Período Fértil: Quando é? Como saber e programar os dias a seu favor

O que e como calcular calculadora dias ferteis

Saiba o que é, aprenda a calcular e tire suas dúvidas sobre os sintomas e como ele funciona durante estes dias


Você está tentando engravidar? Está tentando evitar a gravidez? Aconteceu algum pequeno acidente e você quer saber mais informações sobre o chamado período fértil? Este é o local ideal para você entender como saber.

Este texto foi elaborado para orientar as mulheres que desejam compreender melhor como funciona adequadamente isso, com as características inerentes a seu estado, detalhes relacionados a gravidez e a outros aspectos, como os dias férteis – mais propícios para a atividade sexual, dentre outros elementos necessários para a compreensão do tema.

Vamos começar conceituando o que é, como funciona e como saber melhor as suas datas?

O que é?

Ele é o espaço de tempo suficientemente capaz de poder proporcionar a mulher a oportunidade ideal de obter fecundação, proporcionando gravidez. É considerado o momento certo para tal feito segundo a medicina.

antes ou depois da menstruacao tabela como calcular quando e


pr

Este período costuma ser de uma parte do mês. Quando é? Está sendo intercalado entre os períodos de menstruação e outros períodos, menos apropriados para as tentativas. Ele costuma ter prazo de duração de 6 dias.

Este espaço de tempo tem relação com o chamado sincronismo hormonal, que favorece a gravidez. A ovulação depende de alguns hormônios, vinculados a hipófise. É assim que o corpo feminino se prepara para ser fecundado.

Como se pode compreender acima, este momento é aquele que oferece o maior nível de fertilidade para o óvulo, na reprodução humana. Este período é o mais indicado, consequentemente, para a atividade sexual com fins de reprodução.

São muitas as mulheres que buscam esta data ideal para poder realizar o sonho de conquistar a sua gestação, especialmente para aquelas que possuem maior dificuldade de concretizar este objetivo.

Como calcular?

Para poder obter o período exato, basta que seja calculado este tempo. Como funciona? Para um ciclo menstrual comum, ou seja, com prazo de duração de 28 dias, o normal é que o período tenha início no dia 11 da contagem, indo até o 17º dia de duração.

Loading...

Portanto, para o cálculo adequado deste tempo fértil, é necessário que a mulher compreenda que o momento adequado para a gravidez está no chamado meio de ciclo, que se encontra estabelecido no dia 14 de um ciclo padrão, um ciclo regular, aquele que tem um prazo já esperado e que funciona de maneira cíclica.

A partir da última menstruação portanto, o início da contagem acima 14 dias.

Também conhecido como tabelinha, este método é bastante adequado para a contagem do ciclo menstrual, mas não deve ser considerado um método contraceptivo suficientemente seguro, haja vista que o risco de equívocos é bastante significativo.

Nem todas as pessoas sabem, mas os dias férteis, são curtos, mas não é o único momento no qual é possível que ocorra a gravidez. A fecundação pode acontecer praticamente a qualquer momento. No entanto, a fecundação depende e só ocorre graças a eventuais situações, de probabilidade baixa.

A sobrevida do espermatozóide pode ser considerada como uma característica que faz com que a chance de uma gravidez fora dos dias férteis ocorra, embora seja mais improvável que o habitual.

É um risco baixo, mas existente.

Qual é a melhor hora?

Sim, esta é a melhor hora para a ovulação. Sim, esta é a hora que “os astros” do seu corpo se alinharam. O estrogênio aumenta a sua quantidade no corpo, fazendo com que o óvulo seja liberado. Consequentemente, este é o momento ideal para que exista a fecundação.



pr

Existem outros momentos que podem permitir a fecundação, mas todos possuem um índice de fecundação relativamente menor que o outro.


Antes ou depois?

Este momento propício para a gravidez costuma acontecer em um prazo de até 11 dias após a primeira data de menstruação, o chamado dia 1, para o caso de ciclos de perfil regular, ou seja, que possuem 28 dias de duração.

Levando-se em conta aspectos fisiológicos, o período fértil costuma acontecer antes da menstruação, haja vista que a mulher ovula antes de menstruar, seguindo esta ordem.

O chamado dia 1 é o primeiro dia de menstruação.

Estas datas são importantes para a calculadora dos dias férteis, conforme visto.

Sintomas:

Apesar de não haver uma precisão tão grande assim com relação ao calendário fértil, é possível observar vários indicadores que apontam para a chance maior de gravidez. O próprio corpo aponta diversas reações, que são mais ou menos perceptíveis.





Dentre os principais sintomas, é possível considerar os seguintes:

  • Corpo mais quente: A temperatura da mulher tende a ficar um pouco mais quente que o habitual. Não se trata de um indicador específico para o período fértil, mas costuma acontecer. É bem sutil essa variação, na casa de meio grau.
  • Muco: Outra referência que pode servir para indicar o período desejado se relaciona ao chamado muco vaginal, já que o mesmo passa por uma série de mudanças nestes casos. Assim, esse muco também se torna sem cheiro, claro e sem cor (transparente).
  • Mais libido: Também é possível observar um aumento da libido e também do apetite, durante este período. Trata-se de uma característica bastante comum.
  • Humor variável: Outro aspecto a ser considerado é a sensação de que existe uma alteração no humor. No entanto, este tipo de sintoma é de detecção mais difícil, haja vista que este tipo de alteração pode estar vinculado a vários outros contextos.

Fazendo os cálculos:

O objetivo da tabela fértil é determinar o melhor momento para engravidar. Nesta tabela, a data a ser marcada é o 14º dia como o dia da ovulação.

A tabela pode ser elaborada pessoalmente, mas também existem várias à disposição na internet, prontas, especialmente para os casos nos quais o ciclo é regular.

aplicativo calendario ciclo menstrual dias ferteis engravidar ovulacao

Aplicativo:

Existem vários aplicativos que podem ser utilizados para que a contagem adequada do ciclo menstrual e dos dias férteis possam trazer para as mulheres os resultados esperados. Dentre os quais, se destacam:

  • Calendário Menstrual: básico, aponta a data provável para a menstruação;
  • Minha Ovulação;
  • Clue Calendário Menstrual;
  • Engravidar: este, como o próprio nome indica, está totalmente vinculado a mulheres que desejam engravidar;
  • Eve – período de rastreio: aplicativo premiado, o Eve pode ser utilizado por mulheres interessadas em conhecer melhor o seu ciclo menstrual e a sua vida sexual.

Conheça sempre mais sobre a saúde feminina, assuntos exclusivos para mulheres, seu corpo e muito mais, clicando aqui!

Clique aqui para conferir qual Anticoncepcional é o melhor para você, qual tipo: comprimido, adesivo, injeção, chip ou outros, suas eficácias e preços!


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...