Jiu-Jitsu: Entenda sobre esta Arte Marcial e seus Benefícios!

reila

Veja o que é este combate de origem japonesa que utiliza várias técnicas para derrubar e dominar o oponente:

Esta é uma arte marcial com muitos adeptos pelo mundo todo, que utiliza técnicas de golpes baseados em alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Seu nome, em uma tradução aproximada, pode significar “arte suave”.

Porém a nomenclatura vai além disso, pois se refere à adaptação do lutador à qualquer oponente, armado ou não, e também à superioridade da técnica sobre a força.

O entendimento básico dessa arte marcial, se compõe de empregar a própria força (e a do adversário) em alavancas, o que permite a vitória independentemente da diferença de forças. No chão, o jiu-jitsu também é extremamente eficiente, pois possibilita que o lutador utilize técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, fazendo o adversário desistir da luta ou levando o oponente a incapacitação.
quem criou


pr

História:

Como quase todas as artes marciais, o nascimento deste estilo de luta não pode ser apontado com precisão. Ele é documentado em diversos povos antigos, mas foi no Japão, na época feudal, que ele foi aprimorado pelos samurais. Sua criação se deu pela necessidade desses guerreiros de conseguirem se defender nos campos de batalha, mesmo quando estivessem desarmados.

Devido às suas armaduras, grandes e pesadas, os samurais acabavam por perder parte da mobilidade. Nesses casos, as torções e quedas eram mais eficazes que golpes traumáticos e essa prática foi se espalhando entre os batalhões. Os golpes foram sendo aprimorados, dando origem à arte marcial.

Benefícios:

Como qualquer outro esporte, este traz inúmeros benefícios para o corpo. A diferença de se treinar uma arte marcial é que, além do condicionamento físico, ela atua no controle da mente, colaborando para que o atleta se sinta melhor fisicamente e mentalmente além de se integrar melhor perante a sociedade. Conheça os principais benefícios de se praticar esta luta.

  • Defesa pessoal: por usar mais técnica do que força, essa arte marcial é ideal para quem quer melhorar sua defesa pessoal;
  • Melhora o bem-estar: durante a atividade física, o corpo libera endorfina, um hormônio que regula a emoção e a percepção de dor. Assim, a prática do desta arte relaxa o corpo e traz bem-estar ao praticante;
  • Define o corpo: algumas posições do esporte exigem a movimentação de vários músculos e isso ajuda a tonificar o corpo;
  • Aumento da capacidade cardiovascular e da respiração: os exercícios de solo, aliados aos aeróbicos, aumentam a circulação sanguínea;
  • Reflexos melhorados: o praticante precisa estar sempre atento à técnica do adversário;
  • Caráter: como toda arte marcial, o mesmo também ensina sobre as atitudes de um lutador. A capacidade de superação, de agir sob pressão e de respeito ao próximo são valores passados pela luta;
  • Perda de peso: em uma aula de 90 minutos é possível perder de 500 a 1000 calorias.

Kimono Feminino e Masculino:

Os kimonos desta arte marcial são bastante parecidos com os do judô, mas apresentam algumas características que os diferenciam, como a utilização das golas de EVA, que aumentam a aderência e tornam os modelos mais leves.

O que diferencia os kimonos masculinos e femininos são, basicamente, as cores.

Atualmente, as empresas fabricantes têm investido no design nos kimonos femininos, principalmente depois da popularização do esporte entre as mulheres, deixando-os mais bonitos, com flores e artes.

É importante que o lutador escolha um kimono compatível ao seu tamanho.

Muitas lojas apresentam tabelas de parâmetro de tamanho, baseada no peso e na altura do praticante.

As lojas online, como a Netshoes, por exemplo, possuem modelos com preços acessíveis e qualidade superior. Não deixe de conferir. Lá você também poderá encontrar várias opções de rash guard, que farão seu treino ficar ainda melhor.

Faixas:

Todos os praticantes da modalidade iniciam na faixa branca. Se tiver menos de 16 anos, ele poderá chegar até a faixa Verde. Após os 16 anos, a graduação muda e, dessa forma, também mudam as faixas. Aqueles que ainda estiverem na faixa branca, continuarão nela. As faixas cinza, amarela e laranja, se tornam azul. A faixa azul pode vir a ser roxa, de acordo com o professor.

