Orlistat / Xenical: O que É? Para que Serve? Precisa de Receita? Qual o Preço?

Orlistat-120mg

Como funciona o medicamento? Como Tomar? Posologia? Onde comprar o Medicamento Genérico e Manipulado de 120mg? Faz efeito depois de quanto tempo?

A substância Orlistat é o princípio ativo usado para perda de peso. Podemos encontrar com os nomes comerciais mais conhecidos como Xenical e Lipiblok, além dos genéricos que já existem e vem com o nome da substância.

Sua composição é de orlistat 120mg, excipiente de amidoglicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, celulose microcristalina, povidona, talco.

Aparentemente, o medicamento pode ser manipulado com dosagens diferentes por farmácias de manipulação de acordo com a receita médica prescrita devido a necessidade do paciente.

Pode ser encontrado caixas de 21, 42 ou 84 comprimidos com 120mg cada, variando o preço entre R$ 85,00 a caixa com 21 comprimidos a R$ 280,00 com 84 comprimidos.

O remédio emagrece realmente?

Pode-se dizer que o Xenical, ou Orlistat pode favorecer o emagrecimento de uma certa forma, pois ele é usado pelos médicos em casos mais específicos como auxílio a dietas e exercícios físicos.

O orlistat age inibindo as enzimas que são responsáveis pela absorção da gordura no tubo digestivo (lipases gastrointestinais) impedindo assim, a absorção de até trinta por cento da gordura ingerida.

Ele está indicado para pessoas com IMC maior que trinta quilos ou menos que vinte e sete quilos, mais algum risco causado pelo excesso de peso. Ou seja, mais indicado para pessoas com obesidade mórbida ou com a obesidade mais leve, mas que já esteja causando problemas de saúde ligados ao peso, ou que tenham que perder peso para alguma cirurgia de urgência.

Esse medicamento também auxilia em tratamentos de esteatose hepática, ajuda no controle do colesterol, ácido úrico e da glicose no sangue, além do controle da pressão arterial.

Ele não é um inibidor de apetite, mas sim, um inibidor de absorção de gorduras ingeridas, e o contrário da bupropiona que é um antidepressivo que ajuda a controlar a ansiedade, não tem o risco de criar dependência química.

Quantos quilos se pode perder por semana?

A perda de peso vai variar não só do metabolismo da pessoa, mas também da sua dieta alimentar junto com o medicamento, assim como a perda pode ser maior e mais rápida se agregado a exercícios físicos. E pode ser uma perda de peso mais lenta se for uma pessoa totalmente sedentária e sem ao menos um cardápio de reeducação alimentar. Neste caso pode até ganhar mais peso ao invés de perder devido a uma alimentação errada.

Como tomar?

Se toma um comprimido três vezes ao dia nas principais refeições que são o desjejum (café da manhã), almoço e janta, podendo ser na hora dessa refeição ou até uma hora após, dando o limite de 360mg diário.

Uma dosagem maior, estudos mostraram não ter efeito a mais na perda de peso e nem em efeitos colaterais. Mas os próprios laboratórios orientam nas bulas que em caso de superdosagem, procurar o seu médico o mais rápido possível.

Contra Indicação e pessoas que não devem usar?

Pacientes que tenha redução de fluxo biliar e com problemas crônicos de absorção intestinal, pessoas com hipersensibilidade a algum componente da fórmula (alergia), Gestantes, mulheres que estão amamentando.

Quais os cuidados necessários ao consumir o medicamento?

Caso seja diabético ou esteja tomando algum outro medicamento, deve informar de imediato ao médico para fazer os ajustes necessários para evitar eventuais problemas, pois estudos laboratoriais mostraram que pode haver redução de efeitos terapêuticos de amiodarona, redução de níveis sanguíneos da ciclosporina, casos de convulsão em pacientes que usam medicamento para epilepsia, havendo também uma diminuição de absorção de vitaminas E, D e betacaroteno.

Todo e qualquer medicamento que esteja tomando, precisa ser em um intervalo de duas horas entre o xenical e o outro medicamento. O multivitamínico melhor que seja tomado antes de dormir.

Não deve ser administrado junto com medicamentos como anticoagulante oral, ciclosporina, amiodarona e desetilamiodarona sem a prescrição médica correta, pois manipulado com outros medicamentos de forma errada e sem o conhecimento de quem o está tratando pode causar sérios riscos à saúde.

Quem toma anticoagulante, tem que fazer controle de parâmetro de coagulação através de exames sanguíneos periódicos.

Quais os efeitos colaterais que podem ocorrer?

O uso do medicamento pode causar dor nas costas, aumento de gases, dores de cabeça, ansiedade, dor na hora de urinar, cansaço, sintomas iguais a da gripe, irregularidade menstrual nas mulheres, insônia, aumento de evacuações, em caso de ingestão de muita gordura na refeição as fezes podem ter odores mais fortes e saírem mais gordurosos, reações alérgicas, incluindo a anafilaxia apesar de raras e lesões hepáticas que também são raras.

Quais são as considerações finais?

Este medicamento aliado com uma boa dieta e exercícios físicos, pode auxiliar bem na perda de peso. No entanto, não é indicado para todos os casos, só os mais graves de obesidade com riscos agregados, a obesidade mórbida que é um estágio de alto gral de risco não só a saúde em si que pode permanecer precária, mas a própria vida da pessoa que acaba estando em jogo.

Como todo medicamento, com o Orlistat não podia ser diferente, tem que ser não só prescrito pelo médico, mas acompanhado pelo mesmo por ter seus riscos, mesmo que sejam baixos em relação a outros medicamentos.

O Orlistat não exige receita para sua compra.

No entanto, indicamos somente exercícios físicos, seja em academias, um esporte de sua preferência, ou uma boa caminhada, além de uma boa dieta de reeducação alimentar com bons profissionais como um professor de educação física e um bom nutricionista se seu caso não for de risco e seu médico achar desnecessário uso de medicamentos.

Não se arrisque e não faça uso sem uma orientação de um profissional, para que mais tarde não tenha dores de cabeça maiores e nem arrependimentos. Esteja sempre consciente de suas escolhas, pois deixamos este artigo para esclarecimento do que temos disponível no mercado, mas no entanto nunca se esqueça que a sua saúde é o seu maior patrimônio, por isso sempre procure um médico antes de iniciar o uso de qualquer remédio, dieta ou atividade física.

Clique aqui para voltar para a seção com diversas medicinas.

Clicky