BCAA: Ganha Massa Muscular? Como tomar e efeitos colaterais!



BCAA ganha massa magra muscular mesmo? Veja como tomar, efeitos colaterais, preço e se engorda!

O que é

É um produto utilizado como suplemento nutricional, ou melhor, traduzindo do inglês Aminoácidos com Cadeias Ramificadas.

Têm se tornado cada vez mais popular por sua associação com a prática da musculação.

Como o próprio nome sugere, na composição básica tem aminoácidos.

Existe uma variedade de 20 aminoácidos na natureza.

Uma característica bastante curiosa sobre essas moléculas é que existem alguns organismos capazes de produzir por conta própria todos os 20 aminoácidos, enquanto existem outros organismos incapazes de produzir todos os aminoácidos necessários.

Assim, convencionou-se chamar de aminoácidos naturais aqueles que podem ser produzidos pelo aparato bioquímico do organismo e chamar de aminoácidos essenciais aqueles que não podem ser produzidos pelo organismo, sendo obtidos então através da alimentação.

Apenas para se ter uma ideia: as plantas são capazes de produzir todos os 20 aminoácidos presentes na natureza.

Isso tem uma relação ecológica com sua alimentação: como as plantas em geral não se alimentam de proteínas (constituídas por aminoácidos), então a evolução tratou de tornar possível a produção de todos os aminoácidos da natureza.

Bovinos produzem aproximadamente 18 dos 20 aminoácidos existentes e os humanos produzem apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes.

Por isso sempre se fala da importância de uma dieta balanceada: quando falamos em alimentação pensamos logo nos macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras.

Mas não podemos esquecer: para o bom funcionamento do metabolismo, precisamos obter todos os aminoácidos necessários para nosso corpo, e justamente para suprir essa necessidade ocorreu a sua criação.

Note que interessante: a indústria percebeu que as pessoas tinham dificuldade em obter esses aminoácidos não produzidos pelo corpo através da alimentação.

Solução: as indústrias do ramo passaram a produzi-lo, que reúne justamente os aminoácidos que não produzidos por conta do organismo. Por isso diz-se que é um suplemento nutricional: ele serve como um complemento a uma dieta equilibrada e uma prática regular de exercícios físicos.

A sua composição é basicamente de Valina, Leucina e Isoleucina.

Alguns outros suplementos nutricionais são compostos de aminoácido, como por exemplo a Glutamina.

longevidade insulina tecido muscular hormonio anabolico anticatabolico dor muscular tardia dieta

Apresentação do BCAA

Possui diferentes apresentações; isso varia de acordo com a marca do produto que você está adquirindo.

Existe uma infinidade de tipos e formas, podendo ser vendido em tabletes, em pó, em cápsulas e em comprimidos.

Alguns rumores relacionam o seu aspecto físico com a rapidez na absorção do composto pelo organismo.

Diz-se que a sua absorção do em cápsulas é proporcionalmente mais lenta quanto em relação à sua absorção em pó.

As suas concentrações na forma de apresentação do suplemento também podem variar a critério do fabricante.

Um aspecto muito importante que deve ser ressaltado é que dependendo da qualidade do fabricante, o suplemento nutricional adquirido por você pode conter menos por comprimido ou cápsula do que está indicado na embalagem.

Por isso, valem algumas dicas: fique atento ao local no qual você irá adquirir seu suplemento nutricional.



Opte por locais reconhecidos e certificados legalmente e indicados por colegas e conhecidos.

Desconfie de produtos que tenham uma superconcentração por um preço muito abaixo do mercado.

Indicações do BCAA

Você pode pensar que em princípio seria indicado para todo e qualquer indivíduo que quisesse promover a manutenção de sua saúde.

Note no entanto que os aminoácidos presentes nas cápsulas ou tabletes podem ser adquiridos através da alimentação, o que exclui a obrigatoriedade de consumo desse suplemento nutricional pela população.

É indicado sobretudo para praticantes de atividades físicas.

Isso porque esses aminoácidos tem função determinante no processo de reconstrução muscular.

Não estranhe o termo: quando realizamos atividades físicas intensas, o tecido muscular é lesionado e precisa ser reconstruído.

É como se o tecido fosse uma parece e os aminoácidos os tijolos: ajudarão a manter a integridade do tecido muscular.

Para esse fim de reconstrução muscular, costuma-se associar o seu uso com outros suplementos nutricionais, como os proteicos, a exemplo do Whey Protein, talvez o mais famoso suplemento nutricional nos dias de hoje.

Como utilizar o BCAA

Embora esse suplemento nutricional possa ser vendido sem receituário médico, é extremamente importante que você consulte um nutricionista ou um médico endocrinologista.

Eles poderão avaliar a real necessidade de consumo desse suplemento.

Como o próprio nome de classificação sugere, a ideia é utilizar a sua versão industrial para suplementar esses aminoácidos, e não para substituir a fonte de obtenção desses aminoácidos essenciais.

Assim, a forma de utilização ficará a critério de um profissional responsável, como o próprio nutricionista: ele poderá te orientar a como tomar o suplemento.

Como os produtos variam de acordo com a composição e concentração, também é muito importante que haja uma orientação em relação à dosagem e à frequência de consumo das substâncias.

É em geral utilizado antes e após as atividades físicas intensas.

Efeitos colaterais do BCAA

Em geral, o seu consumo deve ser responsável e sob a orientação de um médico endocrinologista, médico nutrólogo ou nutricionista não está relacionado à ocorrência de efeitos colaterais indesejados.

A sua superdosagem pode estar ligada a náuseas e desconfortos na região abdominal; em casos extremos pode estar relacionada à formação de cálculos renais.

Muitos dizem que pode estar associado com o ganho de peso, mas não há evidência científica concreta se o uso desse suplemento nutricional engorda ou não.

Em princípio, não é calórico.

Mais características do BCAA

O preço varia dentro de uma faixa muito extensa.

Isso porquê varia em função da marca, da loja de aquisição, do aspecto físico (isto é, se é comercializado em tabletes, comprimidos, cápsulas ou em pó) e da sua concentração.

Apenas para se ter uma ideia, 120 tabletes com concentração de 2400 miligramas da marca Probiótica tem preço aproximado de R$ 60,00.

A sua comercialização surgiu da necessidade de tornar possível a obtenção de aminoácidos essenciais que não estejam sendo obtidos de maneira satisfatória através da alimentação.

Tem grande importância no processo de recuperação e desenvolvimento da estrutura muscular e em princípio pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Note que isso não dispensa a consulta a um profissional, pois ele orientará a forma de consumo da substância.

Clique aqui agora para ver se a Creatina Ganha Massa Magra Muscular