Óleo de Rícino: Para que Serve e Como Usar para Cabelo e Barba

posso dormir com   fino

Veja como a extração do líquido gorduroso das sementes da mamona está sendo cada vez mais utilizado para fins cosméticos :

O que é:

Este é um produto extraído da mamona (Ricinus communis), sendo utilizado há muito tempo com fins terapêuticos e medicinais – embora não haja comprovação científica para estas finalidades. Hoje em dia, também tem um uso muito forte para fins estéticos. A árvore é comum na África e na Ásia, embora encontrada também em outros continentes.

Com seu uso ao longo da história foram observados muitos usos de para que serve. Sua utilização é tradicionalmente conhecida como laxativa, anti-inflamatória e antioxidante.

Para se ter ideia de sua historicidade, o óleo já era utilizado com esses objetivos desde o Egito antigo. Além disso, porém, tem usos significantes também na área estética, graças à grande presença de ácido linolênico e ácido linoleico (presentes no ômega 6), de ácido oleico (parte do ômega 9), ácido palmítico, ácido esteárico, sais minerais e vitamina E.
sobrancelha no shampoo manchas no rosto


pr

Mostra ter excelentes efeitos na pele, nas unhas, nos cabelos, nas sobrancelhas, na barba e até mesmo em estrias e manchas.

Diz-se, inclusive, que Cleópatra já fazia uso com essa finalidade há mais de 2000 anos. Atualmente, diversas marcas famosas no mercado fazem uso dessa substância, após comprovarem sua eficácia estética cientificamente.

Hidratação:

Há uma vantagem muito grande na sua utilização, que é a hidratação. Ela pode ser vista tanto no uso para fios de cabelo quanto para pele e para unhas. A partir da aplicação, há hidratação e criação de uma camada protetora. Ambas propiciam que a pele e os pelos segurem a água, evitando sua perda. Os resultados são variados, como o fortalecimento das cutículas, a nutrição do cabelo e o combate à acne e à oleosidade. Sendo assim, pode ser utilizado em peles muito oleosas e em cabelos que sofrem com ressecamento, por exemplo.

No cabelo:

Há uma série de benefícios no cabelo, listados abaixo. Para a utilização capilar, a proporção do óleo que deve ser utilizada é a de uma colher de sopa para um pote de condicionador ou creme de 200ml. A aplicação deve ocorrer durante o banho, pelo período de cerca de um minuto, tomando o cuidado de retirar todo o conteúdo com enxágue.



pr
  • Propriedades que propiciam o fortalecimento capilar: utilizado em produtos voltados para os cabelos, o óleo estimula o fortalecimento da raiz. Com isso, há crescimento capilar e diminuição da queda e da quebra do cabelo, tornando-o mais forte. A presença de vitamina E é fundamental nesse sentido;
  • Hidratação e camada protetora: outros efeitos são ainda a nutrição, a hidratação e a formação de uma espécie de camada protetora, que evita o ressecamento, a perda de água e possíveis danos que possam ser causados pela exposição intensa ao sol. Serve para dar brilho e uma aparência mais sedosa aos cabelos;
  • Efeitos antibacterianos e antifúngicos: este produto vindo da mamona também possui substâncias antibacterianas e antifúngicas, capazes de auxiliar no combate e na prevenção a algumas infecções no couro cabeludo e outros agentes que possam enfraquecer os fios capilares. Quadros como a caspa (normalmente causada por fungos e por ressecamento do cabelo), por exemplo, podem ser combatidos e amenizados a partir da utilização do composto vindo do rícino;
  • Volume: em função da presença do ômega 6 e do ômega 9, há o benefício de obtenção de mais volume aos fios de cabelo. O ácido graxo, presente no óleo, atua como estimulante ao couro cabeludo e onde os fios nascem (folículos pilosos), obtendo, assim, fortalecimento e volume dos fios.
  • Combate ao excesso de oleosidade: há também a presença de propriedades de limpeza, que controlam a oleosidade capilar.
  • Combate à queda de cabelo: embora existam diversos fatores que possam ter como desfecho a queda de cabelos a utilidade do óleo se dá principalmente quando os fios estão caindo pelo chamado eflúvio telógeno – isto é, quando caem na fase telógena, normalmente motivados por condições adversas como o estresse. A utilização do produto fornece um estímulo no movimento oposto; ou seja, para que voltem à fase de crescimento dos fios.

minoxidil e juntos

Na sobrancelha:

Na sobrancelha, o rícino pode ser aplicado com o intuito da promoção do fortalecimento e do estímulo ao crescimento. Pode ser empregado também nos cílios, da mesma forma e com a mesma finalidade e ganhos.

Na barba:

A aplicação na barba é bastante fácil. É só passar o produto no rosto, na pele sob a barba e massageá-la. Há a opção de retirar no banho em seguida ou então no outro dia (passar a noite dormindo com o óleo fazendo efeito). As vantagens aqui incluem uma lógica semelhante às do cabelo e da sobrancelha, uma vez que estimula o crescimento de pelos mais fortes e grossos, aumentando o volume da barba. Vale ressaltar, contudo, que não costuma funcionar para os homens que possuem barba falha, visto que não produz o crescimento de novos fios.

Nas unhas:

No caso das unhas, há uma contribuição a partir da hidratação das cutículas. A atuação é na forma da criação de uma película protetora que impede a perda da água. Assim, mais hidratadas, as cutículas protegem melhor as unhas e ajudam no seu crescimento. É especialmente interessante para quem sofre com unhas quebradiças.

Não há muito segredo em como usar. A aplicação deve acontecer por uma hora do óleo puro sobre as unhas, sobretudo antes de fazê-las, para tirar melhor proveito dessas vantagens.

Loading...

Efeito laxante:

O efeito laxante acontece pois há estímulo aos movimentos intestinais. Dessa forma, é recomendado em alguns casos contra a constipação, usado inclusive na preparação para alguns exames. Não deve ser utilizado, no entanto, de forma contínua, uma vez que o seu uso prolongado pode trazer alguns problemas para a saúde. Para os adultos, a dose recomendada normalmente varia entre 15 e 60ml; já para as crianças, de 5 a 10ml.

Ressalva é feita para as pessoas que sofrem com doenças intestinais (como Chron) ou gestantes, que não devem fazer a ingestão.

Antes e depois:

Testes de antes e depois da utilização do produto são encontrados pela internet. O que eles demonstram, em suma, é o que vem sendo exposto neste artigo. Ou seja, a correção de falhas de sobrancelhas, propicia melhor crescimento das unhas, auxilia a melhorar o volume da barba e do cabelo, etc.

Preço:

No mercado livre, pode ser encontrado para comprar em diversas quantidades, por muitas marcas e, consequentemente, preços muito distintos. Frascos menores têm seu valor próximo dos R$10,00, enquanto os maiores podem chegar até os 40 reais.

Para conhecer cortes de cabelos femininos e masculinos: Veja bem aqui

Recomendado para você:



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...