Chá de Sálvia: Para que Serve, Propriedades e Benefícios!

é bom pra quê

Veja como esta folha muito utilizada em tempero tem também seu uso como infusão:

O que é:

A Sálvia (Salvia officinalis), também conhecida por sálvia-comum ou sálvia-das-boticas é uma planta medicinal originária da região sul da Europa utilizada a muito tempo pelas pessoas devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Em Roma, por exemplo era considerada sagrada e para os egípcios, milagrosa.

Atualmente é bastante utilizada na Europa e Ásia e seu uso vem sendo difundido nas Américas de maneira geral.
Ela pode ser utilizada tanto como tempero quanto na forma de chá, e é exatamente sobre este último que iremos tratar a seguir.

Para que serve:

Muitas pessoas chamam ela de planta das mulheres. O apelido veio devido as inúmeras utilidades que está traz ao organismo feminino, principalmente no que diz respeito a menstruação e suas consequências.
para secar barriga


pr

Há quem diga ainda que a bebida é emagrecedora. No entanto, não existem estudos comprovados ainda sobre isto. Mesmo assim, algumas pessoas tem recorrido a este para perder alguns quilinhos indesejáveis e parece que tem dado certo, pois tem sido bem comum pessoas postarem na internet imagens comparando o antes e depois de seus corpos com a utilização do mesmo.

Benefícios:

Os benefícios trazidos a partir da ingestão desta milagrosa erva, são:

  • Tratamento de problemas digestivos, tais como diarreia;
  • Tratamento de depressão;
  • Tratamento de insônia;
  • Cura de resfriados fortes, tosse, garganta inflamada;
  • Tratamento da mucosite oral, um efeito colateral do tratamento do câncer;
  • Estimula o crescimento capilar;
  • Diminui a incidência de cabelos grisalhos;
  • Auxílio na redução dos níveis de colesterol sanguíneo;
  • Auxílio da redução de peso;
  • Estímulo do funcionamento cerebral;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Fortalecimento ósseo;
  • Auxílio na redução dos níveis de açúcar sanguíneo;
  • Prevenção ao envelhecimento precoce.

Além disso, é muito recomendado para as mulheres, devido ao equilíbrio que este traz ao seu sistema hormonal, sendo eficiente para o tratamento de problemas no clico menstrual e também para o tratamento da menopausa.

Como fazer:

A preparação da infusão de sálvia é bastante rápida e fácil. Para tanto, deve-se apenas adicionar uma colher (sopa) das folhas desta planta em um copo de água fervente e deixar em repouso por cerca de 10 minutos. Depois basta coar e o chá estará pronto.

O sabor é bastante agradável, por este motivo não é necessário adoçá-lo. No entanto, é comuns algumas pessoas adicionarem algumas gotas de limão a fim de deixá-lo mais saboroso e funcional.

O ideal é consumir a bebida logo após o seu preparo, visto que com o passar do tempo ocorrerão perdas de suas propriedades funcionais. Não se aconselha o consumo da bebida que foi preparada dentro de um período superior a 24 horas, visto que a mesma já não mais trará benefícios a saúde, muito pelo contrário, poderão se formar compostos tóxicos nocivos ao organismo.

Como tomar:

Para o caso do combate as ondas de calor sentidas pelas mulheres que estão na menopausa, indica-se a ingestão diária desta bebida por cerca de 2 a 3 meses ou até sentir que os sintomas melhoraram.



pr

Já para a utilização da erva como expectorante, basta tomar uma xícara desta infusão por 7 dias seguidos.

Receitas:

Bebida com camomila:

Esta é uma combinação ideal para quem sofre com insônia. Para fazê-lo basta misturar algumas flores de camomila às folhas de sálvia durante a sua infusão. Antes da ingestão pode-se ainda adoçá-lo com um pouco de açúcar mascavo, de preferência, ou mel.

Lembre-se de que não se recomenda a fervura das folhas, estas devem ser adicionadas em água fervente apenas.

Bebida com valeriana:

Esta bebida também é indicada para pessoas que possuem dificuldade para dormir. Os efeitos sedativos desta mistura são ainda mais poderosos do que o do chá citado anteriormente. A proporção ideal entre estes é de 1 colher (sopa) de folha de sálvia para 1 colher (chá) de valeriana. A infusão também deverá ser preparada com a água já fervendo, jogando as folhas e aguardando (não se ferve a água com as folhas dentro).
canela e louro  quantos quilos
Esta bebida deverá ser ingerida pouco antes da pessoa ir se deitar, devido ao seu rápido efeito sobre o organismo.

Efeitos colaterais:

Apesar de ser um produto natural utilizado como tempero na cozinha, a sálvia pode trazer efeitos desagradáveis ao organismo, dependendo da pessoa que fizer o seu uso.

As reações adversas mais comuns são problemas digestivos, oscilações da pressão arterial, erupções na pele e baixa dos níveis de açúcar no sangue, sobretudo das pessoas diabéticas.

Outros efeitos que poderão surgir são danos ao fígado e convulsões. Além disso a sálvia é rica em cânfora e tujona, substâncias estas que quando consumidas em grande quantidade podem até mesmo serem letais. Portanto, é sempre bom não exagerar na dose. A dose diária recomendada pela ANVISA deste chá é de no máximo três xícaras de 150 ml cada ao dia.

Vale ressaltar ainda que é sempre bom consultar o seu médico de confiança antes de iniciar o consumo contínuo do chá de sálvia, visto que, dependendo dos produtos medicamentosos que você já fizer uso, a ingestão deste chá não é recomendado, e isto apenas o médico que conhece o seu histórico clínico é quem poderá dizer.

Contraindicações:

O seu consumo é apenas contraindicado para gestantes, visto que a tujona pode dar origem a contrações uterinas e consequentemente levar a um aborto espontâneo.

Infelizmente algumas mulheres grávidas em caso de desespero tem utilizado o chá justamente com este objetivo, ou seja, causar o aborto.

Loading...

Não faça isso, pois os riscos de causar um problema são maiores ainda na mãe do que na criança.

O uso também é contraindicado para mulheres em fase de amamentação, pois esta planta é capaz de secar o leite.

No entanto, ele também pode ser utilizado para secar o leite quando não se deseja mais amamentar ou quando a quantidade de leite produzida for muito grande.

Crianças, adolescentes e idosos também deverão utilizar este produto com moderação.

Onde comprar:

As folhas secas de sálvias podem ser adquiridas em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e também em sites da internet, que entregarão este produto em sua casa.

Na hora da compra é sempre importante verificar a procedência do produto.

Certifique-se de que as folhas de sálvia estão limpas e higienizadas e sem a adição de qualquer outro componente que poderá ser nocivo à saúde.

Em suma, seja lá qual for o motivo que o levou ao consumo da bebida feita com a sálvia, lembre-se sempre de que tudo em excesso é prejudicial.

Para conhecer sobre os demais chás, para que serve, benefícios e receitas: Veja bem aqui

Clique aqui para conhecer o chá de moringa, para que serve, indicações, benefícios e como fazer


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...