Tetraciclina: dosagem 250, 500mg, dor de dente, espinha, antibiótico

pomada tetramed tetrex sifilis antibiótico

Saiba tudo deste cloridrato, como age no corpo, o que combate, junto com anfotericina b, 250 e 500mg, pomada, comprimido e muito mais


Ela é comercialmente chamada de Tetraciclin, Tetramox, Tetramed, Tetrex ou Ambra-sinto-T, mas, você sabe para que está indicada?

O que é cloridrato de tetraciclina?

Cloridrato de tetraciclina ou simplesmente tetraciclina é um antibiótico muito usado no combate às infecções provocadas pelos organismos sensíveis ao princípio ativo. O medicamento pode ser encontrado na versão comprimido ou pomada.

Para que serve?

Ela é indicada para tratar as infecções sensíveis ao medicamento. Veja alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas com a medicação:

  • Acne vulgaris (espinhas);
  • Faringite;
  • Gengivoestomatite;
  • Granuloma inguinal;
  • Infecções geniturinárias;
  • Linfogranuloma venéreo;
  • Micoses;
  • Otite;
  • Pneumonia;
  • Sífilis;
  • Sinusite;
  • Tifo.

comprimido 250mg anfotericina cloridrato sifilis


pr

Tetraciclina + Anfotericina B – Qual a indicação?

Este medicamento, na forma de creme, está indicado para tratar as infecções vaginais causadas por bactérias e fungos, ou, após a cauterização do colo do útero, assim, evitam-se as infecções e acelera-se a cicatrização.

Posologia de acordo com a bula de 500mg:

  • Como antibacteriano a dosagem do medicamento é normalmente de 500mg, de seis em seis horas ou de 500mg a 1g, de 12 em 12 horas.

Depois de três semanas, quando houver uma significativa melhora, a dose deverá ser reduzida de forma gradual para somente uma dose diária, como manutenção, compreendendo até 1 g.

  • Na brucelose, ou febre de Malta a dosagem é também de 500mg de seis em seis horas, por um período de três semanas, administrado juntamente com estreptomicina (1g) por via intramuscular de 12 em 12 horas na primeira semana e, somente uma vez por dia na segunda semana.
  • Na Gonorreia a administração é de 500mg de seis em seis horas, durante cinco dias.
  • Na sífilis a dose é de 500mg de seis em seis horas por duas semanas ou por um mês no caso de sífilis tardia.
  • Nas infecções chamadas uretrais – não complicadas, a dose é de 500mg, 4 vezes ao dia, durante uma semana.

Note que a dosagem máxima diária é de quatro gramas. Não ultrapasse esse limite.

Loading...

É usada para acne?

Sim. Este é um dos medicamentos utilizados para combater a acne. Aliás, este costuma um dos mais indicados pelos médicos em episódios como este.

É importante notar que o composto, como medicamento oral, não acarreta nenhuma alteração em relação à quantidade de sebo da pele, entretanto, age reduzindo os chamados ácidos graxos livres, elementos que provocam irritação e também colaboram para o aumento das inflamações na pele.

Sua posologia geralmente é de 500mg a 2g por dia, em divididas doses; normalmente as doses são utilizadas como adjuvante terapêutico.

Este é um medicamento que costuma apresentar efeito em médio prazo. Dentro de algumas semanas já será possível notar a melhora da condição da pele.

Contraindicações:

Esta medicação não deve ser administrada em pacientes com hipersensibilidade à mesma, nem durante a gestação ou a amamentação.



pr
  • O uso na gravidez é contraindicado porque ela atravessa a chamada barreira placentária, sendo assim, do quarto mês em diante é menos indicada ainda. Este medicamento pode, também, provocar a descoloração do esmalte dos dentes, assim como o retardo do crescimento ósseo do bebê ainda no útero.
  • Quanto à amamentação, o medicamento pode sim ser encontrado no leite materno; assim, a sua utilização não é indicada durante este período pela igual probabilidade de causar a descoloração dos dentes e retardo do crescimento do bebê. Pode também acarretar em reações como a formação de aftas tanto oral como vaginal na criança.

Note que o uso dos antibióticos, de modo geral, é muitas vezes contraindicado quando se trata de uma simples dor de dente. No entanto, em casos onde a infeção já está instalada, lançar mão dos antibióticos pode ser a solução mais viável. Em casos assim, a amoxicilina ou outras substâncias, indicadas pelo seu dentista, podem ser mais adequadas do que a tetraciclina.



Também é bom que se evite a exposição em demasia ao sol quando se faz o tratamento com este medicamento; é possível que haja o que se chama de fotossensibilização da pele, ou seja, uma reação do sistema imunológico provocada pelos efeitos da luz do sol.

A utilização inadequada do mesmo pode desencadear resistência aos micróbios sensíveis.

Superdosagem:

Não há relatos de casos de superdosagem. Mas, há a indicação de diálise.

O medicamento não deve ser administrado em crianças com menos de oito anos, pois pode afetar o crescimento ósseo, como já mencionado.

Efeitos colaterais:

As gestantes ou pacientes que receberem doses altas desta medicação por via intravenosa, assim como pacientes com os rins comprometidos apresentam, de forma esporádica, predisposição a adquirir hepatotoxicidade.

No entanto, as reações alérgicas à tetraciclina são bem mais comuns, podendo acontecer alterações na pele, descoloração dos dentes e hipoplasia do esmalte.

Outras reações como diarreias, náuseas e vômitos são comuns, principalmente em casos de doses mais altas. A queimação epigástrica também pode ocorrer como efeito colateral.



Podem ocorrer ainda reações como: vulvovaginite, prurido anal, candidíase oral, colite pseudomembranosa, escurecimento ou mesmo a descoloração da língua, fotossensibilidade, como já citado, assim como a pigmentação de mucosas e pele.

Interações medicamentosas:

A administração dos suplementos de cálcio, de antiácidos, salicilatos de magnésio, ferro ou laxantes que contém magnésio, juntamente com este composto, pode gerar a formação dos chamados complexos estáveis que não são absorvíveis pelo organismo.

Já a ingestão da medicação com o bicarbonato de sódio pode fazer com que o medicamento seja menos absorvido pelo corpo.

A administração conjunta do remédio com o composto provoca:

  • Redução da potência dos contraceptivos orais;
  • Redução da absorção da colestiramina;
  • Inibição, mesmo que em parte, do efeito coagulante da heparina;
  • Aumento nefrotóxico do metoxifluorano;
  • Redução da ação bacteriana das penicilinas;
  • Diminuição da absorção das tetraciclinas devido ao uso da cimetidina;
  • Aumento do coeficiente de digoxina no soro;
  • Redução da necessidade de insulina. Sendo necessário controle e monitoramento da glicose.

O que é cloridrato de tetraciclina bula para que serve

Preço:

O preço pode variar bastante conforma a sua apresentação e região onde você mora. No entanto é possível achar o medicamento de 500 mg com 8 cápsulas, do laboratório Teuto – Genérico por aproximadamente R$ 15,00.

Dependendo da marca e quantidade de medicamento, valores bem maiores podem ser encontrados.

Aprenda tudo sobre os melhores remédios, como funcionam, se precisa de receita, como tomar, passo a passo do tratamento e muito mais, basta clicar bem aqui!

Clique aqui e conheça o melhor remédio para piolho e lêndeas, como tratar e acabar, melhores medicamentos de farmácia, caseiros e naturais, como usar e preço.


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...