Panqueca

calabresa-palmito

Veja a receita de Panqueca simples, tradicional, doce e americana com carne moída e frango!

Sabemos que sua receita original é muito das antigas, que já foram assadas em pedras quentes, e tempos depois, começaram a ser preparadas em grandes chapas de ferro, arredondadas e diretamente sobre o fogo.

Podemos pensar que as panquecas ficaram mais conhecidas e melhor preparadas mais facilmente há menos tempo, se observarmos que em inglês pancake é a junção de pan (frigideira), com cake (um tipo de bolo) que origina a palavra panqueca.

Aí, depois a gente encontra os primeiros registros de panquecas feitas no século I, pelo romano Apicius, um gastrônomo que escreveu o receituário.

Em suas receitas ele mostra que eram as panquecas romanas feitas com leite, ovos, água, e um pouquinho de farinha, que depois de preparadas em fogo eram servidas com recheios salgados ou doces.

Outras versões contam histórias emocionantes dessas massinhas saborosas, e muito simples de serem preparadas.

Independente da origem, a panqueca é na verdade essa deliciosa iguaria que os restaurantes do mundo todo servem elaboradas com vários recheios como o de carne moída, frango desfiado, queijos diversos, geleias, frutas, chocolate, cremes deliciosos, sorvetes e muito molho de cobertura.

O costume de comer panquecas difundiu-se rapidamente pela Europa toda, desde o início do século 20.

Elas começaram a ser servidas em vários lugares e a se tornarem bastante populares.

Os franceses, se tornaram experts em panquecas e se dizem os criadores dessa fabulosa massinha.

Mas há tanta história que não se sabe direito sua origem.

Vamos acreditar apenas que as panquecas são fácil de fazer e podem ter um sabor muito agradável, para os apressados serve de refeição com alguma carne desfiada, e aos mais laboriosos pode até tornar-se uma maravilhosa sobremesa com frutas, geleias, chocolate e chantilly.

Você faz doce, salgada, integral, tradicional, vegetariana e por aí vai…

Se desejar, as de sal poderá colocar algum molho por cima, salpicar um pouco de queijo ralado e levá-las ao forno para gratinar.

As panquecas são fáceis de serem manuseadas e possuem um sabor delicado, muito agradável.

Embora de origem bem antiga, as panquecas são requisitadas em diferentes países, estão em alta sempre, devido sua capacidade de permitir novos ingredientes em recheios, molhos e até mesmo em suas maneiras de dobras.

Elas fazem tanto sucesso por serem assim versáteis, se renovando a cada dia.

Vamos fazer a massa da panqueca que é receita de liquidificador, super rápida, e que você poderá guardá-las prontas em refrigeração por até cinco dias, se bem embaladas…Ai bateu aquela fome, prepare o recheio e bom apetite!

Receita de Panqueca:

Esta receita serve para até cinco panquecas finas.

Ingredientes:

 

 

Ingrediente

Quantidade

Leite sem lactose 1 xícara de chá
Sal Quanto basta
Ovo 1 unidade grande
Farinha de trigo ou Amido de milho (Maizena*) 1 xícara de chá
Óleo vegetal para untar 1 xícara de chá

 

Se preferir panquecas doces, acrescente ½ xícara de chá de açúcar e bata normalmente.

Veja como fazer abaixo.

Modo de Preparo:

  • 1. Bata no liquidificador o ovo, o leite, o sal e a farinha, até que fique tudo bem homogêneo e reserve.
  • 2. Aqueça sua frigideira antiaderente, e com auxílio de um pincel espalhe o óleo, ou a margarina, ou a manteiga por toda ela.
  • 3. Quando estiver aquecida, despeje delicadamente uma porção da sua massa nesta frigideira( mais ou menos uma concha média) e deixe que asse, até as bordas dourarem, se desprendendo das paredes da frigideira.
  • 4. Assim que estiver soltando por completo, vire-a para assar do outro lado também.
  • 5. Em um prato raso, coloque a panqueca pronta e vá repetindo esse processo até que termine toda a sua massa.
  • 6. É hora de escolher o recheio, colocá-lo ao centro de cada uma, enrolar como um pergaminho e decidir se gratina ao forno, ou se come!

Dicas

  • 1- Se você achar que o recheio possa cair para fora da sua panqueca, coloque um pouco da massa crua nas suas bordas e delicadamente aperte e ela não se soltará (mas deverá ser gratinada ao forno).
  • 2- Deixe assar em fogo baixo sem mexer, espere até a massa se soltar do fundo.
  • 3- Enrole ela sem recheio ainda quente, para que não se quebre quando for recheada.
  • 4- Você poderá fazer recheios doces ou salgados para usar em uma massa neutra, o que lhe facilitará para guardá-la em geladeira e usá-las noutros dias.

Clique aqui para ir a próxima página

Clicky