Garganta Inflamada: Sintomas com Pus e Febre. Antibiótico?



Veja os sintomas da Garganta Inflamada com pus e febre. Tem antibiótico para tratar a amigdalite?

O que é

É um termo extremamente genérico e que se refere a um quadro de sintomas bem característicos, como coceira na garganta e sensação de queimação.

Em termos técnicos, a garganta inflamada ou dor de garganta podem ser causadas por 2 tipos de doenças: faringite (inflamação na faringe) ou amigdalite (inflamação nas amígdalas).Existem diversos fatores que tornam a garganta irritada, como ação viral (geralmente vírus da gripe e da mononucleose) e bacteriana também.

Causas

Como citado acima, a garganta pode ficar infeccionada por diversos fatores.

Podem-se citar a ação de vírus no corpo humano, como por exemplo o vírus da gripe, da mononucleose e o vírus do resfriado comum.

Existem algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que provocam também um quadro de faringite e infecção na garganta, como a gonorreia.

Ainda sim, a garganta pode tornar-se inflamada pela ação de fatores externos, como a poluição, a umidade do ar e alergias.

Alguns fatores de risco são apontados para o desenvolvimento das faringites e amigdalites como um sistema imunitário deficiente e exposição à fumaça do cigarro.

Sintomas da Garganta Inflamada

Os sintomas são bem característicos e fáceis de serem reconhecidos.

Há dor e queimação na região, dificuldade para engolir alimentos e bebidas, tosse seca, rouquidão na voz e secura na garganta.

Pode haver também aspecto de garganta com pus(como resultado do embate entre os anticorpos e os antígenos) e ocorrência de febre, uma reação do corpo à maioria dos processos infecciosos de natureza viral ou bacteriana.

Como citado na parte de causas, a faringite pode ser apenas um sintoma de uma doença mais complexa. Por isso, em caso de dúvida e persistência da doença, procure sempre um médico para maiores esclarecimentos.



faringoamigdalite abscessos febre reumatica refluxo gastroesofagico estreptococos

Tratamento

O tratamento em geral é bastante simples, quando a inflamação na garganta é causada por faringite ou amigdalite.
Nas inflamações causadas por vírus, em geral o sistema imunológico do corpo reage bem à infecção e a inflamação é contida em aproximadamente 7 dias.

Para as inflamações de natureza bacteriana, pode ser requerido o uso de remédios, principalmente antibióticos.
No entanto, a faringite pode ser manifestação de uma outra doença, e nesses casos o diagnóstico e tratamento devem apresentar uma cautela e um controle maior.

O anti-inflamatório nimesulida 100 mg serve para dor de garganta, atuando no seu combate.

Como em geral não há o que fazer, o remédio caseiro e tratamento alternativo são recomendados para aliviar os sintomas da inflamação na garganta, como fazer gargarejo com água e sal e consumir alimentos preferencialmente mornos.

Outras medidas podem contribuir para o desaparecimento da doença, como deixar a dependência pelo fumo e tentar frequentar lugares onde a qualidade é proporcionalmente maior, isto é, menos poluído e mais úmido.

Prevenção da Garganta Inflamada

Existem algumas medidas que podem ser tomadas a fim de que se previna o processo de infecção da garganta.

Pode-se citar, por exemplo, lavar as mãos com uma determinada frequência para evitar a contaminação do corpo com vírus ou bactérias que provocam a inflamação.

Deve-se evitar o contato com doentes, principalmente nos primeiros dias em que a pessoa apresenta os sintomas típicos.  

Clique aqui agora para ver se a se a Gastrite tem cura e o que comer na dieta