HPV: O que É , Como se Pega a Transmissão e Tratamento!



Veja o que é e como se pega a transmissão do HPV. Tratamento tem cura com a vacina?

Muitas pessoas ainda desconhecem esse problema que afeta milhares de brasileiros e se perguntam o que é isso.

É abreviatura de Papiloma Vírus Humano.

É um vírus que tem mais de cem tipos, onde a grande maioria, só causam pequenas lesões como manchas esbranquiçada, ou acastanhada, que geralmente coça muito e outro grupo menor como o 14, 16, 18 31, 33 e 45, são as que causam lesões que podem se tornar câncer.

No entanto, em muitos casos, ou o corpo consegue eliminar esse vírus antes de se manifestar, ou até mesmo ficar encubado durante vinte anos, ou a vida toda.

O que não quer dizer que não possa infectar outras pessoas com o vírus.

Ao contrário do que se era divulgado anteriormente, pode se manifestar tanto no homens, quanto na mulheres.

Para que se entenda melhor, vamos dividir por partes.

Como se pega HPV?

Tem sua transmissão através do contato de uma pele contaminada com outra não contaminada, sendo durante uma relação sexual, de uma genitália com outra, sexo oral, ou anal, ao contrário das DSTs como a Sífilis e o HIV, que precisam da troca de fluidos corporais, mesmo que não tenha desenvolvido a doença.

Em outros casos raríssimos, pode se contrair o vírus no uso de roupas e toalhas usadas por uma pessoa contaminada, ou até mesmo durante o parto, onde a mãe contaminada passa para o bebê ao nascer, mas que muitas vezes, já é eliminado pelo organismo.

Quais são os sintomas?

Independente dos tipos de HPV, que não causa câncer, pode causar na mulher manchas, ou verruga genital, no cólon do útero, na vulva e vagina, no homem pode aparecer no pênis e no saco escrotal.

Mas em ambos, seja homem ou mulher, pode aparecer os mesmos sintomas no ânus, mão, pé, garganta e boca.

Em alguns casos, é preciso fazer exames mais específico por não serem vistos a olho nu.

O HPV tem tratamento e tem cura?

Sim!



gardasil podofilox imiquimode resina de podofilina retinoide acido tricloroacetico

Tem tratamento através de medicamentos, quando diagnosticado mais cedo, podendo ser usado uma microcirurgia a laser, para sua remoção total.

Caso encontre alguma dessas lesões, o ideal é procurar um médico, levando os relatos, seja de uma coceira, uma mancha, ou verruga em alguma dessas áreas, para que sejam feitos exames específicos, para descartar, ou diagnosticar precocemente.

Se houver casos na família, como mãe, pai, avós, é bom relatar isso ao médico, além de alguma anomalia encontrada.

Pois apesar de seu próprio corpo ter a capacidade de expulsar o vírus antes mesmo de se manifestar, em alguns casos isso não acontece.

Não esqueça de sempre levar suas dúvidas ao médico, pois ele é o único que poderá esclarecer todas elas de forma correta.

Como prevenir o HPV?

Você pode se prevenir, usando camisinha durante a relação, seja sexo normal, anal, ou oral, ter conhecimento de seu parceiro, evitar trocas frequentes de parceiros sexuais, para não fica entre o grupo de risco.

Mas vale lembrar que como em alguns casos o vírus é eliminado pelo sistema imunológico, uma boa higiene corporal e uma boa alimentação e cuidados com a saúde, ajudam a evitar, assim como a visita periódica ao seu médico ginecologista, para ser detectado precocemente, caso contrai o vírus.

Existe vacina contra o HPV?

Sim!

Na rede pública de saúde, já existe vacinação entre as adolescentes de nove a quatorze anos, por serem mais suscetíveis.

Mas em redes particulares, você encontra a vacina para tomar, seja homem, ou mulher.

Clique aqui agora para ver como tratar a Infecção Urinária com chá e remédio

Clique aqui agora para ver a transmissão e sintomas do Zika