Dieta Vegetariana: Como Fazer o Cardápio Passo a Passo!

artigo vegano balanceado

Veja como funciona o plano alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal:

Antes do homem se tornar este predador carnívoro que devora churrascos, hamburgeres e frangos de padaria, ele já foi um animal herbívoro.

Da Idade da Pedra até o início do Paleolítico, a raça humana costumava se alimentar exclusivamente de frutas, raízes e brotos.

Não se sabe ao certo como e porquê, mas em algum momento o homem das cavernas teve a idéia de experimentar carne.

Talvez a inspiração tenha vindo de observar os animais carnívoros ao seu redor.

Acredita-se que no começo nossos antepassados começaram por experimentar restos de carne nas carcaças deixadas por outros predadores.

Motivados pelo sabor e pela força obtida das proteínas, começaram a caçar e subiram na cadeia alimentar.

piramide alimentar


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Curiosamente, durante a história da humanidade, algumas pessoas continuaram a buscar dentro de si mesmas o desejo de viver uma vida vegetariana movidos pelo impulso interior de que matar animais para se alimentar é errado.

Convenhamos, a indústria da carne é cruel e trata até mesmo os animais filhotes com atos bárbaros.

Qualquer pessoa que já tenha assistido vídeos de animais indo ao abatedouro acaba se convertendo ao vegetarianismo involuntariamente.

Tolstói, escritor russo considerado o maior de todos os tempos, converteu-se ao vegetarianismo e tornou-se um advogado feroz da causa.

Vegetarianismo é mais do que uma dieta, é um estilo de vida.

Algumas pessoas porém, fazem uso desta por períodos pré determinados com o objetivo de emagrecer e desintoxicar.

O que é:

A dieta vegetariana consiste em retirar a carne do cardápio, mas você ainda pode se alimentar de outros produtos de origem animal como ovos e laticínios.

Isso vai depender do seu apetite por estes alimentos.

Para muitas pessoas é bem difícil retirar a carne da alimentação, principalmente no princípio.

Graças a popularização do veganismo, existem várias alternativas para pessoas que tentam abandonar a carne.


Produtos a base de soja podem ser encontrados com facilidade nas prateleiras de qualquer mercado. Existem salsichas, hambúrgueres, medalhões e até linguiça de soja.

Outros ingredientes também servem como proteína vegana para uma dieta balanceada como ervilha e arroz.

O veganismo é uma vertente do vegetarianismo que não ingere alimentos de origem animal.

Esta postura é originária da crença de que mesmo quando os animais não são abatidos para venda da carne, são mantidos em condições cruéis para extração de matéria prima para os produtos.

No caso das vacas, por exemplo, elas costumam ser mantidas imobilizadas enquanto máquinas ordenham suas tetas continuamente causando dor, feridas, inflamações e infecções.

Isto também altera a qualidade do leite que vem para a mesa do consumidor, cheio de corantes e produtos químicos.

Para que serve:

Este tipo de dieta serve para desintoxicar, emagrecer, controlar diabetes e melhorar o sistema cardiovascular.

É uma dieta rica em nutrientes e vitaminas que ajudam a preservar o seu sistema imunológico.

Benefícios:

Os benefícios de adotar um estilo de vida e alimentação deste tipo são muitos.

Alguns deles só se tornam evidentes se a mudança para o vegetarianismo for permanente e não a curto prazo.

Os principais benefícios observados são:

  • Antioxidante: previne o envelhecimento precoce e combate os radicais livres;
  • Regula o intestino: rica em fibras;
  • Previne a obesidade e promove a perda de peso;
  • Controla a diabetes;
  • Combate a hipertensão;
  • Combate alguns tipos de câncer;
  • Retarda a retenção de açúcar.

Como fazer:

Antes de começar a realizar a este tipo de dieta é preciso decidir quais os tipos de alimentos serão mantidos ou excluídos do seu cardápio.



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como montar uma

Algumas vertentes da dieta são:

  • Lacto vegetarianos: Vegetarianos que eliminam do cardápio toda carne animal, mas continuam consumindo derivados do leite.
  • Lacto-ovo-vegetarianos: O ovolactovegetarianismo consiste em excluir a carne animal. Os seguidores desta linha consomem ovos e derivados do leite.
  • Ovo-vegetarianos: Vegetarianos que excluem todo alimento de origem animal mas continuam consumindo ovos.
  • Veganos: como falamos anteriormente, são aqueles que não consomem nada que venha de origem animal.
  • Crudivorismo: Esta linha do vegetarianismo é a mais radical. Eles só comem alimentos crus que brotam da terra.

Escolha que tipo de alimentação mais se encaixa ao seu perfil, monte um cardápio e vá às compras!

Dê preferência a frutas e vegetais orgânicos provenientes de fazendas ou chácaras da sua confiança.

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Algumas cidades possuem produtores locais que fazem a entrega dos itens escolhidos em domicílio.

Dê preferência a frutas cítricas e não muito doces para secar os quilinhos extras mais rápido.

Cardápio:

Como a carne é a principal fonte de proteínas na alimentação carnívora, quando você a retira do seu prato pode sofrer algumas perdas de nutrientes.

Por este motivo é importante encontrar outras fontes de proteína para preencher esta lacuna. Os seguintes itens devem constar no seu carrinho do supermercado:

  • Grão de bico – um copo de 250 ml cheios de grão de bico garantem 15 gramas de proteína.
  • Sementes de chia – 6 gramas de proteína por copo.
  • Ervilhas – 9 gramas de proteína por copo.
  • Lentilha – 18 gramas de proteína por copo.

Receitas:

A internet possui várias informações sobre alimentação vegetariana.

Os melhores sites de culinária do mundo possuem receitas deliciosas para todas as vertentes do vegetarianismo.

Vamos ensinar você a fazer um quiche vegetariano low carb delicioso para surpreender aos amigos e família.

Quiche de Alho poró e espinafre:

benefícios

Ingredientes:

Componente Quantidade
Azeite de oliva extra-virgem 2 colheres de sopa
Ovo 5 unidades
Sal 2 colheres de chá
Espinafre picado 1 xícara de chá
Alho poró picado 1 xícara de chá
Cebola cortada em rodelas 1 unidade
Pimenta do reino 1 pitada
Açúcar mascavo 2 colheres de sopa
Grão de bico (deixar de molho na noite anterior) 1 xícara de chá

Modo de preparo:

A massa:

  • 1.Cozinhe o grão de bico em uma panela de pressão por aproximadamente 30 minutos;
  • 2.Espere esfriar um pouco, retire toda a pele e bata no liquidificador com o azeite, sal e pimenta do reino;
  • 3.Unte uma forma e espalhe a mistura.

Recheio:

  • 1. Separe as claras de 3 ovos e coloque em um bowl, acrescente dois ovos inteiros e o restante dos ingredientes;
  • 2.Misture bem e despeje em cima da massa;
  • 3. Leva ao forno por 30 minutos.

Para conhecer as outras dietas e cardápios, como fazer com receitas: Clique bem aqui

Clique aqui para conhecer a dieta atkins, o que é, benefícios, cardápio das fases, receitas e alimentos permitidos


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