Catuaba: Para que Serve, Fotos, Indicações e Benefícios!

em pó como preparar

Veja a significância da planta da qual é feita a bebida alcoólica com propriedades afrodisíacas:




O que é:

Com origem em solo brasileiro, a catuaba é uma planta popularmente conhecida pela bebida alcoólica feita a partir dela. Acredita-se que é afrodisíaca, atuando no aumento do libido. O nome é dado a algumas plantas distintas.

São elas a Erythroxylum catuaba, a Erythroxylum vacciniifolium, a Trichilia catigua, a Anemoegma arverse, a Anemopaegma mirandum, a Bignonia miranda e a Anemopaegma sessilifolium.

Embora sejam plantas que possam variar muito no comprimento (enquanto umas têm cerca de 3 metros, outras passam dos 40), com propriedades que se assemelham. Elas são encontradas, de maneira geral, do Sudeste ao Nordeste brasileiro.

A bebida é produzida com base nessas plantas que em conjunto levam o nome de catuaba. Para a sua produção, são utilizados os ramos, as cascas da raiz e as folhas das plantas. Além disso, no mercado podem ser encontradas bebidas à base de catuaba que são produzidas de uma mistura com vinho tinto doce, guaraná, marapuama e, claro, o extrato da planta. Seu teor alcoólico é alto quando comparado ao de outras bebidas, chegando a cerca de 16%.

em cápsulas


pr

Seus efeitos são variados. Embora seja mais famosa pela capacidade de aumento do libido, o uso também é capaz de estimular o sistema nervoso central. É muitas vezes consumida com os objetivos de combater a insônia, o nervosismo, o sentimento de cansaço, o esgotamento mental, a depressão, a fadiga e provocar uma melhora na capacidade de memória.

Sua relação com a libido se dá tanto em homens quanto em mulheres. A partir da ingestão da bebida, são normais relatos de sonhos eróticos, seguidos de crescimento elevado no desejo por sexo. Essa ação da bebida já chegou até a ser sugerida cientificamente em pesquisas empregando coelhos como consumidores. Esse efeito afrodisíaco, inclusive, já é conhecido em terras brasileiras há muito tempo: os índios Tupis, principalmente, faziam uso da planta dessa forma. Essa tribo inclusive é conhecida por compor músicas destacando as capacidades afrodisíacas da planta.

Vale ressaltar igualmente que os efeitos adversos vindos dessa planta são mínimos, normalmente associados ao consumo em excesso. A planta é utilizada até mesmo por farmacêuticas para produção de medicamentos antibacterianos e antivirais. Ainda assim, recomenda-se que se evite o uso do produto durante a gravidez, uma vez que não se conhecem direito os possíveis efeitos.

Com açaí:

Uma opção interessantíssima é utilizar a bebida como ingrediente no açaí. Muita gente adora os dois e, combinados, costumam fazer sucesso. Para fazê-los é só bater os dois juntos no liquidificador (cuidando com a proporção de açaí para a bebida, para evitar que fique líquido demais). O resultado é um pote de açaí com um toque de sabor da bebida. Quem quiser, pode adicionar, claro, outros ingredientes, como guaraná, banana, leite em pó, etc.

Hoje em dia também existe versões da bebida alcoólica misturada com açaí, modificando o gosto, deixando-a mais doce e saborosa.



pr

Com amendoim:

Ela com amendoim remete a duas coisas bem distintas. A primeira é uma possível junção da bebida com o alimento amendoim, que, junto com outros ingredientes, fica muito bom em drinks que é feito em bares. A segunda é uma banda de forró da década de 1990, chamada “Catuaba com Amendoim”. A banda existiu por um bom tempo, fez quatro CDs e um DVD e, recentemente, foi desfeita.

Selvagem:

Catuaba Selvagem. Este é o nome da principal marca da bebida no mercado, criada em 1992. Ela está disponível nos mercados de todo o Brasil. É conhecida pela sua irreverência (basta olhar as fotos de seus rótulos, já é possível notar isso), sendo ícone em festas universitárias.

selvagem efeitos o que é

Bolo:

Se a bebida tem esse gostinho tão especial, por que não utilizá-la também em bolos? Muita gente já teve essa ideia. Ela pode ser usada normalmente como ingrediente em bolos, como o de chocolate. Pode ser incrementada, igualmente, com outras guloseimas que complementam seu sabor, com a presença de açaí e amendoim no bolo.

Drinks:

Desde que a ela passou a fazer sucesso, uma série de drinks foram inventados e/ou adaptados com o uso da bebida. Abaixo seguem alguns dos mais criativos:

  • Sangria: basicamente, você pode só fazer uma sangria normal e substituir o vinho por catuaba, que vai dar um toque mais doce. Receita: pique meio abacaxi, duas maçãs, duas laranjas, uma caixa de morango e um cacho de uvas. Coloque em uma jarra junto com duas colheres de açúcar. Encha com 500 ml de catuaba e com mais 500 ml de soda. Pronto, é só lembrar de servir com pedaços de gelo.
  • Orgasmo: essa bebida normalmente também não levava catuaba. Mas já está sendo adaptado – até pelo nome do drink combinar com os efeitos afrodisíacos da mesma. É só misturar 15ml da bebida com uma colher de sopa de amendoim torrado, 20ml de vodka e 20 ml de leite condensado. Pode servir com gelo em pedaços.
  • Frozen: esse é simples. Se deixar a garrafa no congelador, ela não deve congelar completamente e nem estourar, dependendo da garrafa. Dessa forma, acaba ficando com uma consistência como a de iogurte frozen. Esse é pra comer de colher ou aproveitar e deixar derreter na boca.
  • Caipirinha ou Tutupirinha: nesse drink, é só substituir a tradicional cachaça pela catuaba. Aí pronto, o drink está completo, com um aroma e sabor bem diferente.
Loading...

Música:

Recentemente, com a maior popularidade da bebida entre os jovens, acabou entrando como tema de diversas músicas, especialmente entre os artistas do mundo funk.

São diversos artistas que se aproveitam da ideia do afrodisíaco inerente à bebida para colocar um ar de sensualidade em suas músicas.

MC Zaac, por exemplo, na música Vai Embrazando canta que “abre a geladeira, pega a catuaba, depois de uns corte ela ficou animada” em alusão ao tom sedutor e de libido proveniente da planta.

Preço:

Este produto está disponível em diversos formatos. Em pó, por exemplo, é possível encontrar 200 gramas por cerca de 7 reais. Entre os produtos florais vendidos em farmácias de manipulação, é possível encontrar a planta para fazer chá, que custa também perto de R$7,00. Já a bebida costuma custar pouco mais de R$10,00 na garrafa de um litro. Ainda é possível encontrá-la saborizada, com mistura de açaí ou piña colada.

Para conhecer sobre os outros alimentos, benefícios e receitas: Veja aqui

Clique aqui agora para conhecer o ginkgo biloba, para que serve, benefícios e efeitos colaterais


Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...