Colonoscopia: Para que Serve, Preço, Preparo, Fotos e Riscos!

Colonoscopia

Veja para que serve, preço, preparo, fotos, riscos e vídeo do exame da Colonoscopia com biópsia.

Para que serve

A colonoscopia é um exame realizado para diagnosticar e tratar doenças que ocorrem no cólon (intestino grosso) e no reto. Possui este nome devido ao aparelho endoscópico utilizado para este fim, o colonoscópio. Este aparelho é um tubo longo, fino e flexível, que possui comprimento de até 1, 85 m e diâmetro entre 1,0 e 1,3 cm.
Neste exame, o colonoscópio é introduzido pelo ânus e adentra o corpo do paciente até o início do cólon e fim do intestino delgado. Na extremidade do aparelho existe uma micro câmera que possibilita ao médico tirar fotos e até mesmo gravar o intestino grosso da pessoa a ser examinada. Com o colonoscópio também é possível realizar a retirada de pequenas lesões que possam estar no intestino, uma vez que, na ponta do equipamento pode ser introduzida uma pinça com este fim.
A colonoscopia já apresenta uma variação, denominada retossigmoidoscopia, que consiste na utilização de um aparelho mais curto que adentra somente até o final do colón. Através deste exame é possível visualizar a região do reto, sigmoide e cólon descente, regiões intestinais com maior incidência de tumores.

Indicações

O exame de colonoscopia é indicado nas seguintes situações:

• Identificação de câncer de cólon;

• Dor abdominal intensa sem causa aparente;

manitol alimentação é perigoso após exame retal

pr

• Sangramento intestinal;

• Diarreia persistente;

• Exame complementar em pacientes com pólipos intestinais;

• Investigação de anemia ferropriva;

• Perda de peso sem motivo aparente;

• Confirmação de resultados anormais obtidos através de exames não invasivos.

Para que a colonoscopia seja realizada é necessário que o cólon esteja totalmente limpo, evitando assim a presença de interferentes, esta etapa chama-se preparo. Para muitos este preparo é mais desagradável do que o próprio exame.

Preparo e dieta

Todo médico orienta o paciente para o preparo ao exame, verbalmente e também fornece-lhe um kit contendo instruções acerca do mesmo. É certo que na primeira fase do preparo, o paciente deverá restringir alimentos sólidos de sua dieta de 1 a 3 dias antes do exame. Na noite que antecede a colonoscopia, deverá fazer uso de medicamentos laxantes, a fim de limpar o cólon. Neste período, aconselha-se também a ingestão de muito líquido, tais como: água, chá, sucos de frutas coadas e isotônicos.

Medicação

O paciente que será submetido a colonoscopia deverá informar ao médico também se faz uso de algum medicamento controlado, pois dependendo do medicamento este deverá ter sua dosagem regulada ou até mesmo sua suspensão antes do exame. Medicamentos para a diabetes deverão sofrer ajustes na dosagem, medicamentos contendo ferro em sua composição, bem como anticoagulantes, deverão ser interrompidos.

O exame dói?

O exame de colonoscopia não dói, ele simplesmente causa desconforto ao paciente, uma vez que na medida em que o colonoscópio vai sendo introduzido no organismo ele vai insuflando ar (gás carbônico) a fim de descolar as paredes do intestino e permitir seu acesso, por este motivo, os pacientes costumam sentir cólicas estomacais, devido à presença deste gás e também vontade de soltar flatos. Para algumas pessoas, está situação é bastante desconfortável, enquanto para outras, não vê problema algum em realizar este procedimento.

quanto custa retal anestesia sedação risco perfuração como é feito o exame

Sedação

Durante a colonoscopia é comum a utilização de sedativos, dependendo do estado em que se encontra o paciente. O ideal é que não se utilize sedativo, no entanto sabe-se que na prática isto é pouco possível. Para pacientes mais ansiosos, utiliza-se um grau maior de sedação, em pacientes obesos, ou com doenças cardíacas, a dosagem de sedativos é a menor possível. De maneira geral, realiza-se o exame, com os pacientes sonolentos, porém acordados.

Tempo de execução

O exame em geral ocorre entre 20 e 60 minutos, no entanto, os pacientes costumam permanecer na clínica por cerca de 2 horas após o término do mesmo para iniciar sua recuperação, que ocorrerá por completo apenas no dia seguinte ao exame. O paciente deverá vir acompanhado ao exame, uma vez que acompanhante irá auxiliar o paciente em seu retorno para casa. Neste dia, o paciente fica impedido de trabalhar e dirigir veículos devido a sedação a qual foi submetido.

Riscos

A colonoscopia é considerado um exame seguro, no entanto, poderão ocorrer alguns problemas, dentre eles:

• Sangramentos devido a retirada de pólipos;





• Efeitos colaterais devido a utilização de sedativos;

• Perfuração do cólon (muito raro).

Busque ajuda médica em caso de vômitos, febre, presença de sangue nas fezes, dor abdominal e grande distensão do abdômen.

Preço

O preço deste exame é variável, dependendo da clínica onde será feito, da realização ou não de biópsia, no entanto, pode-se dizer que é próximo de R$ 500,00.

Atualmente, alguns médicos já realizam a colonoscopia virtual, que é um exame que possui o mesmo objetivo da colonoscopia tradicional, necessitando também de preparo pelo paciente, porém é um exame realizado por tomografia computadorizada, sendo portanto um método não invasivo.

Algumas pessoas confundem a colonoscopia com a colposcopia. O primeiro exame visa a investigação de alterações nas paredes do intestino, podendo ser realizado tanto em homens quanto em mulheres, enquanto que o segundo visa a investigação de alterações na vagina e colo do útero, sendo, portanto, realizado apenas em mulheres.

Clique aqui agora para ver o que faz o Endocrinologista pediátrico e esportivo