Calendário Menstrual: Confira a Fertilidade com os Melhores Aplicativos

calcular ciclo

Veja como determinar e quais são os dias férteis e de ovulação da mulher para estar segura:




O ciclo da menstruação é a fase onde ocorre a descamação da parede do útero externa e o sangramento. Essa fase marca o início de um novo período menstrual. Geralmente, ocorre 1 vez a cada mês e tem duração aproximada de 3 até 8 dias.

Um ciclo regular tende a durar em torno de 25 até 35 dias iniciando no primeiro em que a menstruação desce. Há casos em que os períodos são superiores que 33 dias ou ainda menores do que 25 dias. Esse no entanto, carece averiguação, pois pode indicar algum problema hormonal.

Entretanto, após a mulher se submeter à primeira menstruação, é normal que nos primeiros 2 anos o ciclo se manifeste de forma irregular.

Embora seja um procedimento do organismo cíclico, o período menstrual muitas vezes é lembrado somente quando já há o fluxo de menstruação.

calculadora ovulação uol irregular


pr

Porém, ele atua durante todos os dias renovando-se a cada mês. Se manifesta com as alterações no humor, de apetite, dores nos seios, pele oleosa ou seca, aspecto do cabelo, etc.

Essas variações acontecem devido à forte atuação do estrogênio e também da progesterona que são os hormônios mais importantes do organismo feminino.

O que é:

O calendário menstrual é também conhecido como calculadora menstrual. Ele tenta antever com exatidão os picos da fertilidade e ainda quando acontecerá o próximo ciclo menstrual.

Dessa forma, quanto mais precisa for a data informada e quanto mais regular for o ciclo, maior a facilidade de prever os dias exatos.

Embora seja considerado um método contraceptivo, a calculadora não deve ser única e exclusiva, pois não é 100% eficaz.

Isto é, o esperma pode se manter vivo dentro do órgão genital feminino durante até 72 horas, e portanto mesmo 3 dias após o sexo, há o risco de engravidar.

Como funciona:


Esse calendário baseia-se na duração do ciclo da menstruação, ou seja, a data da última e a quantidade dos dias do período. A partir dessas informações, é possível antever as datas futuras.

Existem aplicativos como o Clue, Flo e Intimus, por exemplo, que foram elaborados para facilitar os cálculos e ainda ajudar a descobrir com exatidão as datas relativas à fertilidade bem como a da menstruação.

A ovulação inicia 14 dias anteriormente a menstruação com ciclo regular com duração de 28 dias. Se o ciclo durar mais ou até menos que esse, é necessário realizar cálculo próprio.

A duração da ovulação é de 6 dias e ao longo desse período é possível engravidar com maior facilidade.

O óvulo deixa os ovários e passa pelas trompas dirigindo-se para o útero. Se o mesmo for fecundado, a gestação se inicia.

E se por ventura isso não ocorrer, ele é expulso pelo organismo e em seguida vem a menstruação.

A menstruação portanto, é definida por um ninho feito de sangue preparado para receber o feto. Ao longo do período fértil observa-se muco mais espesso como a clara de ovo. No entanto, se o mesmo apresentar com odor forte, aconselha-se investigação médica.

Benefícios:

Veja as vantagens:



pr
  • Método contraceptivo;
  • Permite que a mulher controle melhor e conheça os ciclos menstruais e férteis;
  • Não oferece nenhum efeito secundário;
  • É inteiramente livre de hormônios;
  • Planejamento da gravidez;
  • Planejamento de viagem.

Desvantagens:

  • Não é uma técnica 100 % eficaz de contracepção;
  • Não protege contra as doenças transmitidas sexualmente;
  • Exige muita disciplina quanto as anotações do ciclo menstrual;
  • Exige prática;
  • É passível do acometimento de falhas;
  • Interfere na espontaneidade na vida sexual;
  • Não deve ser usada no período de amamentação devido alterações hormonais e dificuldade de análise.

calculadora da próxima menstruação babycenter

Clue:

Dentre os diversos aplicativos, o Clue se mostrou com maior facilidade em seu uso. Ele detém de um visual totalmente discreto e funcionalidades simples.

Ele é excelente para o dia a dia, pois não exige tempo para inserir as informações básicas como, por exemplo, temperamento, emoções, sono, sintomas, relações sexuais, cabelo, pele, anticoncepcional, etc.

Embora seja funcional e simples, ele não dispõe a opção de relatório completo relativa a fertilidade e nem mapeamento do ciclo. No entanto, se deseja um app completo, esse não é a opção mais adequada.

Porém, pela sua simplicidade, o Clue de fato cumpre a função e com certeza a pessoa não terá dificuldades em utilizá-lo.

Flo:

Esse aplicativo é totalmente isento de anúncios e acompanha inteligentemente o ciclo da menstruação, da ovulação e também o período fértil da mulher. O Flo permite facilidade no registro dos detalhes no dia e oferece um visual agradável.

Além disso, é possível programar lembretes relacionados ao ciclo e registrar picos de humor e dos sintomas da TPM.
Com ele, é praticável o controle para engravidar rapidamente de maneira rápida ou evitar a gestação.

Dentre as suas principais funcionalidades estão:

  • Calendário diário que permite anotações decorrentes do humor, dos sintomas da TPM, de sexo, dentre outras. Ademais, é passível de realizar previsões inteligentes, programar avisos sobre o próximo ciclo menstrual bem como os dias férteis e da ovulação.
Loading...

Tabelinha:

A técnica da tabelinha para engravidar tem êxito maior em mulheres que possuem um ciclo e menstruação regular. Entretanto, as mulheres que não conseguem prever o próximo ciclo devido a irregularidade, encontram dificuldades para engravidar, pois o cálculo não é exato.

Para essas situações, há a opção de realizar o teste de ovulação da farmácia. Ele identifica se a mulher se encontra no período fértil.

Para mais, para efetuar a própria tabelinha e acompanhá-la de perto, é necessário apenas anotar no calendário todos os dias relativos à menstruação. Posteriormente, fazer o cálculo e chegar ao dia exato para se acometer a relação sexual.

Como calcular:

Para quem possui o ciclo menstrual regular de 28 dias, deve-se marcar no calendário o primeiro dia da menstruação e partir desse dia contar 14 dias corridos. Dessa forma, a pessoa chegará aos dias férteis exatos.

Salienta-se que, esse dia pode sofrer variações devido a diversas situações como, por exemplo, o stress, mudanças hormonais, dentre outros. É portanto, essencial que se realize relações sexuais 2 dias anteriormente o dia fértil e 2 dias após, para que garanta o aproveitamento de todo o período fértil.

Há uma opção de cálculo para as mulheres cujo o período menstrual é irregular. Vale ressaltar, que esse não é 100% eficaz mas costuma funcionar.

Basta calcular um período mais curto, isto é, reduz-se 18 dias da menstruação e considera um ciclo mais longo de 11 dias para menstruação. Esse período portanto, é o mais provável para a ovulação.

Confira tudo sobre a saúde feminina e todas as informações relativas ao período fértil e gravidez: Veja aqui agora



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...