Sintomas de Gravidez: Quanto Tempo Aparecem. Se for Gêmeos?



Veja em quanto tempo aparecem os primeiros Sintomas da Gravidez. E se for psicológica?

A gravidez tem potencial para ser um momento muito marcante na vida de uma família.

A chegada de um filho ao mundo pode revolucionar a vida do casal, tornando-os abertos à novas formas de amor, carinho, compreensão e cuidado.

A partir do ato da concepção, uma nova vida está a caminho e é motivo de felicidade para ambos. Ainda sim, a gravidez não planejada pode tornar o casal igualmente feliz e contente, embora possa trazer também alguns conflitos, principalmente de natureza familiar.

Para esse momento, nada mais justo que o corpo dê alguns sinais de que o pequeno, ou a pequena, estão a caminho, não é mesmo?

Os primeiros sintomas demoram um pouco a acontecer, mas podem estar presentes nos primeiros 5 dias.

Pode haver divergências sobre em quanto tempo eles aparecem.

Preparamos uma lista sobre os principais sintomas manifestados durante os estágios iniciais da gravidez, que você confere a seguir.

Atraso na menstruação

O atraso na menstruação talvez seja o mais famoso sintoma de gravidez.

É o sintoma que geralmente faz com que as mulheres procurem saber, seja por testes de farmácia, seja por testes clínicos, se há uma gravidez em curso.

Isso ocorre porque a partir da concepção, mais especificamente após a fecundação, se elevam os níveis de progesterona e estrogênio no corpo feminino.

O alto nível desses hormônios no corpo impede a descamação do endométrio- tecido que reveste internamente o útero- , pois justamente o endométrio propicia a instalação do embrião no útero.

A menstruação nada mais é do que a eliminação desse tecido não utilizado; logo, é justo que a não-descamação do endométrio signifique um sinal de gravidez.

Fique atento para a quantidade de tempo que a menstruação está atrasada: atrasos de até 1 semana podem ocorrer por outros fatores que não a gravidez.

Note ainda que o atraso na menstruação pode ser causado por outros motivos, como alteração de pílula anticoncepcional e doenças. Portanto, em caso de dúvidas, consulte sempre um médico especialista.

Aumento dos seios

A gravidez sabidamente provoca um aumento nos seios. Isso porque ocorrem alterações hormonais no corpo feminino, que visam justamente preparar e estimular as glândulas mamárias para o período de amamentação.

Náuseas e vômitos

Enjoo também é um sintoma extremamente comum e ” famoso “, por indicar que há uma gravidez em desenvolvimento.



São comuns nos 3 primeiros meses de gravidez, sendo notados pelas primeiras vezes logo após a primeira semana e tendem a desaparecer posteriormente.

Parece haver uma relação entre gravidez de gêmeos e a frequência e intensidade dos enjoos, sobretudo matinais.

frequencia urinaria maior aborto retido progesterona

Constipação intestinal

Constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre ou intestino preso também é relativamente comum durante a gravidez.

Isso ocorre também devido à grande concentração de progesterona no corpo.

Esse hormônio faz com que algumas estruturas corporais fiquem mais relaxadas, para que haja maior facilidade do útero em expandir-se para abrigar o embrião.

Dessa forma, o intestino acaba ficando mais relaxado e impossibilitado de manter seu fluxo e funcionamento normais.

Tontura

Tonturas, vertigens e desequilíbrios também são sintomas bastante característicos da gravidez.

Ocorrem em decorrência de uma grande descarga hormonal no organismo feminino.

Esses hormônios em maior quantidade provocam uma série de alterações fisiológicas, como alterações na pressão arterial, aumento da frequência respiratória e queda do nível de açúcar no sangue(hipoglicemia).

Essas alterações, por sua vez, estão relacionadas à tontura.

Dores na região lombar

Durante a gravidez, a mulher aumenta consideravelmente de peso, pela contribuição do peso do bebê mas também do peso adquirido durante o processo.

O excesso de peso acaba sobrecarregando os músculos e articulações, provocando dores na região lombar.

Corrimento vaginal

O corrimento vaginal ocorre na gravidez.

No entanto, o corrimento é também sintoma de outras doenças, como por exemplo herpes.

Portanto, em caso de dúvida, procure sempre um médico especialista.

Importante: a gravidez psicológica, ou pseudo-gravidez faz com que se manifestem no corpo da mulher sintomas idênticos ao da gravidez comum.

Portanto, em caso de dúvida, sempre procure um médico especialista.

Clique aqui agora e veja como a Tabela Chinesa indica o provável sexo do bebê