Furúnculo: No rosto, Interno e Gigante. É Contagioso?



Veja se pega o Furúnculo no rosto, interno, gigante e o tratamento caseiro. É contagioso?

O que é

É uma doença causada em geral por bactérias (podendo ser causado também por fungos), que promovem a  infecção dos folículos pilosos (estruturas presentes na pele que é capaz de produzir os pelos) que resulta na acumulação de pus no local, com coloração avermelhada e aspecto endurecido.

O tamanho varia de acordo com a extensão dos tecidos infectados.

Quando mais extensa for a infecção, proporcionalmente maiores se tornam.

Desenvolvem-se comumente em locais que já apresentam feridas ou picadas, pois esses traumas facilitam o acesso do agente causador ao corpo.

Transmissão

É adquirido em geral pela entrada de bactérias ou fungos em feridas ou picadas.

No entanto existem outras formas de adquirir a doença, como compartilhar roupas com pessoas que possuem os mesmos sintomas.

Em algumas situações,o furúnculo é contagioso.

Sintomas

O sintoma principal é justamente a ferida característica, com aspecto avermelhado nas periferias e de coloração branca/amarelada no centro, muito semelhante a pus.

Alguns outros sintomas podem estar associados ao processo, como mal estar, fadiga, coceira e febre.

É de extrema importância que o paciente não tente espreme-lo.

Em geral, é drenado por si só e a ferida regride.

Ao tentar espremer, pode haver liberação dos causadores para camadas mais internas da pele inclusive com o risco de o causador atingir a corrente sanguínea.

Nesses casos, podem haver também infecções dos ossos e da parede do coração.

Outro ponto importante a ser levantado é a sua ocorrência de na chamada ” zona perigosa “, a região entre o lábio superior e o nariz. Nessa região, há uma comunicação de vasos sanguíneos com vasos cerebrais.

Logo,o causador pode, em condições específicas, atingir esses vasos cerebrais e desencadear complicações mais graves como trombose dos vasos cerebrais e infecções como a meningite.



cimelide azitromicina pomada basilicao pomada beladona

Tratamento

Os considerados pequenos podem ser facilmente tratados em casa, com uma série de tratamentos caseiros conhecidos, como aplicar açafrão, cebola ou alho sobre o local afetado.

Deve-se constantemente realizar a limpeza do local.

Para os grandes ou gigantes, deve haver um acompanhamento médico, pois para esses casos pode haver a necessidade da realização de um procedimento conhecido como drenagem, no qual um pequeno corte é feito no local afetado para estimular a drenagem do pus.

Ainda sim pode-se fazer o uso de remédios (principalmente antibióticos,como Bactrim, visto que grande parte dos furúnculos são de origem bacteriana).

Pomada para esta doença também é recomendada, como Hirudoid ou Nebacetin.

Prognóstico

Em geral a doença é bem controlada pelos métodos disponíveis para tal.

As complicações em decorrência dessa doença são raras.

No entanto, o prognóstico positivo depende em muito do tratamento eficaz da doença, pois conhecidamente o furúnculo pode causar complicações graves e até morte.

Prevenção

Para prevenção, é essencial que haja uma boa higiene pessoal, com trocas de roupas de banho e roupas de cama regularmente, para evitar o acúmulo de bactérias.

Recomenda-se ainda a limpeza da pele com substâncias químicas anti-séptica e higienização frequente das mãos com água ou álcool em gel.

Clique aqui agora para ver os sintomas da Garganta Inflamada com pus e febre