Chá de Sucupira: Para que Serve e Como Fazer o Passo a Passo!

serve para diabetes com vinho com biotonico

Veja os benefícios, como preparar a infusão da planta saveiro:

Esta é uma árvore com propriedades medicinais e pode ser conhecida por diversos nomes, tais como: faveiro, sucupira branca, sebipira, fava de Santo-Inácio e muito mais.

Ela aparece muito em alguns estados brasileiros como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. É uma madeira muito bonita e forte também, frequentemente usada na construção civil.

As sementes in natura da espécie branca pode ser encontradas em muitos supermercados, já ela em cápsulas pode ser comprada em algumas lojas voltadas para produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Para que serve a bebida:

serve para dor na coluna dosagem


pr

O chá é muito indicado no tratamento de algumas condições médicas. Eficaz no tratamento de dores de artrites, osteortrite, artrose, hérnias de disco e outras dores ósseas. A semente de sucupira (forma bruta) tem propriedades analgésicas, anticancerígenas e antiinflamatórias.

Benefícios:

Muitas pessoas que consomem o chá fazem isso com o objetivo de emagrecer, mas ainda não foi encontrado nenhum estudo que comprove esse benefício. Porém, é possível incluir em um contexto que possa contribuir para perda de peso. É o caso de substituir bebidas que são mais calóricas como refrigerantes, sucos artificiais e achocolatados que podem chegar até 160 calorias a cada 200 ml. A bebida vai ajudar na redução calórica.

O chá pode ser incluído na dieta de uma pessoa que entenda e consiga compreender que é necessário consumir uma quantidade baixa de calorias para eliminar alguns quilos. Por isso, possível afirmar que o chá ajuda no emagrecimento de forma indireta.

É importante lembrar que não adianta diminuir o consumo de bebidas mais calóricas e começar a substituir pelo chá se não melhorar a alimentação e praticar atividade física regularmente. É necessário procurar uma nutricionista, pois é a profissional que montará o melhor cardápio para o emagrecimento. Então, para comprovar que o chá emagrece de verdade, faça mudanças nos hábitos alimentares.


A bebida oferece os mais diversos benefícios, mas é essencial procurar um médico antes de começar a ingerir a mesma. Conheça abaixo os principais benefícios oferecidos por ela.

  • Muito indicado no tratamento de artrites;
  • Eficiente contra as artroses;
  • Auxilia no combate às aftas, amigdalite e rouquidão;
  • Ajuda a combater as hérnias de discos;
  • Auxilia contra o bico de papagaio;
  • Ajuda a estabilizar o ácido úrico;
  • Muito eficaz contra a blenorragia;
  • Indicado para quem tem diabetes;
  • Eficaz contra asma;
  • Eficiente para o combate à gastrite e úlcera;
  • Ótimo para combater as inflações nos ovários e no útero;
  • O chá tem muitas propriedades anticancerígenas;
  • Doenças venéreas, como a Sífilis, também podem ser tratadas com o chá seguindo orientação médica;
  • Ajuda a controlar hemorragias.

Como fazer:

Para o chá é preciso de cinco sementes e um litro de água. Para iniciar o preparo é necessário quebrar todas as sementes em um pilão ou é possível utilizar um alicate de corte em quatro partes, é preciso quebrar até que a resina consiga sair da semente. Deixe a mistura batendo cerca de dois minutos. Em seguida, deixe o chá tampado até esfriar. Pronto, agora é só beber.

Outra forma de fazer o chá é com 12 sementes para três litros de água. É necessário socar bem as sementes até a resina interna aparecer, isso pode ser feito no pilão. Elas são bem duras então é preciso encontrar um lugar adequado para quebrar. Coloque os três litros de água para ferver. Assim que iniciar a fervura, adicione todas as sementes e espera por 90 segundos. Depois apague o fogo e tampe o recipiente. Esse chá pode ser mantido na geladeira por vários dias.



pr

É possível fazer o chá utilizando seis sementes para um litro de água. Lave bem todas as sementes e quebre com um martelo de cozinha. Deixe as seis sementes ferver com a água por cerca de dez minutos. Em seguida, coe a bebida e consuma durante todo o dia. Para quem trabalha fora de casa pode levar o chá em uma garrafinha e beber como água.

Receitas:

Existem várias receitas para fazer com as sementes, seguem algumas abaixo:

Refrescante e para tomar gelado:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Água fervente 01 litro
Sucupira 05 sementes
Mel 02 colheres de sopa
Suco de limão ½ unidade
Hortelã 02 folhas

Modo de Preparo:

  • 1.Depois que a água e as sementes ferverem por aproximadamente 10 minutos;
  • 2. Desligue o fogo e acrescente os outros ingredientes, deixe descansar e ponha na geladeira;
  • 3. Assim que estiver resfriado, tome 3x ao dia.

óleo para cabelo

Para tomar quente:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Água fervente 01 litro
Sucupira 05 sementes quebradas
Açúcar de coco 02 colheres de sopa
Canela em pó 2 colheres de chá
Gengibre médio e fresco 02 rodelas

Modo de Preparo:

  • 1.Coloque todos os ingredientes para ferver por aproximamente dez minutos;
  • 2. Depois deixe descansar por mais cinco e beba em seguida;
  • 3.Pode ser bebido durante o dia, até 3x.

Efeitos colaterais:

É preciso ter alguns cuidados ao ingerir a sucupira. Gestantes e crianças com menos de 12 anos não devem consumir a semente, seja qual for a forma. O ideal é sempre procurar um médico, somente ele pode liberar o uso sem sofrer efeitos colaterais.

Loading...

Não existe nenhum estudo que fale sobre efeitos dessa planta nos seres humanos, então, não é possível saber quais os riscos se consumido em excesso. Isso não quer dizer que esses riscos não existem, já que as plantas medicinais também podem oferecer toxinas e gerar efeitos contrários no corpo humano.

Alguns artigos disponíveis na internet afirmam que é necessário consumir o chá por 15 dias e depois pausar o mesmo tempo. Por isso, de qualquer forma, é preciso consultar um médico para indicar o uso ou não da bebida. Além disso, é fundamental entender que, mesmo que a planta ajude em diversas situações, ela não é milagrosa e não pode ser consumida como única e exclusiva para doenças.

Então, é muito importante seguir todas as orientações médicas referente ao problema em questão e não se deve confiar somente no chá. É preciso ressaltar que a semente de sucupira não é considerada fitoterápico pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), exatamente pela não existência de pesquisas com seres humanos. Consequentemente não pode ser utilizada como base de nenhuma produção de medicamento.

Dicas extras:

  • A semente apresenta uma resina que pode acabar impregnando na panela que for feita o chá, então, saiba escolher a panela correta para o preparo. Se possível, deixe uma panela separada apenas para fazer a bebida. Na hora de lavar é indicado que utilize uma esponja para tirar o máximo de resíduo que conseguir.
  • Como já falado acima, é indicado consumir o chá por 15 dias e depois parar pelo mesmo tempo, isso acontece para que seja possível estabilizar o sistema endócrino.
  • É possível encontrar as sementes também pela internet, lembrando que as farmácias de manipulação oferecem em forma de cápsulas.

Para conhecer tudo sobre os outros chás, benefícios e receitas: Clique aqui

Clique aqui para conhecer sobre o chá de dor no estômago, como preparar e contraindicações



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...