Dieta Intermitente: O que Pode Comer com Receitas Passo a Passo!

cardápio para iniciantes

Veja como fazer o plano com alimentação restrita por tempo:

É notório como as pessoas buscam cada vez mais por métodos eficientes para emagrecer.

São diversas as opções para quem almeja perder o peso em excesso e ter um corpo perfeito.

O jejum intermitente é uma das excelentes oportunidades para esse objetivo. No entanto, muitas pessoas ainda tem dificuldades de ficar longos períodos sem comer.

O que é:

O jejum intermitente é uma tática para o emagrecimento e, cuja pretensão é intercalar intervalos de jejum juntamente com períodos para a alimentação.

A finalidade é forçar o corpo a utilizar os estoques de gorduras e consequentemente levar a perda da massa gorda.

Indica-se habitualmente de 10 até 24 horas do jejum. Esse no entanto, pode-se realizar em alguns dia da semana.
benefícios


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Após o jejum, os momentos de permissão da alimentação é chamado de janela de alimentação.

Quando o indivíduo não estiver dentre desse período, ele pode consumir líquidos como água, café e chás sem adicionar açúcares.

É importante salientar que esse método não é recomendado para as pessoas em geral, pois quando realizado sem a devida orientação, podem acarretar problemas à saúde.

Desse modo, para definir a opção correta é fundamental a avaliação e indicação de um profissional nutrólogo, endocrinologista e/ou nutricionista.

Há no entanto, a necessidade de realização de alguns exames para verificar se a pessoa está apta a realizar esse tipo de dieta.

Para que serve:

Estudos apontam que ao efetuar essa dieta, as pessoas conseguem perder o peso desejado.

De acordo com as pesquisas, muitas perderam cerca de 4% até 7% da circunferência na cintura.


Assim, eliminando valores significativos de gordura localizada na barriga (a gordura visceral).

Destaca-se que, ao combinar o jejum intermitente com a prática de atividades físicas, os benefícios são potencializados.

Essa alternação dos períodos de jejum altera os níveis hormonais do corpo e torna a gordura armazenada disponível para todas as células.

Isto é, nesses intervalos em jejum, ao invés do organismo queimar o alimento ingerido, ele queima as gorduras em excesso tendo como resultado a eliminação do peso.

Benefícios:

De fato, se a dieta for realizada de maneira adequada, os benefícios observados são:

  • Promove a autofagia das células;
  • Aumenta a secreção do HGH;
  • Previne as doenças neurodegenerativas;
  • Previne as doenças cardíacas;
  • Eleva a sensibilidade à insulina;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Aumenta a praticidade e a economia;
  • Ajuda a combater o estresse oxidativo e também a inflamação;
  • Prolonga a expectativa de vida;
  • Previne o câncer;
  • Acelera todo o metabolismo;
  • Promove o controle dos hormônios;
  • Evita a flacidez;
  • Mina as células ruins do organismo;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Promove a queima da gordura e não do músculo;
  • Acelera o processo de emagrecimento;
  • Provoca a sensação do bem-estar e da saciedade;
  • Controla a glicose na corrente sanguínea;
  • Combate a diabetes.

o que comer no jejum
Cientistas afirmam que, se a pessoa seguir minuciosamente todas as recomendações do profissional e realizar o jejum intermitente de forma apropriada, é possível prolongar a vida e usufruir de todos esses benefícios à saúde.

Como fazer:

Há muitas maneiras de conseguir efetivar esse período de jejum.

Embora haja restrição de alimentos durante um tempo, se planejado é possível realizá-lo sem sofrimento.

As principais maneiras são:

Jejum de 16h:

É necessário ficar sem comer durante 14 até 16 horas, sem se alimentar, só pode água, chá, café (tudo sem açúcar). Nesse intervalo inclui-se o período de sono também. Nas 8 horas que restarem no dia, pode-se efetuar alimentações balanceadas. É preciso atentar-se de forma regular para não se alimentar demasiadamente do momento que é permitido a refeição.

  • Exemplo – Jantar as 21 horas e depois se alimentar somente as 13h no dia seguinte.

Jejum de 24h :

Ficar sem comer durante o dia completo de 2 até no máximo 3 vezes em cada semana.





Jejum de 36 horas:

Não se alimentar durante 1 dia completo somado a metade do dia seguinte.

  • Exemplo – Se alimentar às 21 horas, no dia seguinte não ingerir comida e somente às 9 horas da manhã do dia subsequente pode comer algo. Ressalta-se que, esse caso é permitido para as pessoas que estejam habituadas a se manter de jejum juntamente com o acompanhamento médico.

