Dieta Vegana: O que Pode Comer com Cardápio Balanceado!

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Veja como seguir este plano alimentar sem a perda de nutrientes e sem aumentar o consumo de carboidratos:

O que é:

Esta é um tipo de dieta constituída apenas de alimentos e nutrientes com origem vegetal. Isso significa muito mais do que apenas não pode comer carne ou ovo.

Vários outros alimentos, como até mesmo o mel, não podem ser escolhidos, levando-se em conta a sua origem inicial.

Este tipo de dieta, portanto, vai um pouco além da dieta vegetariana, levando-se em conta que as suas privações são um pouco maiores. Em todo caso, é possível dizer que este tipo de dieta apresenta diversos benefícios para a saúde, que serão apresentados adequadamente ao longo do texto.

O fato de a dieta vegana ser feita sem alimentação animal, apenas com alimentação vegetal, faz parte de um conceito mais amplo, chamado de veganismo, que é um movimento de valorização da alimentação totalmente vegetal e com uma cultura totalmente integrada a conscientização sobre o não sofrimento de animais.

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Portanto, a dieta veggie elimina elementos como ovo, carne, leite e mel, de qualquer refeição.

Assim, é necessário entender como fazer a dieta, para evitar que nutrientes sejam perdidos. Todas as pessoas podem usar esse tipo de alimentação. Não há restrições.

Inclusive, para demonstrar o conjunto de vantagens para a saúde oferecidos pela dieta vegana, governos de vários países, como Brasil, Estados Unidos e Holanda, têm incentivado muito a prática desta modalidade alimentar. Isso acontece pelo fato de que a alimentação vegana é a mais saudável de todas e alguns estudos apontam para este sentido.

Já existem, inclusive, países que desejam ser totalmente veganos.

É o caso da Holanda, por exemplo, que, a partir de 2030, espera ser o país mais vegano do planeta.

Benefícios:

Há quem aponte até que este tipo de dieta, na primeira semana, seja capaz de já apresentar muitos dos seus benefícios. Dentre os quais, podem ser citados os seguintes:

  • Expande a capacidade energética do organismo – o corpo humano precisa de muito menos energia para poder realizar a absorção de nutrientes de origem vegetal. É por conta desse tipo de situação que, por exemplo, após uma refeição pesada, como um churrasco, se faz necessário descansar (dormir, por exemplo). Com uma alimentação vegana, o corpo está sempre leve, sem a necessidade de dedicar tanto espaço e força para outros processos.
  • Maximiza o processo de digestão – muito mais fácil para o organismo não lidar com gases e outros problemas desse tipo. Leite, carne e vários derivados são os alimentos que mais causam incômodos intestinais desse tipo.
  • Aumenta o nível de felicidade – essa dieta provoca a conscientização de toda a questão do sofrimento animal e traz um propósito muito positivo.
  • Deixa a pele mais bonita – frutas, legumes e verduras são muito importantes para a beleza da pele. Com uma dieta rica nestes alimentos se torna muito mais fácil atingir os níveis de nutrientes para ter uma pele, cabelos e unhas fortes e bonitas do que aquela que se baseava em carnes e derivados.
  • Facilita o sono – a alimentação tem total relação com a qualidade do sono e por conta deste aspecto o veganismo é muito importante. Já nos primeiros dias, é possível observar como o sono se torna bem melhor.
  • Para quem busca emagrecer – é conhecido o fato de que várias celebridades se tornaram muito mais magras em virtude do uso deste tipo de dieta. Famosos já optaram por retirar a carne e derivados, de suas alimentações, com resultados notáveis. Em 22 dias, é possível notar, rápido, uma diferença bem significativa.
  • Para hipertrofia – ao mesmo tempo, quem se dedica a atividades físicas de musculação pode acabar notando que, curiosamente, este tipo de alimentação pode favorecer a hipertrofia. Como? Os músculos são favorecidos com a diminuição de gordura e o foco em um treino com peso que aumente os músculos.
  • Regulação e controle da diabetes – a hipoglicemia e outros aspectos da diabetes podem ser controlados em virtude deste novo hábito alimentar.Muita gente diz que esta dieta é importante para a saúde e que a melhora muito. Por que isso ocorre? O principal benefício é retirar a carne da alimentação. Várias doenças podem ser prevenidas. Por exemplo: doenças de coração, câncer de intestino, dentre outras. Além disso, as carnes estimulam a obesidade.

    Por outro lado, comer comida vegana estimula a produção de fibras, úteis para o corpo.



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    É preciso observar a quantidade de proteínas ingeridas e tratar de repor, se for o caso. Grãos e derivados, como farinhas, são boas opções.

    Antes e depois:

    Ao adotar este tipo de alimentação vegana, a pessoa passa por um processo de mudança grande, seja de saúde física e/ou psicológica e isso implica em mudanças culturais muito significativas, que se estendem para os hábitos alimentares, veja alguns casos:

    • Dentre as principais mudanças, a melhora a qualidade de vida da pessoa é evidente. A energia mais leve e mais saudável traz consigo mais felicidade e menos culpas.
    • A diminuição do peso é outra consequência quase que natural. Não costuma ser o principal objetivo de uma alimentação vegana, mas muitas pessoas que retiram a carne e seus derivados da alimentação sentem uma grande diminuição de peso, logo nos primeiros dias.
    • Redução de espinhas: algumas pessoas possuem um impacto grande na qualidade da pele, logo após o início desta dieta. O uso maior de alimentação de origem vegetal, conforme ressaltado anteriormente, diminui a quantidade de espinhas.
    • Paladar melhor: sem a alimentação de origem animal, o paladar tende a se tornar mais sensível.
    • Prazer em cozinhar: o veganismo exige uma alimentação muito mais criteriosa. Para isso, muitas vezes, é necessário utilizar de técnicas bem mais sofisticadas para a alimentação. É por conta disso que existem chefs já voltados diretamente para o veganismo.
    • A fome pode aumentar: a ausência de carne e derivados pode provocar como consequência direta um aumento da fome, principalmente em virtude de que a digestão de vegetais é muito mais leve e rápida do que de
      alimentos derivados da carne. Com isso, a sensação de saciedade pode se ver afetada.

    como montar uma

    Cardápio de comidas veganas:

    Elaboramos algumas sugestões de cardápios, para todas as refeições do dia. Vamos conferir?

    Café da manhã:

    • Biscoito de banana e aveia;
    • Granola caseira;
    • Leite de coco caseiro;
    • Manteiga de amendoim;
    • Barra de cereal com chocolate;
    • Bolinhas de tofu veganas;
    • Hambúrger de feijão branco;
    • Falafel de forno.

    Almoço:

    • Macarrão vegano com queijo;
    • Rolinho de acelga;
    • Salpicão vegano;
    • Beringela com cogumelos.

    Sobremesa:

    • Pudim de coco;
    • Nutella caseira.
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    Receita de pãozinho integral com açúcar de coco:

    Tempo de preparo: 50 minutos

    Rendimento: 7 unidades

    Ingredientes:

    Componente Quantidade
    Água 300 ml
    Fermento biológico seco 10 g
    Açúcar de coco 1/3 de xícara
    Farinha de trigo integral com teor de proteína 9% 1/3 de xícara de chá
    Amaranto 1 xícara de chá
    Azeite extra-virgem com acidez<0,5% 4 colheres de sopa
    Sal marinho 1 pitada

    Modo de preparo:

    • 1.O forno deve ser preaquecido a 185 graus;
    • 2.A água deve ser aquecida levemente e depois deve ser colocada em uma tigela com o fermento e o açúcar;
    • 3.Após misturar, agregar todos os ingredientes, sempre misturando;
    • 4. A massa deve ficar homogênea;
    • 5. Deixar descansar a massa num microondas por 40 min;
    • 6. A seguir, prepare bolinhas e então colocar no forno, até dourar (aproximadamente em torno de meia hora).

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