Como Ganhar Massa Muscular para ter Hipertrofia Muscular?

hipertrofia

Veja o significado, treino, dieta e fórum de Hipertrofia muscular. É lenda a feminina?

O que é

O termo Hipertrofia em si é um termo bem genérico e que indica que algo está aumentando de volume, tomando proporções fora do padrão, como por exemplo o crescimento anormal da próstata, conhecido como hipertrofia prostática.
No entanto, se considerarmos o ambiente esportivo e atlético, rapidamente nos familiarizamos com a palavra: hipertrofia, ou melhor, hipertrofia muscular, faz referência ao incremento de volume e tônus muscular em decorrência de um estímulo provocado, por exemplo, por um exercício físico.
Notar que referimos à hipertrofia como um aumento de volume das células que constituem o músculo.
As pessoas em geral podem cometer o engano de pensar que hipertrofia e hiperplasia são sinônimos, o que é falso.
Enquanto a hipertrofia se caracteriza pelo aumento do volume individual das células, totalizando um aumento volumétrico do músculo, a hiperplasia se caracteriza pelo aumento do número de células do tecido, tornando seu aspecto proporcionalmente maior.

Notar que a hipertrofia patológica ocorre, por exemplo, no coração devido ao aumento da pressão arterial.

Como alcançar a tão sonhada “boa forma”?

O modelo corporal extremamente difundido pelos meios de comunicação é de um corpo atlético, com músculos torneados e baixa porcentagem de gordura corporal.

O desafio de alcançar a boa forma perpassa obrigatoriamente pelo processo de hipertrofia. Portanto, a realização de atividades que estimulem o aumento de volume muscular são recomendadas para a melhora do porte físico.

treino para hipertrofia muscular

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Ainda sim, notar que não adianta ter um músculo fortalecido e com grande volume muscular se existe uma grande camada de gordura que impede sua visibilidade.

Essa questão fica bastante evidente se pensarmos na região abdominal: os músculos do abdômen podem ser extremamente fortes e volumosos, mas não ficarão visíveis se houver acúmulo de gordura nessa região abdominal.

Perceba que existem aqui dois processos distintos: o primeiro processo, a hipertrofia, visa a construção de tecido muscular através de estímulos externos, enquanto o emagrecimento visa a diminuição da quantidade de gordura acumulada no corpo, sendo responsável portanto pelo desgaste de tecido gorduroso.

homeostase para ganhar musculo precisa disciplina por longo periodo

Não existem receitas milagrosas para melhorar o físico, mas sabidamente uma dieta específica (com acompanhamento de médico nutrólogo, nutricionista ou endocrinologista) e uma rotina de exercícios físicos(treino orientado por um profissional de educação física) principalmente aqueles ligados à força, como a musculação, contribuem de maneira extremamente positiva para o alcanço da boa forma.

Uma boa maneira de acompanhar sua evolução é fazer um antes e depois detalhado, sobre avanços, conhecimentos e experiências adquiridas no processo.

Leve em conta as medidas e dados de uma possível avaliação física, como o percentual de gordura corporal.

O tabu da hipertrofia muscular feminina

Algumas mulheres frequentemente se queixam e se recusam a realizar atividades de musculação, por exemplo, devido à hipertrofia muscular que ela potencialmente provoca.

A mulher tem medo de ficar com o que elas mesmas chamam de aparência masculinizada, no qual a mulher teoricamente perderia algumas características físicas que conferem a ela toda a essência feminina.





Notar que a hipertrofia muscular é extremamente difícil e depende de muitos fatores como um treino adequado, seguro e realizado de maneira correta, uma dieta específica para o objetivo, acompanhamento médico e descanso.

Portanto, mesmo que a hipertrofia ocorra, ela não ocorre de maneira imediata e muito menos exageradas: os ganhos são difíceis, lentos e exigem muita dedicação.

Desta maneira, nada de usar isso como desculpa: mantenha uma rotina de atividade física e sentirá as mudanças positivas que o esporte é capaz de provocar em nossas vidas.

Saúde!

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