Fibromialgia: Causas, como cuidar e métodos para combater

o que e tratamento cid remedio medicamento

Saiba tudo sobre ela, o que é, seus sintomas, se tem cura, como é o diagnóstico, se ela pode levar a aposentar e muito mais


Conhecida por ser uma síndrome que, em casos graves, é capaz de atrapalhar substancialmente o dia-a-dia de muitas pessoas que são pacientes da mesma, ela é o objeto deste artigo. Através dele, será possível saber informações como o conceito da doença, quais os seus sintomas, as causas, bem como vários outros aspectos relacionados a essa patologia, como o seu tratamento.

Talvez a principal característica deste tipo de doença seja a forma como a mesma ataca o corpo, pois a sua incidência costuma gerar uma dor muscular prolongada, por um período tão longo que acaba afetando as necessidades mais básicas do organismo – dentre as quais a do sono.

Vítimas do distúrbio sentem um incômodo muito grande, por conta do aumento da tensão dos músculos. A doença afeta muito mais as mulheres do que os homens, em uma enorme diferença de proporção. De 5 a 9 vezes mais nas mulheres.

O que é?

tem cura preco medicamento diagnostico tratamento


pr

É uma síndrome comum a praticamente todo o corpo, por períodos bem longos (superiores a 3 meses), costumando afetar boa parte da população, em maior ou menor escala. É mais recorrente entre adultos e idosos. Causa cansaço e outros problemas (ver sintomas).

Tanto o seu diagnóstico como aspectos clínicos costumam ser bastante contestados e controversos, principalmente pelo fato de que alguns de seus sintomas podem ser facilmente confundidos com os sinais do corpo oferecidos por outros problemas de saúde.

Ultimamente, com a maior preocupação dos veículos de comunicação e da sociedade em geral sobre as consequências do estresse, a doença começou a receber mais atençaão. Não sem motivo, já que a fibromialgia pode afetar até os relacionamentos, haja vista que o fato de atrapalhar tanto o dia-a-dia do paciente ser um verdadeiro tormento para o humor de qualquer ser humano.

Causas:

Não existe um consenso na medicina especializada a respeito de uma causa específica para o problema. Normalmente, costuma-se apontar um conjunto de fatores que levam a pessoa a contrair o problema.

O fato de não haver uma causa específica para o problema – pelo menos existe muita controvérsia sobre o assunto – aumenta as dúvidas.



Em todo caso, dentre as principais causas sugeridas, podem ser citadas as seguintes:

  • Clima úmido;
  • Postura incorreta;
  • Questões emocionais;
  • Mau funcionamento das células, especialmente das mitocôndrias (responsáveis pela respiração);
  • Diminuição do nível de serotonina no corpo;
  • Lesões que se acumulam no corpo.

É importante estar atento a qualquer um dos sintomas (listados logo abaixo), para tentar obter uma solução preventiva para o problema.

Sintomas:

O sono constante é uma das características marcantes das pessoas que possuem a doença, pelo fato de que a qualidade do repouso é muito interferida, como se citou acima. As dores fazem com que a pessoa não consiga atingir os níveis mais altos de sono, fazendo com que haja um efeito devastador, a longo prazo.

Para que esta doença se caracterize, é necessário que a intensidade da dor e a sua frequência sejam bastante duradouras. Assim, a dor no corpo deve ser por um período de tempo extenso, não podendo ser inferior a 3 meses de duração.

Dentre os principais sintomas para a síndrome, podem ser citados os seguintes:



pr
  • Indisposição;
  • Rigidez corporal;
  • Alteração no sono;
  • Alteração na memória;
  • Dificuldade em manter o mesmo nível de humor.

Normalmente, não existem muitos tipos de exames de imagem que possam servir para facilitar o diagnóstico. Existe uma dor de perfil difuso por todo o corpo e que está ligado a doença, sendo difícil de realizar a comprovação da doença por meio de exames de imagem, radiografias, etc. isso faz com que a situação se torne ainda pior e a falta de compreensão aumente.



Quanto as partes do corpo que mais sentem a influência da patologia, podem ser consideradas as seguintes: coluna vertebral, ossos e cintura. Estas são as regiões que costumam ser as mais afetadas pelo problema. Também ocorre o mesmo com as coxas.

Pode matar?

Essa é uma dúvida bastante recorrente para pessoas interessadas na patologia. O que se sabe é que, apesar de não matar, a doença acaba indiretamente conduzindo o paciente a situações cada vez mais graves. Em algumas situações, porém, essa patologia acaba facilitando o surgimento de outras doenças, que, sim, podem acabar ocasionando a morte. Por isso, é preciso estar sempre atento a ela.

Algumas pessoas sentem tanta dor que acabam se matando, por meios extremos, para poder se livrar dos efeitos da doença. Esse quadro depressivo extremo é muito grave e precisa de muita atenção. Essa associação entre depressão e fibromialgia é muito perigosa.

Em alguns casos, a doença acaba causando um nível acentuado de isolamento social, fazendo com que o estilo de vida seja diretamente afetado, com dificuldade alta para manutenção do peso e também para a continuidade do nível normal de condicionamento físico. Aos poucos, o trabalho, as atividades sociais como um todo e o lazer do paciente podem ser totalmente comprometidos.

Loading...

Tem cura?

Não tem cura, por se tratar de uma doença crônica, mas o tratamento pode ser bem útil, para poder controlar a doença. Analgésicos e calmantes podem auxiliar o tratamento. O relaxante muscular é o melhor amigo da pessoa que tem o problema.

Tratamento:

O tratamento para ela é baseado em várias opções, não existindo uma escolha ideal. Cada pessoa tende a se adaptar melhor a um tratamento específico. Remédios que façam combate a depressão e a dor podem servir para tratar o problema.

Medicamentos que façam combate a ansiedade, como ansiolíticos em geral podem ser bem úteis e atividades físicas também podem acabar sendo bem úteis para facilitar o tratamento. A fisioterapia também é recomendada.

Além desses métodos tradicionais, opções mais alternativas, como a acupuntura também podem servir. As famosas agulhadas são feitas em sessões com todo um padrão relaxante e que faz com que a situação se torne bem melhor.

A doença, em casos mais graves, aposenta o trabalhador e possui CID 10 M79.7.

aposenta sintomas remedio pode matar cid

Medicamentos:

Os medicamentos mais usados para tratamento da fibromialgia são os seguintes:

  • Alginac;
  • Cymbalta;
  • Miosan;
  • Nimesulida;

Preço:

Os preços são bem variados, mas é possível encontrar remédios para tratamento dessa doeça a preço bem acessível, iniciando desde R$ 15,00 até preços mais altos, dependendo do remédio, dosagem e quantidade.

Veja mais sobre outras doenças e patologias, se tem cura, como evitar e cuidar dos casos, clique aqui!

Clique aqui para conhecer a enfermidade ansiedade, o que é, tratamento, sintomas físicos e psicológicos


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...