Celulite infecciosa, causas, prevenção, tratamento e como cuidar da doença

no braco fotos imagens tratamento causas

Conheça tudo sobre este problema, se é contagiosa a doença e o que fazer para cuidar, tanto no rosto como nos olhos (orbital) e no resto do corpo

O que é celulite bacteriana?

Quando falamos a palavra “celulite” logo vem em mente aqueles furinhos na pele que são o grande pesadelo de muitas mulheres. Mas também existe a celulite bacteriana ou infecciosa, uma patologia que ocorre quando uma bactéria entra na camada mais profunda da pele e causa uma infecção, deixando o local vermelho, inchado e dolorido. Em casos graves, esse quadro pode acometer o corpo todo, causando uma infecção generalizada, e levar a morte. A celulite comum é diferente e não causa grandes problemas a saúde.

Muitas pessoas perguntam: essa doença é contagiosa? A verdade é que a bactéria dificilmente será transmitida de uma pessoa para outra, a não ser que quem esteja contaminado apresente uma ferida e alguém sem a doença entre em contato. O diagnóstico precisa ser feito por um dermatologista e é bem simples, acontece apenas com análise dos sintomas. Em alguns casos, pode ser feita biópsia ou exame de sangue.

O maior perigo dessa doença é o fato de ser pouco divulgada. Ela é muito comum, aparecendo em 10 a 100 pessoas a cada 100 mil pacientes por ano. Muitas pessoas sequer sabem que existe dois tipos de celulite e, quando contrai a bacteriana, não sabe o risco que corre, visto que ela é facilmente confundida com erisipela e isso pode levar a um tratamento incorreto. Outra informação importante que poucos sabem é que a celulite infecciosa infantil é muito forte devido a fragilidade do organismo.

infecciosa bacteria infantil coça na perna no pe


pr

Celulite infecciosa no rosto:

A celulite bacteriana pode afetar várias partes do corpo. Os lugares mais comuns são no braço, nas pernas, na face e no pé. A doença pode acometer não somente as mulheres, mas também homens, independente da idade.

No caso da celulite facial, as causas são diversas. Complicações odontológicas podem causar celulite no rosto e uma complicação pode gerar meningite e chegar até aos olhos, causando perda da visão. Em casos muito graves pode causar necrose. Fique atento: quando a bactéria atinge o rosto, a piora pode ocorrer em poucas horas, principalmente em crianças.


Celulite infecciosa nos olhos:

Essa é a forma mais grave do problema, mas se tratada corretamente ainda no início não se torna tão perigosa. O ataque nos olhos é bem comum em crianças e idosos, principalmente pela falta de imunidade.

Outro nome dado para a infecção é Celulite Orbitária e acontece quando os tecidos próximos a algum dos olhos é infectado. Ela começa na superfície e vai se espalhando para os vasos sanguíneos.

A causa mais comum é a sinusite, mas traumas oculares também podem ser um fator. Acne pode ser uma porta de entrada de bactéria se não for tratada com a devida higiene. Por isso que qualquer pessoa, independente do sexo ou idade, pode ser acometida pela celulite bacteriana nessa área.

O não tratamento da celulite infecciosa no olho pode levar a cegueira, meningite e até septicemia. Em casos raros pode causar um abscesso cerebral que precisará de uma intervenção cirúrgica. Felizmente esses casos são raros, visto que o incômodo é tanto que antes de qualquer complicação o paciente recorre a um médico.



pr

O tratamento é feito com aplicação de antibióticos intravenosos e, em alguns casos, internação. A drenagem cirúrgica é rara e só acontece quando não há acompanhamento correto.

Causas da celulite infecciosa:

Como dito anteriormente, a celulite infecciosa é acometida através da penetração de uma bactéria na pele, sendo ela Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. Elas podem atacar principalmente quem tem alguma ferida que não foi tratada corretamente, inclusive aberturas cirúrgicas.

Doenças na pele, como dermatite, micose e outras que causam machucados também podem ser um canal para adquirir a doença. Pessoas com deficiência imunológica e diabetes também são mais propensas para sofrer desse mal.



Outros fatores de risco da celulite infecciosa e bacteriana são:

  • Varizes
  • Inchaços crônicos principalmente nos membros inferiores
  • Sedentarismo
  • Uso de corticoide
  • Alcoolismo
  • Aumento de estrogênio
  • Assaduras
  • Úlcera
  • Poliomielite
  • Osteomielite
  • Linfedema

Sintomas da celulite infecciosa e bacteriana:

Os principais sintomas são muitos parecidos com outras doenças de pele, como erisipela, por isso é muito importante procurar um médico assim que apresentar o seguinte quadro:

  • Febre acima de 38ºC
  • Pele quente
  • Região muito vermelha
  • Calafrios
  • Mal-estar
  • Enjoo
  • Vômitos

A celulite infecciosa não coça, esse sintoma pode ser sinal de outro problema como dermatite, por isso e consultar com um médico é tão importante.

Loading...

Tratamento:

O tratamento é feito com antibióticos muito conhecidos como Amoxicilina e Cefalexina, geralmente em doses sistêmicas (intramuscular ou endovenoso), pelo menos no início do tratamento. O tempo de cura é de 10 a 21 dias. É possível que seja receitado também analgésicos para diminuir as dores. É importante tomar os remédios corretamente e acompanhar se a vermelhidão diminui ou não. Também é necessário muito repouso e deixar o membro elevado. Se os sintomas se mantiverem ou piorarem, volte ao médico, pois os medicamentos podem não estar fazendo efeito. O mal tratamento pode deixar cicatrizes.

Os sintomas começam a diminuir em média 10 dias depois do inicio da medicação. Caso você esteja em tratamento e não haja mudanças, volte ao hospital. Muitas vezes é necessário que o paciente fique internado para fazer tratamento intravenoso.

O não tratamento pode causar um abscesso e até uma trombose venosa profunda no local acometido. A variação de casos de celulite infecciosa com óbito varia de 0,5% até 20%. Pelo menos 12% dos casos tem novas crises em um intervalo de seis meses depois do primeiro quadro, mas só acontece se a pessoa estiver em um grupo de risco.

infantil doenca tratamento infecciosa doenca contagiosa
A prevenção se dá de várias maneiras:

  • Boa higiene para evitar micoses
  • Cuidar de feridas na pele
  • Hidratar a pele
  • Ficar atento a possíveis infecções em acne e picadas de inseto
  • Cuidado ao cortar as unhas para não machucar os dedos
  • Se já houver alguma ferida, troque o curativo pelo menos uma vez por dia e fique atento para vermelhidão e inchaço

Fotos e imagens:

Existem diversas imagens na internet de celulite bacteriana, principalmente de casos mais graves. As fotografias são fortes, mas bem realistas quanto ao que a celulite infecciosa pode se tornar. Elas estão presentes principalmente em PDF de artigos de medicina.

Conheça tudo sobre as celulites, seus tipos, suas causas, como prevenir, melhores tratamentos, cremes, remédios e exercícios para remover elas do seu corpo para sempre, basta clicar aqui!

Recomendado para você:


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...