Alimentar-se durante 5 dias e praticar a restrição em 2 dias na semana, ou seja, se alimentar normalmente por 5 dias e reduzir para cerca de 500 calorias em 2 dias na semana.

Comumente, nos primeiros dias quem se submete a essa dieta pode sentir muita fome e, com persistências nos dias subsequentes começa a se habituar.

No entanto, se a fome se mantiver muito forte, permite-se fazer uma refeição leve.

Isso evita que a pessoa passal mal e que sofra muito.



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O que comer após o jejum:

Sugere-se após o período do jejum, ingerir alimentos que possuem fácil digestão e que não contenham muita gordura ou açúcar.

Alimentos recomendados:

É primordial optar por alimentos como, por exemplo, batata cozida, arroz, sopa, ovo cozido, purês no geral, carnes grelhadas ou cozidas magras, dentre outros.

Destaca-se que quanto maior o tempo de jejum, menor precisa ser a quantia de comida ingerida principalmente no primeiro desjejum. Isso garante uma melhora da capacidade de digestão e consequentemente do bem estar.

Alimentos não recomendados:

É necessário evitar frituras ou alimentos que a preparação é com demasiada gordura como, por exemplo, coxinhas, batata frita, sorvetes, molho branco, bolacha recheada ou ainda comida congelada e recheada de carboidratos como a lasanha, por exemplo.

Cardápio:

depoimentos

Sugestão de cardápio 1:

Almoço:

Componente Quantidade
Iogurte sem lactose de frutas light 1 copo
Bolacha água e sal 3 unidades
Requeijão sem lactose 1 colher de sopa
Abacaxi 1 fatia

Jantar:

Componente Quantidade
Arroz integral 1 colheres de sopa
Batata cozida média 1 unidade
Bife de lombo suíno 1 unidade
Pêssego 1 unidade

Sugestão de cardápio 2:


Almoço:

Componente Quantidade
Leite desnatado sem lactose com café 1 xícara de chá
Pão tipo francês ( sem miolo ) 1/2 unidade
Requeijão sem lactose 1 colher de sopa
Ricota 1 fatia fina

Jantar:

Componente Quantidade
Sopa de legumes 1 prato fundo
Gelatina de sabor livre para sobremesa 1 unidade

Receitas:

Seguem abaixo duas receitas com o passo a passo.

Pão feito no microondas sem farinha de trigo:

16h como fazer

Ingredientes:

Componente Quantidade
Clara 1 unidade
Iogurte desnatado 1 colher de sopa
Farelo da aveia (sem glúten) 2 colheres de sopa
Fermento em pó químico 1 colher de café

Modo de preparo:

  • 1. Misturar todos os elementos, despejar a massa em um recipiente de vidro próprio para microondas;
  • 2.Assar durante 2 a 3 minutos na temperatura mais alta;
  • 3.Consuma com recheio de preferência.

Hambúrguer de salmão light com pão de forma:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Salmão sem pele fresco 1 kg
Mostarda Dijon 1 colher de sopa
Cebolinha 1 maço picado
Gergelim preto Quanto basta
Pão de forma Integral 3 fatias
Cebola roxa bem picada 1 unidade
Salsinha Quanto basta
Azeite de oliva extra-virgem Quanto basta
Pimenta do reino Quanto basta
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Modo de preparo:

  • 1. Processar o pão e cortar o salmão em pequenos cubos;
  • 2. Adicionar a salsa, a mostarda, a cebola, temperar com o sal e a pimenta até a massa dar liga;
  • 3. Modelar os hambúrgueres com auxílio de forma de mini-pizza, colocar na assadeira untada;
  • 4. Salpicar gergelim em cima e levar ao forno com 180 graus já aquecido em torno de 15 minutos ou até que ele doure;
  • 5. É necessário atentar-se para não queimar, pois o hambúrguer feito com salmão assa rapidamente.

Este tipo de dieta é verdadeiramente uma alternativa para quem deseja emagrecer.

Entretanto, para conseguir de fato este propósito, é importante realizar o planejamento antes e depois do jejum, praticar atividades físicas como uma simples caminhada, por exemplo já ajuda a atingir os objetivos.

Vale lembrar que, deve-se optar pelos horários de alimentação de acordo com o seu dia a dia e conversado com um profissional que vai te ajudar.

Veja sobre outras dietas e cardápios, como preparar, o que pode comer, benefícios e muito mais: Clique bem aqui!



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