Insônia: Significado e o Que Fazer no Tratamento Natural!



Veja o significado de Insônia e o que fazer no tratamento natural. Veja blog com frases.

Insônia, algo que se tornou tão comum nos dias de hoje, que é difícil encontrar alguém que nunca passou por ao menos um período da vida.

As causas, são variadas, mas os efeitos desse mal do século vinte e um, são iguais e perturbadores para qualquer um, já que a ausência de sono, nos faz sentir cansado o dia todo, parecendo zumbis perambulando pra lá e pra cá, além de trazer aquele desconforto maravilhoso das dores em todo o corpo, por não ter conseguido descansar corretamente e dormir bem.

Hoje o caso é tão sério, que já existem blogs e grupos de apoio em bate-papos e Facebook, a pessoas que passam por isso todos os dia, onde trocam suas experiências.

Aquela sensação de que nunca mais vai conseguir dormir bem, onde já tentou praticamente tudo, lendo livro, tomando chá, trocando o travesseiro e as vezes até o colchão da cama, para ver se consegue dormir melhor e nada.

É como se não tivesse jeito, nunca mais vai conseguir voltar a dormir, quase nos enlouquecendo.

É a pior, ou uma das piores coisas da vida a se passar.

Alguns adolescentes que também passam por isso, já até elegeram a música Insônia da Tribo da Periferia com Hungria Hip Hop, contendo frases do que vai fazer por estar com insônia, como sua companheira das noites sem sono, onde se pode encontrar para ouvir em sites de música, como Vaga-lume, ou até mesmo baixar vídeos em outros sites.

Mas para que entendamos melhor, vamos falar dos tipos, causas e tratamentos, pois ao contrário do que parece, há sempre uma solução para isso, a não ser que seja algum problema congênito, que traz desde criança, que se torna mais complexo e é totalmente biológico ou genético, que não tem uma causa específica.

Tipos de Insônia e causas

Há três tipos que podem afetar uma pessoa, seja a curto prazo, ou a longo prazo, onde acaba afetando ainda mais a saúde dela.

Transitória

É quando a pessoa tem insônia por até quatro semanas, quando o emocional dela está afetado por algum problema familiar, ansiedade por conta de algo, seja entrevista de emprego, prova, viagem, etc., estresse por conta de discursões, problemas no trabalho, ou por estar sobrecarregado por muitas tarefas, também costumam afetar o sono.

Aguda

Dura mais um pouco de tempo, de quatro a seis semanas, quando os motivos são os mesmos do primeiro tipo, mas de forma mais profunda, como perda de emprego, perda de um ente querido, término de relacionamento, ou rompimento de algum tipo de laço afetivo, seja familiar, ou de amizade e início de uma depressão, seja orgânica, ou emocional.

Crônica

É quando dura muito mais tempo e pode passar de meses nesse estado, podendo ser causado por algum problema biológico, como alguma doença patológica, por exemplo, apinéia ou Síndrome da apneia hipopnéia obstrutiva do sono, que é quando se tem dificuldade de se respirar durante o sono, problemas hormonais, como tireoide, dor crônica, fibromialgia, além de depressão química que é causada por um distúrbio, mas ainda tem a parte mental e emocional, que é quando apresenta uma depressão profunda, síndrome do pânico e outros problemas psiquiátricos, consumo de bebidas alcoólicas, ou medicamentos como benzodiazepínicos, estimulantes, etc.



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Vale considerar que, em qualquer um desses casos, exercícios físicos e trabalhos feitos em exagero, perto da hora de dormir, podem afetar o seu sono, além da parte ambiental onde vive, como luzes fortes no quarto, televisão e computador ligados, onde são estimulantes visuais, barulho excessivo como rádios, ou movimento vindo da rua, agitação na casa por outros membros familiares, horas desregradas para dormir, colchão ou travesseiro inadequados, cores fortes na parede, além de patologia psicofisiológica.

Ainda vale lembrar, que a insônia pode agir de quatro maneiras diferentes como ficar por várias horas sem conseguir dormir, mesmo deitado e acaba apagando por pura exaustão, quando dorme logo que deita, mas no meio da noite acorda e não consegue mais dormir, perdendo o sono completo, quando você dorme, mas fica acordando de hora em hora, por seu cérebro não conseguir parar de trabalhar, sendo que muitas vezes, nem percebe que acordou, ou tem ataques de sonambulismo, onde se move pela casa e faz coisas dormindo, como por exemplo comer, arrumar algo, etc., e a última que é quando mesmo dormindo, você está sempre em alerta, onde qualquer ruído interno ou externo atrapalha, fazendo com que não durma direito.

Efeitos da Insônia

Os primeiros efeitos, dor de cabeça, desmotivação, dor no estômago, baixa energia, problemas para se concentrar e de atenção, enxaquecas.

Podendo evoluir cada vez mais, onde se sente com o corpo cansado, problemas na saúde, na concentração e atenção, dificuldade de aprendizagem, sono excessivo durante o dia, além de mal estar, distúrbio no apetite, onde pode-se perder a fome ou ter fome excessiva, etc.

O que fazer para tratar

Nesse caso, vai depender muito da causa, pois se for de forma mais branda, como o estresse ou problema emocional do dia a dia, exercícios físicos e tratamento natural ajudam a voltar a ter equilíbrio, assim como a mudança no ambiente da casa, principalmente do quarto, mas se for algo mais profundo como uma depressão, algum desequilíbrio mental, ou até mesmo algum fator físico, que afete a saúde, ou até mesmo o uso de algum medicamento prescrito pelo médico, somente ele para avaliar e ver o melhor tratamento, que pode ser através de remédios ou tratamento com psicólogo, ou até mesmo com algum psiquiatra.

No entanto, vale lembrar que tem cura.

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