate e refrigerantes à base de cola. Esses alimentos tendem a atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo. Não precisa retirar da dieta, mesmo porque alguns desses itens são fundamentais, mas dê preferência para consumi-los no café da manhã e nos lanches da manhã e tarde. Evite fazer as grandes refeições baseadas nesses itens.

Além disso, é importante que o seu médico faça o acompanhamento do andamento da doença. Em alguns casos a suplementação por medicamentos será necessária mas, ainda assim, procure comer de modo mais saudável, incluindo os alimentos que são ricos em ferro.
bebe

Infantil:

Para chamar a atenção das crianças, invista em combinações de frutas cítricas e verde escuras. São alimentos ricos em vitamina C e indicados para a absorção do ferro. Além disso, a junção desses itens resulta em vitaminas coloridas, que farão com que as crianças se sintam estimuladas a tomar.

A anemia infantil pode surgir em casos onde a amamentação com o leite materno não é rica em nutrientes, podendo ser causada, inclusive, pela doença na mãe. Nos casos de crianças mais velhas, ela também pode surgir pela alimentação defasada em componentes de ferro, gerando sintomas como falta de ar, cansaço, alteração no apetite e taquicardia.
Mucosas e gengivas descoradas são um sinal para a falta de ferro no organismo das crianças. Aquela preguiça também pode ser um sintoma. Procure o pediatra e informe sobre essa condição. Ele fará uma série de exames de sangue e, se comprovada a doença, ela poderá ser tratada com medicamentos e com o auxílio das receitas caseiras e naturais.

Como tratar:

Quando o organismo tem falta de ferro e alguns nutrientes, ele terá dificuldades em sintetizar hemoglobina e glóbulos vermelhos. Esses dois são os responsáveis pela oxigenação do sangue, dos pulmões e até das células do corpo. Nesse caso, a anemia pode invalidar todas essas funções, que permitem o funcionamento correto do nosso sistema.



pr

O tratamento para a doença pode exigir o uso de medicamentos, quando está com níveis muito altos. Nesses casos, é necessária a orientação do médico, que fará uma prescrição de remédios, associada com uma mudança na dieta, onde serão incluídos alimentos com alto teor destes nutrientes que estão em falta.

Os sucos são excelentes aliados na alimentação mais saudável, pois repõem os nutrientes de maneira natural. Ingira mais alimentos ferrosos, como verduras, legumes, frutas e alguns tipos de cereais, que acelerarão o processo de cura de um jeito saboroso.

Remédio caseiro:

A anemia, acima de tudo, é uma doença. Por isso, aliado aos tratamentos caseiros, é importante que você faça um acompanhamento médico, caso a situação necessite de remédios que controlem a falta de ferro e vitaminas. De qualquer maneira, mesmo com o uso da medicação, os remédios caseiros são excelentes ajudantes na reposição do organismo.

Daremos quatro opções de receitas de sucos caseiros, que você pode fazer com itens conhecidos e baratinhos.

Receitas:

inhame

Opção 1- A vitamina C é sua amiga:

Considere que a vitamina C é uma excelente aliada, pois ela ajudará na absorção do ferro. Por isso, essa opção de suco, além de rica em minerais, tem o sabor inconfundível, devido à presença das frutas ácidas. Aproveite.

Ingredientes:

Componente Quantidade
Goiaba branca ou vermelha sem casca 03 unidades
Suco de limão 02 unidades
Abacaxi 04 fatias generosas
Água 01 copo 200 ml
Açúcar mascavo ( rico em ferro!) Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Bata todas as frutas no liquidificador, junto com a água e o açúcar. Deixe bem líquido e sirva.
  • 2.Os sucos devem ser consumidos no momento do preparo, para que não percam a eficácia dos nutrientes.
  • 3.Se quiser polvilhar um pouco de aveia, faça isso. Experimente. A aveia é um cereal que ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

Opção 2: A cor laranja é saúde:

Esse suco é composto de uma combinação potente de ferro, vitamina C, A, B2 e B3. Ou seja, é uma bomba de nutrientes que farão você se sentir muito bem!

Ingredientes:

Componente Quantidade
Cenoura com casca lavada 03 unidades
Agrião bem lavado 02 maços
Suco de laranja 01 unidade
Água 01 copo 200 ml
Folha de hortelã para decorar e dar refrescância Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Pique o agrião em pedaços menores e faça o mesmo com a cenoura.
  • 2. Coloque tudo no liquidificador, juntando a água e o suco, e bata até a mistura ficar homogênea.
  • 3.Indicamos o uso da hortelã, que dará um gostinho a mais nessa delícia.

gravidez

Opção 3: Salsa e merengue:

A salsa possui alto teor de ferro que, combinado com o abacaxi, darão o suporte necessário para a absorção dos nutrientes em falta no organismo.

Ingredientes:

Componente Quantidade
Salsa bem limpinha 03 talos
Abacaxi 04 fatias generosas
Água 01 copo 200 ml
Açúcar mascavo ( rico em ferro! ) Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Bata tudo no liquidificador.
  • 2.Você pode estranhar o gosto ao dar o primeiro gole, pois a salsa tem uma presença bastante forte, até picante.
  • 3.Por isso, adoce até sentir que está saboroso.
  • 4.Uma dica para esse suco, é trocar a água mineral por água de coco. A combinação de sabores ficará ainda mais gostosa.
Loading...

Opção 4: Os três poderosos:

A combinação dos três itens que compõem esse suco, é extremamente nutritiva e um excelente remédio natural.

Ingredientes:

Componente Quantidade
Couve-manteiga 03 folhas bem limpinhas
Espinafre 01 maço bem limpinho
Beterraba lavada e com casca 01 unidade
Água 1 copo 300 ml
Açúcar mascavo (rico em ferro!) Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Bata tudo no liquidificador, sem o mel.
  • 2.Quando a mistura estiver bastante homogênea, adoce até que esteja agradável ao paladar.
  • 3.Tente tomar esse suco pelo menos 3 vezes ao dia.

Os resultados aparecerão bem rapidinho.

Para conhecer os outros sucos com receitas: Veja aqui

Clique aqui para conhecer sucos para aumentar a imunidade, para que serve, benefícios, para grávida e para quem faz quimioterapia



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...