DST: Sintomas e Nome das Doenças como Sifílis. Tem cura?



Veja os sintomas e tipos de DST como Sifílis e HIV. Veja o resumo e definição pela wikipedia.

DST é abreviação de Doenças Sexualmente Transmissíveis, ou seja, um conjunto de doenças que podem ser transmitidas através pelo ato sexual sem proteção, seja da forma tradicional, oral, ou anal, onde pode ocasionar essas infecções na região da boca, ou do ânus.

Todas as pessoas, já ouviram falar sobre estas doenças, mas ainda há muitas pessoas, apesar de ter a mídia mostrar documentários com fotos das doenças, onde muitas vezes são imagens chocantes, professores, profissionais da saúde sempre passando informação, saberem realmente do que se trata, quais as doenças e os riscos.

A maioria dessas pessoas, são da classe mais pobre, com pouquíssimo, ou nenhum grau de instrução, onde vivem praticamente isolados, como muitos sertanejos e ribeirinhos, por exemplo.

Mas ainda há pessoas, que mesmo com instrução e status melhor, ouvem falar e ignoram, sem querer ter conhecimento dos perigos, onde duas dessas estas doenças são o HIV e o HPV, muito perigosas e que podem levar a morte, além de muitas outras que ainda prejudicam a saúde, trazendo malefícios graves.

Para que se possa conhecer mais sobre esse mal, aqui estará de forma resumida e simples, quais são, como se transmite, sintomas, prevenção e tratamento, para que possa se esclarecer e ver que apesar dos perigos, não pode continuar como um tabu, no seu dia a dia.

Tipos de DST

São vários tipos de nomes das doenças que são transmitidas através de relação sexual, podendo ser transmitidas também ou por sangue, ou instrumentos contaminados e que cada uma delas tem o os seus prejuízos a saúde, quando não tratadas.

Infelizmente, existem umas como o HIV, que não tem cura, mas outras, se diagnosticadas cedo, como o HPV se pode obter a cura através de tratamentos.

No entanto, vamos falar das mais decorrentes.

Mas para esclarecer, segundo o sistema de saúde e alguns médicos, a candidíase, não é considerada uma DST, por ser provocada por fungos e que devido a alguns estudos, o mesmo se encontra na flora vaginal, podendo se manifestar quando a imunidade está baixa, no entanto, existem outros estudos que mostram que a candidíase, pode ser transmitida através de roupas e objetos, como os de manicure infectados, podendo se manifestar em outras partes do corpo.

Sífilis

Infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar sintomas diferentes de acordo com cada estágio, já que possui quatro.

penicilina tetraciclina vacina gardasil azitrocimina ceftriaxona

Gonorreia

É causada pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae, onde afeta principalmente a uretra tanto feminina, quanto masculina, podendo ainda se manifestar na faringe, ou no ânus.

HIV

O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), é o causador da AIDS (A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), onde a pessoa pode desenvolver a doença, ou pode não desenvolver, convivendo com ela a vida toda, mas transmitindo para terceiros, através de sexo sem proteção.

HPV

O Papiloma Vírus Humano tem mais de cento e cinquenta vírus, sendo que quarenta deles podem causar infecções do trato anu-genital, inclusive o que causa o câncer do útero.

Cancro Mole

Causada pela bactéria Haemophilus Ducreyi, sendo mais frequente nos países tropicais e podendo atingir tanto homem, como mulher, podendo ser infectado(a) pelo(a) parceiro(a) contaminado(a), se manifestando nas regiões da vulva, do pênis e do ânus.



Herpes Genital

É causada pelo vírus Herpes Simplex, podendo se desenvolver na região genital, boca, ânus, garganta, ou nas mãos, dependendo do tipo de relação que teve com uma pessoa contaminada.

Hepatite B e C

São transmissíveis pela relação sexual e por contato de agulhas contaminada, ou transfusão de sangue, atacando o fígado.

Sintomas da DST

Sífilis Primária

Ferida única na maioria das vezes, nas regiões do cólon do útero, pênis, vagina, ânus, vulva, boca, ou na pele do corpo, aparecendo num período de dez a noventa dias depois do contágio.

Essa ferida é limpa, digamos assim, pois não dói, não coça, não cria pus, não arde, mas podendo aparecer ínguas na virilha.

Sífilis Secundária

Ferida inicial com cicatrização espontânea, manchas pelo corpo, principalmente na sola do pé e nas palmas das mãos, podendo aparecer entre seis semanas à seis meses após o contágio.

Sífilis Lateral

Pode aparecer depois de um ano de infecção, sem apresentar sintomas, podendo variar o tempo de duração, sendo interrompida como o surgimento de sintomas secundários, ou terciárias.

Sífilis Terciária

Pode manifestar lesões na pele cutâneas, cardiovasculares, ósseas e neurológicas, onde pode levar à morte se não tratada a tempo e podendo se manifestar entre dois anos à quarenta anos depois.

cha-de-equinacea-podofilina-benzetacil-amoxicilina-ampicilina-eritromicina

Gonorreia

Os sintomas aparecem depois de dez dias, onde nas mulheres pode causar dor na hora de fazer xixi, hemorragia e dores na região inferior do abdome.

Nos homens, pode manifestar inflamação, secreção com pus e incômodo na hora de fazer xixi, podendo aparecer ínguas na virilha e infecção anal em ambos.

HIV

O vírus em si, não apresenta sintomas, se não causar a doença (AIDS) que destrói o sistema imunológico, portanto, se você fez sexo sem proteção, ou compartilhou alguma agulha, ou objeto cortante usado por terceiros, o ideal é procurar um centro de saúde mais próximo, ou Ong’s que fazem o teste e realizar exame para tirar a dúvida.

HPV

Causa verrugas na região genital e nas regiões da pele próximas.

Cancro Mole

Causa feridas irregulares na região genital, onde se tem a superfície mole, com seu interior purulento.

Herpes genital

Aparecem úlceras na região genital tanto feminina, quanto masculina, vermelhidão, ardor, coceira na região afetada, formigamento, dores musculares, dor na hora de urinar, mal estar e febre.

Hepatite B e C

Falência do fígado, podendo aparecer pelo corpo, quando já espalhado, amarelidão na pele e nos olhos.

Tratamento da DST

Essas doenças, tem como serem tratadas, então, se você fez sexo sem proteção com alguém que não tenha muito tempo ou nenhum relacionamento, aparecendo ou não os sintomas, o melhor é procurar um médico e fazer os exames.

Caso apareça algum em específico, mesmo que seja tempos depois do ocorrido, procure imediatamente o médico para começar o tratamento o quanto antes, pois muitos tem cura, assim como o HPV, com a remoção das verrugas.

Mesmo que seja uma doença sem cura, como a AIDS, ou ter somente o HIV sem se desenvolver, o tratamento permitirá que tenha uma vida prolongada, sem ter que parar com ela, a levando normalmente.

No entanto, o melhor ainda é a prevenção, com uso de camisinha, seja a masculina ou feminina, com parceiros recentes ou não.

Clique aqui agora para ver a Embolia Pulmonar pós-cirurgia, pós-parto e arterial

diminuidor