Remédio para Gastrite: Medicamentos, Caseiros e Naturais!

lista de remédios

Veja como preparar e o que tomar para proteger o seu estômago :

Este é mais um dos males que afetam que mais a população. Por vezes, seus sintomas estão diretamente associados ao estresse e aos problemas do dia-a-dia. Mesmo que a incidência possa ser psicossomática, os efeitos – infelizmente – não são, e acabam por assolar o cotidiano dos que apresentam essa doença.

Efetivamente, ela é uma inflamação (podendo evoluir para a erosão) do revestimento do estômago, que causa efeitos dolorosos para quem tem. Pode ser um caso pontual, a chamada “gastrite aguda”, ou se desenvolver para um quadro crônico, necessitando de acompanhamento médico e uso de remédios contínuos.

Devido à fraqueza da mucosa que protege a parede estomacal, os sucos digestivos causam danos ao tecido. Isso pode gerar refluxo, azia, úlcera e infecções que levam à doença. Em todos os casos, um médico deve ser consultado, de modo a corrigir a situação e melhorar a condição de vida do paciente.

Vários remédios podem ser utilizados no tratamento da doença, inclusive algumas receitas naturais são bastante indicadas. Conheça melhor como os medicamentos podem sanar esse problema e – em alguns casos – até curá-los.

sintomas


pr

O que é :

Medicamentos para a condição ajudam a proteger o revestimento estomacal. Dessa forma, os sintomas diminuem drasticamente, melhorando a sensação de má digestão, dor de estômago, queimação e azia.

A função desses remédios é criar uma barreira protetora, diminuindo os efeitos dos sucos gástricos na parede do órgão.

Em suma, os medicamentos mais indicados para essa condição são os antiácidos, os protetores gástricos, diminuidores de produção de suco e, em casos mais afetados, os antibióticos, que atuarão na eliminação da bactéria H. Pylori, uma das maiores responsáveis pelo problema.

O uso de qualquer um desses remédios deve ser feito com acompanhamento de um bom gastroenterologista, o médico responsável pela saúde estomacal.

Além do uso de medicamentos apropriados, também é importante se adequar à uma dieta mais saudável, deixando de lado os alimentos gordurosos e os doces, por exemplo.


Melhores e Mais Recomendados :

Os medicamentos mais recomendados são:

  • Antiácidos: diminuirão a queimação, aumentando o pH do estômago. Entre eles estão: Hidróxido de alumínio, Carbonato de cálcio e Hidróxido de magnésio ;
  • Protetores gástricos: tomados 1 vez ao dia, em jejum, eles criarão uma barreira de proteção no estômago, evitando os efeitos prejudiciais dos sucos e diminuindo a irritação da membrana estomacal. São eles: Omeprazol, Nexium, Pariet e Tecta;
  • Diminuidores de ácido: eles irão bloquear o funcionamento das células que produzem suco gástrico, reduzindo a quantidade do mesmo no estômago. São eles: Ranitidina e Cimetidina;
  • Antibióticos: nos casos da gastrite ser causada pela bactéria H. Pylori, o uso do antibiótico é indicado, normalmente usado por 1 mês. Podem ser usados: Claritromicina, Amoxicilina e Metronidazol.

Vale ressaltar que o uso de qualquer um desses medicamentos (mesmo os que não são antibióticos), devem ter o acompanhamento de um médico, no intuito de adequar doses e horários.

Bula :

Indicação :

Para os sintomas de gastrite (como azia, refluxo, dor de estômago).

Atuação :

Reduz a produção de sucos gástricos, diminuindo a sensação de dor e desconforto causado pela doença.



pr

Contra-indicações :

Esses medicamentos não devem ser utilizados por quem apresente hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Informe ao seu médico sobre quais outros remédios você já faz uso, para evitar interações negativas. Sua indicação é voltada para pacientes acima dos 12 anos, podendo ser utilizado por crianças menores que essa idade apenas com critério médico especializado. Grávidas devem informar a condição ao profissional e o uso é desestimulado em lactantes.

Armazenagem :

conservar em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da umidade. Não use o medicamento fora do prazo de validade, que virá impresso na embalagem.

Como usar :

Os comprimidos devem ser administrados via oral, com líquido. A posologia difere de acordo com a necessidade do paciente, devendo ser orientada pelo profissional médico. No caso de se esquecer de tomar a dose, ela deverá ser reposta, desde que não esteja perto da próxima dosagem. Em hipótese nenhuma tente compensar, tomando uma dose dobrada.

tem cura

Efeitos colaterais :

Podem aparecer no início do tratamento, como dores de cabeça e diarreia. Em caso de reações adversas, entre em contato com o seu médico e peça novas orientações.

Superdosagem :

Procure rapidamente um socorro médico ou farmacêutico, levando a bula ou a embalagem do medicamento.

Caseiros e Naturais :

Os tratamentos caseiros são uma ótima opção para melhorar os sintomas da doença. Sucos são uma ótima pedida, pois além de saborosos, ajudam a diminuir a sensação de desconforto que o problema causa. Além deles, também é importante manter uma dieta regular, que proteja seu estômago da produção excessiva de sucos gástricos para digerir alimentos.

Veja três opções de receitas caseiras e naturais:

Suco de batata :

A batata diminui a acidez do estomago, reduzindo a sensação de dor, queimação e azia. O uso de seu suco é altamente eficaz contra a doença, seja a nervosa, a aguda ou a crônica.

Ingredientes: batata e só.

Loading...

Modo de preparo: descasque a batata, rale bem fininha e esprema-a em um tecido fino (ou coador). O caldo extraído deve ser bebido puro e em jejum (no mínimo 30 minutos antes das principais refeições).

Infusão de espinheira-santa :

A espinheira-santa é uma planta medicinal que possui propriedades incríveis em diminuir a acidez estomacal e regenerar as úlceras do estômago.

Ingredientes: 1 colher (do tipo chá) de folhas secas de espinheira-santa e 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: adicione as folhas da planta na água fervente, tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos. É indicado tomar o chá em jejum, no mínimo 30 minutos antes das refeições.

Suco de banana e pera :

A combinação dessas duas frutas melhora o sistema digestivo, pois elas apresentam fibras que tendem a melhorar o funcionamento do intestino (o que facilita o esvaziamento do estômago). Ou seja: o tempo de produção de suco gástrico diminui, bem como o contato do mesmo com as paredes estomacais.

Ingredientes: 1 banana, 1 pera, 1 copo de água e gelo.

Modo de preparo: descasque as bananas e corte em pedaços, juntando com a pera (também picada) no liquidificador. Adicione a água e o gelo até que a mistura se torne homogênea.

Preço: :

O valor dos medicamentos pode variar de região à região. Por isso, procure por grandes redes farmacêuticas, como a Ultrafarma, que poderão lhe apresentar a melhor oferta. Cada remédio também possui o seu valor específico, sendo que os antiácidos apresentam custo reduzido em relação aos antibióticos.

Em suma, o valor varia entre R$ 5 e R$ 70, dependendo de qual a necessidade do paciente. Converse com o seu médico e veja qual o melhor nome e tipo de medicamento é o mais viável para o seu tratamento.

Para conhecer sobre os outros remédios: Clique aqui

Clique aqui para conhecer o remédio para hérnia de disco, medicamentos, caseiros e naturais


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda, vote!)
Loading...