Pancreatite: Tratamento Natural e Dieta. É grave?Tem cura?

pancreatite - cronica

Veja o tratamento natural e dieta da Pancreatite. É grave? Tem cura ou pode levar a morte?

Veja se alguns sintomas como estes estão fazendo parte do seu dia a dia.
Você sente dores abdominais, náuseas, vômito, diarreia ou calafrios?
Sente-se fraco, perdendo peso ou apresenta uma leve cor amarelada na pele? (Icterícia).
Nesse caso é bom averiguar. Estes são sinais de que você pode ter desenvolvido pancreatite, uma inflamação no pâncreas, glândula localizada no abdômen superior.
Mas, quais são as funções do pâncreas?
O papel desta glândula é fazer a digestão dos carboidratos e gorduras que ingerimos através do chamado suco pancreático, uma substância que se apresenta impregnada de enzimas digestivas.
O pâncreas ainda tem a tarefa de fabricar hormônios como o glucagon e a insulina, que é a responsável por diminuir as taxas de açúcar do nosso sangue, já o glucagon tem a tarefa contrária, de aumentar as concentrações de açúcar.

O que é

As enzimas digestoras inseridas no suco pancreático, que ajudam na digestão de gorduras e carboidratos, são totalmente inativas até chegarem ao intestino delgado, quando dão início à digestão dos alimentos.

Entretanto, as enzimas inseridas no pâncreas podem, às vezes, se tornar ativas, assim, elas começam um processo de autodigestão e a inflamação aparece.

chá para  suco  pode tomar café  terapia nutricional

pr

Existem dois tipos de pancreatite.

Pancreatite aguda e crônica.

As duas formas apresentam graves complicações. Em casos mais severos ocorre hemorragia, infecção e detrimento dos tecidos. A probabilidade de haver lesão em outros órgãos como os rins, pulmões ou mesmo o coração também existe, pois, as toxinas liberadas através deste processo têm grandes chances de cair na circulação sanguínea.

Pancreatite Aguda

A pancreatite aguda acontece em episódios esporádicos e os pacientes tendem a se recuperar de maneira satisfatória. Mesmo assim, o ataque pode ser considerado grave, inclusive envolvendo risco de morte.

Pancreatite Crônica

Já a forma crônica de pancreatite tem como causa primeira a ingestão de álcool em demasia.

A doença crônica pode, também, ser ocasionada por danos dos ductos pancreáticos, que incitam a infamação do pâncreas. Pancreatite crônica acontece quando as enzimas digestivas acometem não só o pâncreas, mas os tecidos no entorno.

As causas podem ser consideradas, muitas vezes, idiopáticas, ou seja, sem causa conhecida.

Sintomas

No caso de pancreatite aguda, o paciente sente dores no abdômen que podem se agravar com o passar dos dias, tornando-se persistente. Alguns ainda sentem dores nas costas também, sãos dores fortes que chegam de repente e podem piorar com a alimentação.

em cães pode matar sintomas tratamento e prevenção inflamado o que pode fazer

Há também sintomas como as náuseas, vômito; febre, pressão baixa, falência de alguns órgãos como os rins e risco de morte.

No caso de pancreatite crônica o paciente pode ou não sentir dor abdominal, piorando também com a alimentação.

Quando há dor esta se apresenta intensa e incapacitante. Há sintomas como as náuseas e vômitos, assim como diarreia e perda visível de peso.

Tratamento

Geralmente haverá internação hospitalar para que o paciente receba soro, nos casos agudos.

Em situações graves, o paciente deverá receber alimentação intravenosa por até seis semanas, para que o pâncreas cicatrize.

Depois da internação, há de se investigar a causa do ataque, para preveni-los.

Nos casos crônicos, aderir a uma dieta rica em carboidratos e sem gorduras, além de não consumir álcool é o primeiro passo depois de tratar as dores.

Muitos pacientes com pancreatite apresentam também gastrite, aliás, os sintomas são muito parecidos, assim a dieta atenderá as duas condições.

Pode haver prescrição de insulina ou outros medicamentos e em algumas situações a cirurgia será necessária.

Clique aqui agora para ver as causas, transmissão, sintomas e tratamento das Doenças