Acupuntura: Para que Serve e se Combate mesmo Ansiedade!



Veja para que serve a Acupuntura e seus benefícios! Veja se cura ansiedade e ajuda a emagrecer!

Oriunda da tradição milenar chinesa, de quem herdou a filosofia oriental quanto à concepção do corpo humano, da doença e respectiva cura, esta técnica é o grande trunfo da Medicina Tradicional Chinesa.

Em síntese, a prática desse tratamento se dá por meio da aplicação de agulhas próprias para esse fim, nos pontos a serem estimulados, também chamados “meridianos”(conforme o equilíbrio de yin e yang) com a finalidade de cura ou tratamento complementar de doenças.

Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina.
 

Para que serve a Acupuntura?

 
As respostas aos questionamentos acima podem causar espanto, e uma certa desconfiança em quem ainda não teve contato com este tipo de tratamento.

Pode tratar diversos tipos de doenças, seja de ordem física ou psicológica.

No entanto, não é possível precisar quantos.

Isso porque este tipo de tratamento está intimamente ligada a filosofia oriental, estranha aos olhos da maioria do ocidente.

Sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa, toda doença é resultado da desarmonia manifesta em nosso corpo.

Logo, sua cura reside em restaurar o equilíbrio do organismo.

Para tanto, dentre outras técnicas, temos esta prática terapêutica baseada nas tradições médicas orientais.
 

Acupuntura para Emagrecer

 
Pode ajudar no processo de emagrecimento, mas não surtirá efeitos se utilizada como único canal de intervenção.

Como estimulante do sistema nervoso, a técnica pode ajudar a liberar determinados hormônios que contribuirão para a estabilidade do metabolismo.

Associado a um estilo de vida saudável, irá promover resultados satisfatórios.

fibromalgia dor nas costa adenosina  dor pós extração dental gengivites  faringites  agudas e crônicas cefaléias enxaqueca paralisia facial

Frisando também que este tipo de tratamento tem sido largamente utilizada no processo terapêutico do tratamento da ansiedade e estresse – fatores que normalmente estão presentes em pacientes que apresentam má alimentação e obesidade.
 



Auriculoterapia

 
A auriculoterapia é outra importante técnica da Medicina Oriental. Nessa proposta terapêutica, os estímulos são restritos a região auricular (orelha) e as agulhas são substituídas pelo uso de sementes, sendo mais utilizada a semente de mostarda ou pontos de prata fabricados especificamente para isso.

A auriculoterapia é muito procurada para o tratamento de dores de cabeça e doenças de ordem psicológica, como depressão, estresse e ansiedade.
 

Acupunturista

acupressão sinusite  rinite  resfriado amigdalite aguda  afecções broncopulmonares  bronquite aguda  asma brônquica conjuntivite aguda

diminuidor

 
Há um equívoco amplamente difundido de que este tipo de tratamento seria atividade restrita aos médicos.

De  fato, ela pode ser exercida pelos profissionais de medicina, bem como por outros profissionais da área da saúde que queiram se utilizar da técnica como tratamento complementar – como psicólogos, dentistas, enfermeiros, etc.
 
A formação e consequente habilitação profissional para o seu exercício ocorre através de cursos específicos da área.
 
No Brasil, o primeiro curso para formação de acupunturistas foi promovido em 1958 pela Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, atual ABA (Associação Brasileira de Acupuntura).

Efeitos Colaterais

 
Se ministrado por profissional qualificado, este tratamento e auriculoterapia não provocará maiores reações adversas no paciente.

Durante as suas sessões, alguns pacientes atingem um nível intenso de relaxamento e até mesmo dormem.

A dor constante não faz parte de uma sessão convencional deste tratamento.

Ela pode ocorrer pela inabilidade do profissional ou demasiado estímulo daquele ponto, que deve ser relatado ao acupunturista.
 
Durante a fase diagnostica do tratamento auricular, por meio da massagem, o paciente pode sentir dor.

Mas, nesse caso, a dor é um sinal representativo de uma doença ou foco de dor em determinada região do corpo, e auxiliará o profissional a propor o tratamento mais indicado

O custo do tratamento varia para cada pessoa com preço variando entre R$ 40 a R$ 250 por sessão.

Clique aqui agora para ver o que faz o Endocrinologista pediátrico e esportivo