Dor nas Costas: Causas, Consequências, O que Fazer e Como Aliviar

esquerdo direito pescoço

Veja as possíveis causas da dorsalgia e como curar:

As causas mais comuns que acomete a dor nas costas, podem incluir os problemas na coluna, de pneumonia, hérnia de disco ou até mesmo pedra nos rins.

No entanto, é importante diferenciar devidamente a causa, para observar as características da dor e também a área afetada nas costas.

Na maioria das vezes, dores nas costas é muscular e surgem em decorrência do cansaço, do levantamento de pesos e/ou postura incorreta.

Não obstante, a dor se manifesta de maneira repentina, muito forte e/ou com outros sintomas correlacionados como a febre ou a dificuldade de se movimentar, recomenda-se procurar ajuda médica.
pode ser consequencia de ma postura


pr

O que é:

A dor na região das costas, é um tipo de sintoma que é considerado as queixas que mais ocorrem no dia a dia entre a sociedade.

Estima-se toda e qualquer pessoa, em algum momento na vida terá pelo menos uma ocorrência de dores nas costas. No entanto, essa dor pode ser leve ou intensa de maneira constante ou rápida.

A dor nas costas tem origem da coluna vertebral, nos músculos, nos nervos ou ainda a partir das outras estruturas nessa região.

Ela pode originar-se também de doenças de outros órgãos que se irradia para as costas. Tais doenças podem ser a cólica renal, cólica ovariana, infarto no miocárdio, infecções, doenças no pulmão que dificultam a respiração, dentre muitas outras.

Além disso, o acúmulo de gases também pode provocar dores nas costas bem como a sensação de barriga inchada.

No Meio :

As dores que acomete a área central das costas, podem ser a contratura muscular ou então problemas de coluna como, por exemplo, a hérnia de disco.

A dor tende a piorar ao se levantar ou se manter muito tempo em uma mesma posição. Além disso, pode as vezes irradiar para o lado, nas costelas ou ainda para baixo sensibilizando as pernas ou glúteos.

Aconselha-se se dirigir a um ortopedista para realizar exames adequados e o tratamento de acordo com cada caso.



No Lado Direito:

Quando a dor ocorre no lado direito, geralmente é provocado pelas seguintes situações:

  • Lesão muscular, nos ligamentos e/ou nos tendões da coluna;
  • Problemas relacionados com o nível estrutural da coluna como, por exemplo, as facetas articulares, os discos ou as raízes nervosas;
  • Doença ou condições cujo afetam alguns os órgãos internos.

Ressalta-se a importância de investigar com exatidão as causas para realizar o tratamento mais indicado.

No Lado Esquerdo:

A dor no lado esquerdo, é muito semelhante à do lado direito das costas. Ambos podem ser de origem da lesão na região dos tecidos moles, ou seja, músculos, tendões e/ou ligamentos.

Além desses, há também a lesão em diversas estruturas da coluna como os discos, raízes nervosas e as facetas articulares bem como também as condições e/ou doenças nos órgãos internos.

É primordial investigar cautelosamente, pois em algumas situações esse tipo de dor pode se caracterizar em emergência médica.

Dor Muscular:

Cirurgiões afirmam que, grande parte das ocorrências de dores agudas que acometem a área inferior das costas, surgem devido aos danos musculares ou dos ligamentos nessa região.

É possível que ocorra um tipo de estiramento nos músculos, que acontece quando há o alongamento do músculo demasiadamente ou o mesmo é rompido. Isso, resulta em distensão muscular ou então a entorse lombar.

Em ambas situações, ocorre uma inflamação que provoca espasmos nas costas. Esses, ocasionam em dores agudas e até mesmo dificuldades para se movimentar.



pr

Muitas vezes, os movimentos de levantar algum objeto pesado, movimentos bruscos e repentinos ou uma queda são fatores que motivam a dor nas costas. Praticar esportes que envolvem giros, choques ou impactos também podem estimular lesão.

Na Gravidez:

Na gravidez, é comum surgir dor nas costas que pode irradiar para a região do abdômen. Esse caso, pode acontecer no início da gestação principalmente quando existe neuralgia intercostal decorrente do estiramento no nervo, ou seja, devido ao crescimento da barriga. Além disso, as dores podem ser resultantes de contrações uterinas.

Quando a dor é provocada pela neuralgia intercostal, geralmente são com pontadas na região das costelas. Em contrapartida, quando a dor nas costas irradia para a profundidade da barriga, pode caracterizar em contrações uterinas, isto é, ocorre no trabalho de parto.

Como Aliviar:

É possível fazer alguns procedimentos para conseguir aliviar a dor nas costas. No entanto, tal consulta deve ser acompanhada pelo médico. São elas:

  • Fazer repouso – Deitar-se no chão e/ou em um colchão mais duro durante 30 minutos todos os dias;
  • Fazer compressas mornas – Adicionar 3 gotas do óleo essencial de alecrim exatamente sobre a área da dor e dispor a compressa morna e manter durante 15 minutos todos os dias;
  • Massagem – Pedir uma pessoa para fazer uma massagem utilizando óleo de amêndoas amornado sem colocar muito força;
  • Medicamento homeopáticos – Ingerir remédios homeopáticos devidamente indicados pelo médico é uma ótima opção para tratar as inflamações das costas;
  • Praticar Pilates – Esse exercício ajuda a fortalecer todos os músculos das costas e do abdômen e consequentemente alivia a dor;

abaixo da cintura

Além disso, é essencial adotar uma postura adequada no dia a dia para proteger toda a coluna e minimizar os efeitos negativos.

Como Curar:

Se por ventura, a dor nas costas se mantiver constante e muito intensa, pode-se ingerir um relaxante muscular, analgésico ou ainda anti-inflamatório. Há também a opção de adesivo para curar a dor.

Para curar a dor muscular ou então os problemas da coluna como, por exemplo, o bico de papagaio e hérnia de disco, torna-se necessário utilizar compressa de água gelada, ingestão de medicamento próprios, fisioterapia e em determinadas situações cirurgias são indicadas.

Embora as dores nas costas sejam muito comuns, é fundamental procurar um profissional. Somente ele, está apto a solicitar exames de raio-x, ressonância magnética ou tomografia e também identificar a origem da dor bem como o tratamento mais adequado.

Exercícios:

Praticar exercícios de alongamento dos músculos, são excelentes para manter fortalecida a musculatura das costas bem como aliviar os sintomas.

Eles servem também como uma maneira eficiente de tratamento, pois melhoram a flexibilidade do músculo, previnem e também tratam as dores musculares e nas articulações.

Durante o processo de alongamento, é comum sentir que o músculo esteja esticando. No entanto, é primordial não forçar demais para não prejudicar ainda mais a coluna. Os principais exercícios são:

  • Esticar a perna;
  • Sentar-se e dobrar o corpo para a frente;
  • Em pé, inclinar-se com cuidado para tentar tocar os pés;
  • Esticar o pescoço inclinando a cabeça para trás, para o lado e para baixo;
  • Sentar sobre calcanhares;
  • Girar para um lado e para o outro e torcer as costas cautelosamente;
  • Deitar-se e elevar as pernas;
  • Deitar-se e levar o joelho até o peito;
  • Fazer movimentos de agachamento com a postura correta.

De fato, a dor nas costas prejudica o desempenho diário das pessoas. Por isso, é muito importante cuidar da postura, da saúde física e principalmente o acompanhamento médico para melhorar a qualidade de vida.

Para conhecer tudo sobre as outras dores: Clique aqui

Clique aqui para conhecer a dor no peito, lado esquerdo e direito, pontadas e falta de ar



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes