Alimentos Ricos em Proteínas: Lista e Tabela dos Aminoácidos Essenciais

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Veja como se alimentar com proteicos fornecedores dos aminoácidos essenciais do organismo:

As proteínas estão na moda, cada vez mais sendo comentadas e explicadas, no dia a dia, especialmente no mundo fitness. De fato, trata-se de um tipo de nutriente que pode proporcionar um corpo saudável e equilibrado, sendo bastante participativo em todos os processos do corpo humano.

Origem das proteínas:

  • Animal
  • Vegetal

As proteínas, basicamente, podem ter origem animal e vegetal, sendo as de origem animal, basicamente, as carnes, aves, leites e derivados. Por sua vez as de origem vegetal tem como origem das leguminosas e dos cereais.
Estas macromoléculas, determinantes para o desenvolvimento e a manutenção de todos os sistemas do corpo humano, são super comentadas quando o assunto é academia, por exemplo. A nutrição e a relação entre determinados tipos de proteína magra e a massa magra fazem com que este tipo de aminoácido ganhe protagonismo por quem deseja ter um corpo bonito e saudável, junto com carboidratos.

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Muita gente que faz academia sente falta de proteínas, para poder fazer com que os músculos cresçam e que a massa magra ganhe valor. As proteínas são fundamentais para o corpo humano, sendo elementos decisivos para a nutrição esportiva e cotidiana. As proteínas possuem um papel fundamental nas atividades intracelulares, conforme se pode observar abaixo:

Principais funções das proteínas:

  • Replicação de ADN;
  • Resposta a estímulos;
  • Transporte de moléculas;
  • Catalisam reações bioquímicas para o metabolismo.

As proteínas são muito importantes para o crescimento e manutenção do corpo, sendo as moléculas mais abundantes presentes no organismo, exceção feita a água.





É muito importante que as proteínas sejam ingeridas diariamente, especialmente para crianças e adolescentes, assim como grávidas e lactantes, conforme se pode observar na sequência abaixo:

Grupo e valor diário recomendado (tabela / sequência recomendada):

  • Adultos e idosos – 0,83 g/dia
  • Recém nascidos, crianças e adolescentes – 0,83 – 1,31 g/dia
  • Grávidas – 1 g/dia a mais, 9g/dia a mais (2º trimestre), 21g/dia (terceiro)
  • Lactantes – 19g/dia (acréscimo)

O que é proteína:

Como conceito de proteína, se pode dizer que a mesma é uma molécula biológica fundamental para os seres vivos.

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A proteína corresponde a um aminoácido ou a um conjunto deles, sendo esta a sua composição.
O seu papel é decisivo em todos os seres vivos, sendo fundamental para várias atividades.
A proteína, no corpo humano, tem o papel de regeneração de tecidos com problemas, musculaturas sendo regeneradas, fontes de energias, regulação hormonal, além de uma alta importância no sistema imunológico, sendo importante para prevenir e agir no tratamento de doenças.
A insulina, por exemplo, é um tipo de hormônio que controla o nível da glicose sanguínea.
A proteína realiza um papel importante no controle da quantidade de insulina.
Da mesma forma, também contrações musculares podem ser realizadas via atividade proteica.
Tanto a actina como a miosina são relacionadas ao tema.
Entretanto, é importante ter um cuidado especial com relação a querer ganhar massa só com proteínas, sendo algo bastante perigoso e nada recomendável.
O segredo de uma alimentação de qualidade é a ingestão de diversos tipos de nutrientes, como carboidratos.

Capacidade da proteína no corpo humano:

  • Catálise
  • Regulação
  • Defesa
  • Transporte
  • Recepção

As proteínas podem ser encontradas em vários tipos de alimentos, como carne, ovos, leite e peixes.

As proteínas, em geral, são formadas por polímeros lineares, com até 20 aminoácidos, sendo determinantes para as atividades dentro da célula, as chamadas atividades intracelulares.



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Lista com alimentos ricos em proteínas:

  • Frango
  • Salmão
  • Carne Vermelha
  • Peixes
  • Camarão
  • Amêndoa
  • Tofu
  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Soja

Características e lista das proteínas magras em cada alimento citado:




Frango:

O frango deve ser ingerido sem tanta gordura. Assim, o ideal é fazer com que o consumo seja realizado sem a pele. As proteínas, no frango, são bastante abundantes, devendo ser aproveitadas para o desenvolvimento da massa magra, por serem proteínas magras.

Salmão:

O salmão é um alimento que possui uma importância enorme, dado o seu potencial como recuperador muscular, visto que possui grande quantidade de ômega 3. Desta forma, também deve ser aproveitado após o treino, na academia.

Ovos:

Os ovos são proteínas de origem animal, sendo bastante importantes para o desenvolvimento do corpo humano. Esse tipo de alimentação possui uma característica especial, em virtude de serem alimentos ricos em vitamina B12.

Tofu:

Pode ser adicionado in natura ou cozido, sem grandes alterações em sua capacidade nutricional.

Leite de vaca:

alimentos de origem vegetal

Enriquecem as nutrições, sendo bastante completos, oferecendo não apenas proteínas, mas também outros tipos de nutrientes fundamentais para o corpo humano.

Camarão:

Apesar do camarão ser, igualmente, muito rico, é necessário tomar cuidado, visto que não pode ser ingerido diariamente, dada a sua carga excessiva de colesterol.

Amêndoa:

A amêndoa oferece uma característica interessante a partir da sua sensação de saciedade, sendo um alimento interessante para quem deseja emagrecer com saúde, sendo sugerido antes das refeições.

Carne vermelha:

A frequência adequada para o consumo de carne vermelha é de 3 vezes semanais.

Peixes:

Além do salmão, já citado, outros tipos de peixes também são fontes muito ricas de proteínas. As escamas são extremamente úteis para absorver toxinas, sendo salmão, pintado e outros os tipos ideais.

Soja:





A soja é bastante útil como nutriente, sendo uma proteína riquíssima. Como proteína vegetal que é, a soja é capaz de oferecer muita energia para o corpo humano, sendo um tipo de nutriente que deve ser consumido moderadamente.

Outros alimentos ricos em proteína:

  • Abacate
  • Beterraba
  • Amendoim
  • Sopa Missô

O abacate e a sopa missô são fundamentais para quem deseja emagrecer.

Receitas:

As melhores receitas para alimentações ricas em proteínas podem ser encontradas aqui.

Proteínas de vários tipos e com várias características podem ser observadas e ingeridas, por todos os seres humanos (embora algumas particularidades precisem ser respeitadas).

Segue abaixo:

Receita de Crepioca light com queijo:

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Ingredientes :


Componente

Quantidade

Ovos 2 unidades
Clara de ovo 2 unidades
Queijo tipo cottage 1 colher de sopa
Tapioca 1 colher de sopa

Preparo:

  • 1. Os ingredientes devem ser misturados em uma tigela (caso queiram, também pode ser misturado via liquidificador, com o objetivo de obter uma consistência maior).
  • 2. A seguir, dependendo da mistura (quanto mais padronizada, melhor), deve ser acrescentada a uma frigideira já aquecida, com óleo de coco ou azeite.
  • 3. A seguir, é só aguardar as bordas douradas. O recheio pode ser acrescentado a gosto.

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