Calcanhar de Maracujá: Como evitar, se tem cura, causas, e cuidados

tratamento wikipedia o que e imagens fotos

Tire todas suas dúvidas sobre o que é, como se pega, os sintomas, as causas, como é o tratamento e muito mais




O que é?

Esta é uma doença de pele. Seu nome científico é Miíase cavitária humana, mas ela é conhecida também simplesmente como miíase. Sua causa ocorre em função da entrada na pele ou em outros tecidos ou cavidades do corpo da larva da mosca varejeira (também conhecida popularmente como mosca berneira).

Para quem tem animais, principalmente no meio rural, os cuidados também devem ser feitos com eles, uma vez que também podem ser afetados e acometidos por essa moléstia.

Normalmente quem mais sofre com a doença são as pessoas idosas, que estão acamadas ou que possuem algum tipo de deficiência mental. Isso por um motivo simples: elas muitas vezes não conseguem afastar a mosca ou as larvas da sua pele. Dentro de uma perspectiva sócioeconômica, ela é vista mais na parcela da população com poucos recursos financeiros para tratamento ou em áreas geográficas isoladas.

sintomas no rosto como se pega remedio tem cura


pr

Como se pega?

A Miíase entra no corpo pela pele por duas vias principais: por se andar descalço ou quando a mosca varejeira pica e coloca os ovos que depois irão se transformar em larvas. Após isso, há duas formas principais pela qual se pega a doença:

  • Pela mosca varejeira: ela pousa na ferida e deposita seus ovos, que só depois irão se transformar em larvas. Na miíase primária (conhecida no dito popular como “berne”), a mosca põe os ovos no tecido sadio para depois haver a invasão dele; já na miíase secundária, que é mais grave, ela os deposita já num tecido ou mucosa que não está sadio (com feridas ou ulcerações) e pode ser dos tipos cutânea, intestinal ou cavitária.
  • Pela própria larva: quando ela já está na pele e consegue entrar por uma ferida ou por um corte, se desenvolvendo. Essa é, por exemplo, a principal via de quando se anda descalço. Às vezes há um pequeno corte ou ferida que a pessoa não dá atenção ou nem percebeu, e é por ali que a larva se aproveita para entrar.



É bom ressaltar que não só pela pele, mas por cavidades como os olhos, o nariz e a boca também é possível ser infectado pela doença. As causas são sempre similares, ou seja, as larvas da referida mosca. Seguindo as orientações do médico, é possível chegar à cura.

Para prevenir a doença, há algumas medidas básicas que podem ser executadas. Utilizar sapatos e evitar andar sem nada nos pés, por exemplo, é uma delas. Outra dica é, claro, evitar que a mosca varejeira chegue perto e possa fazer o depósito dos seus ovos na pele. O uso de repelentes, evitar deixar feridas expostas e limpar o chão de casa pelo menos uma vez por semana são outras dicas interessantes.

Sintomas:

Os sintomas são, de modo geral, fáceis de serem notados. Ao percebê-los, a pessoa acometida deve procurar um médico, para que ele possa fazer o diagnóstico correto e afirmar se é ou não, bem como indicar qual é o tratamento ideal. Os principais são listados abaixo:



pr
  • Alteração da aparência do calcanhar (esbranquiçado).
  • Coceira no local da infecção.
  • Dores descritas como pequenas fisgadas que são cíclicas e dentro da pele.
  • Local da infecção com coloração avermelhada e um pouco inchado.
  • No local da infecção, um pequeno orifício no meio – é por onde a larva obtém oxigênio.
Loading...

Como tratar:

O tratamento envolve algumas fases diferentes, que variam de acordo com o grau e com como a pessoa está sendo afetada pelas larvas da mosca varejeira.

Somente um médico é capaz de indicar o tratamento ideal, sendo necessária consulta para avaliação. Entre as principais formas de tratamento, estão as seguintes:

  • Retirada das larvas: obviamente essa é uma fase importante. Se elas estão ali, incomodando e causando uma doença, devem ser retiradas. Isso é feito com a ajuda de uma lupa e com uma pinça como instrumento.
  • Medicação: além disso, o médico também pode prescrever medicamentos como antibióticos e pomadas que hajam executando os parasitas e tratando o corpo para que se livre completamente do problema, sem resquícios. Se houver prescrição de remédio, é importante que as orientações médicas sejam seguidas à risca, para evitar complicações.
  • Aromaterapia: esse é uma forma alternativa de se tratar a miíase, feita à base de óleos com essência de citronela e de limão, que são aplicados na área onde há a infecção.
  • À moda antiga: essa forma é um pouco mais inusual e pode não ser a mais recomendada. Ainda assim, há gente que coloca pedaços de bacon sobre a ferida, na tentativa de fazer com que a larva sinta atração pelo cheiro e saia.

No rosto:

Conforme dito anteriormente, ao contrário do que muitos imaginam, essa enfermidade também pode afetar diferentes partes do corpo, tal como o rosto. Onde a mosca varejeira depositar as larvas, a pessoa pode ser infectada.

Como agravante, na região da face ainda há olhos, boca e nariz, que constituem em três áreas importantes que devem ser protegidas contra a infecção.

Ainda assim, nem sempre é possível evitar o problema, como pode ser visto em notícias. Em pacientes como idosos, crianças, deficientes mentais, ou com alguma dificuldade para se livrar das moscas, isso acaba sendo mais comum.

Uma rápida pesquisa em jornais demonstra isso, em que há casos de pacientes nessas condições afetados em diversas partes do Brasil.

É preciso cuidar para que as larvas não atigam áreas como os olhos e acabem tornando a infecção em algo ainda mais sério.

mosca varejeira remedio causas como se pega sintomas

Fotos, imagens e vídeos:

O nome popular a que é designada a enfermidade se deve à aparência que ela deixa. Fotos, imagens e vídeos mostrando isso, especialmente no calcanhar, estão disponíveis em sites pela internet, como na Wikipedia.

Esse nome se deve em função à profunda degradação a que fica o calcanhar, quando a pessoa é afetada. As larvas acabam consumindo os tecidos internos e externos. Como consequência, a aparência fica esbranquiçada de uma forma semelhante a de sementes de maracujá. Vale lembrar que, como é possível ver nas imagens pela internet, outras partes do corpo também podem ser acometidas. Na hora de pesquisar, é bom ter em mente que podem ser imagens fortes e bastante desagradáveis de se ver.

Veja mais sobre outras doenças, como cuidar, se tem cura ou como alivar os sintomas e controlar a mesma, clique aqui!

Clique aqui para conhecer a flatulência, o que é, sintomas, alimentos a evitar e medicmentos naturais


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...