A partir daí, as graduações se dão por mérito até a faixa preta e, após ela, são necessários períodos fixos com cada faixa até que se possa mudar para uma graduação maior. A lista das faixas, em ordem é:



pr
  • Faixa Azul e Roxa a partir dos 16 anos;
  • Faixa Marrom a partir dos 18 anos;
  • Faixa Preta a partir dos 19 anos;
  • Faixa Vermelha e Preta a partir dos 50 anos;
  • Faixa Vermelha e Branca a partir dos 57 anos;
  • Faixa Vermelha a partir dos 67 anos.

Confederação:

A entidade que regulamenta a prática oficial da modalidade no Brasil é a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Foi fundada em 1994 pelo Professor Carlos Gracie Junior e seu intuito era difundir, organizar e regulamentar a modalidade no pais.

A CBJJ organiza a maior competição da luta no mundo, sendo o evento de maior credibilidade entre os atletas. Aquele que ganhar este campeonato é visto como o maior lutador desta arte no mundo.

família de  filhos de carlos  helio

Campeonatos:

O Campeonato Mundial é uma competição organizada pela CBJJ (como já dita acima). Este evento acontece desde 1996, primeiramente apenas na cidade do Rio de Janeiro. Com a difusão do jiu-jitsu brasileiro pelo mundo, a competição ganhou asas e, em alguns anos, ela é disputada nos Estados Unidos.

Os brasileiros eram referência nessa luta, principalmente com as conquistas da família Gracie, mas nos últimos tempos muitos atletas estrangeiros têm despontado e com ótimos resultados. As categorias de disputa no Campeonato Mundial são:

  • Juvenil Masculino (16/17 anos): somente faixa azul.
  • Adulto Masculino: faixas branca, azul, roxa, marrom e preta.
  • Adulto Feminino: faixas branca, azul, roxa, marrom e preta.

Também são divididos por peso, sendo eles: Galo, Pluma, Pena, Leve, Médio, Meio-pesado, Pesado, Super pesado, Pesadíssimo e Absoluto.

Academia:

Com a popularização desta arte marcial, várias academias passaram a oferecer aulas desta luta entre suas atividades. Fique atento ao escolher a sua. Dê preferência àquelas que possuem instrutores competentes, horários diferenciados para crianças, espaço amplo e confortável, e considere, também, a higiene do local. Se necessário, peça fotos do local ao representante da academia. Melhor ainda se puder marcar uma visita e, quem sabe, uma aula experimental.

Loading...

Graduação:

A graduação para o praticante da arte acontece por mérito, de acordo com a sua evolução dentro do tatame. A troca de faixas serve para incentivar a busca pela contínua melhoria.

Os atletas permanecem um tempo mínimo em cada uma das faixas. Esse tempo foi determinado pela IBJJF. Confira abaixo:

  • Alunos entre 04 até 15 anos de idade: não existe um tempo mínimo para permanência;
  • Alunos entre 16 e 17 anos de idade: Já nas faixas branca e azul, não existe um tempo mínimo. Para a roxa são precisos pelo menos dois anos;
  • Alunos de 18 anos que estão na Branca até Marrom: A faixa branca continua sem limite mínimo, mudando de acordo com a decisão de cada professor. A azul é necessária permanecer por dois anos. Na roxa é preciso permanecer por um ano e meio e na marrom, mais um ano;
  • Praticantes e alunos a partir da preta: O período de permanência em cada uma é fixo. São necessários utilizar a faixa preta por 31 anos e só após esse tempo é que pode-se trocar pela vermelha com preta, que é usada por 7 anos. Então depois desse período, muda-se para a vermelha e branca, ficando com ela por 10 anos, até alcançar a graduação máxima, que é a faixa de cor única vermelha.

como surgiu   quem trouxe

Golpes:

Assim como em outras muitas artes marciais esta possui uma gama muita grande de golpes.

Tanto para luta em pé quanto para luta de solo (no chão).

Em uma busca rápida pela internet você acha inúmeras técnicas e golpes, alguns lembram muito golpes de outras lutas, mas não se deixe enganar e converse com seu professor para aprender de maneira correta a executar as técnicas.

Frases:

Esta é uma arte marcial muito popular, que conquista até simpatizantes que não praticam a luta.

Já para os adeptos, se torna mais que um esporte ou uma atividade física.

Ela acaba por se tornar um estilo de vida, que ostentam com orgulho, seja em alguma camiseta das marcas relacionadas ou em alguma tatuagem grandiosa pelos braços.

Como toda arte marcial, ela ultrapassa as fronteiras das academias e é possível encontrar sua ideologia por vários lugares.

Os maiores praticantes dessa modalidade se tornaram formadores de opinião e suas frases são guias para os apaixonados pela luta.

Para conhecer outros exercícios e suas técnicas: Veja bem aqui



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...