Doenças: Lista com Tipos, Sintomas, Tratamentos e Causas!



Completa listagem de Doenças e Patologias, suas causas, transmissão, sintomas e tratamento

Escolha qual doença você deseja conhecer melhor. Doenças causadas por vírus, bactérias, sexualmente transmissíveis e mais…

Quando se fala em doenças, muitos de nós nem queremos comentar ou ouvir. No entanto, é muito importante se falar sobre isso, já que elas podem vir de várias formas, seja as que são causadas por bactérias, causadas por problema genético, que são mais raras, assim como as hereditárias, causadas por vírus, ou até mesmo causadas por parasitas.

A lista de doenças é extensa e basicamente não tem fim, mas vamos passar rapidamente algumas delas que são as mais comuns e mais complexas, detalhando algumas mais à frente, onde se encontram até mesmo algumas que são crônicas.

Causadas por vírus

Para esclarecer o que é um vírus, antes de se passar uma pequena lista imensa, um vírus é um ser hibrido onde é formado de DNA e RNA envolto em proteína e que não se reproduz, sendo totalmente inercie ao meio ambiente e que depende de um ser vivo para se alimentar, digamos assim, se reproduzindo quando está em uma célula de um animal irracional, ou de um ser humano.

Daí que acontece as infecções e doenças, quando em contato da célula sadia.

Chicungunha:

É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que tem quase os mesmos sintomas da Dengue e é causada pelo vírus CHIKV (Chikungunya).
zika imagens fotos mosquito significado

Gripe:

O Vírus Influenza é que causa infecções do trato respiratório, podendo ter avarias como o H1N1 (gripe do tipo A) e H5N1 (gripe aviária). Nesses dois casos específicos de H1N1 e H5N1, se não tratadas, pode levar a graves sequelas e em alguns casos, até a morte.

Resfriado:

Pode ser causado pelos vírus Rinovírus, Parainfluenza, Adenovírus e Coronavírus, causando infecções leves no trato respiratório, mas que não são tão graves, quanto a uma forte gripe.

Pneumonia viral:

Causa infecção pulmonar pelos vírus Hantavírus e Coronavírus, Influenza, Adenovírus, vírus sincicial respiratório e Parainfluenza.

Herpes labial:

Provoca feridas na boca e é transmitida pelo contato da ferida onde se tem o vírus herpes simples tipo 1.

Herpes genital:

Causa ulceras na região da genitália tanto feminina, quanto masculina, já é considerado como um tipo de DST e é transmitido pelo contato sexual, passando o vírus herpes simples tipo 2.

Catapora ou Varicela:

Causa febre alta e pequenas bolhas, que se tornam feridas por todo o corpo e o vírus Varicella-zoster é transmitido pelo contato, ou somente pelo ar.

Dengue:

É causada pelo vírus da Dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e nos olhos, podendo se desenvolver em dengue hemorrágica em alguns casos, onde há hemorragia interna, mais na região do estômago e podendo levar à morte.

Febre Amarela:

o vírus da Febre Amarela, deixa a pessoa com calafrios pelo corpo, febre e com a pele amarelada, quando mais avançada.

Apesar de já existir a vacina, é muito comum seu surgimento na região norte, onde grande parte da população não tem acesso a vacina. Essa doença pode levar à morte se não tratada e é transmitida pelo mosquito.

Câncer do Cólon do Útero:

É transmitido por relação pelo homem para a mulher, o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano).

Se descoberta no início, tem tratamento, evitando que se espalhe pelo corpo e muito dificilmente voltará. Hoje já existe vacina para evitar essa doença e o governo disponibiliza para as adolescentes entre nove e treze anos, onde são aplicadas duas doses.

AIDS:

É transmitido o vírus do HIV por relação sexual e compartilhamento de agulhas contaminadas. Em alguns casos, a pessoa contrai o vírus e ela continua inercie em seu corpo, em outros casos, o vírus do HIV se propaga pelo corpo, destruindo o sistema imunológico do ser humano, por atacar as células saudáveis, o deixando mais vulnerável a pegar outras doenças infecciosas como uma gripe simples, mas que não tem como seu corpo se defender, pneumonia e hepatite, além de outras doenças bacterianas. Por já não existir mais o sistema imunológico, muitos chegam a morrer com essas pequenas infecções. Hoje já existe tratamento fornecido pelo governo para a inibição do vírus, ou seja, que impede de se propagar no corpo humano. É considerada uma DST.
sintomas das aids o que é como se pega e tratamento

diminuidor

Hepatite:

No caso da Hepatite, temos três tipos, a Hepatite A, a Hepatite B e a Hepatite C, nas que são todas causadas por vírus.

No caso da Hepatite A, o vírus é um dos tipos de doenças transmitidas pela água ou alimento contaminados, enquanto a Hepatite B e C são transmitidas por relação sexual, transfusão de sangue contaminado e por compartilhamento de agulha contaminada.

A Hepatite, causa lesões no fígado, o que leva a cirrose hepática, paralisando o órgão, quando não tratado e podendo levar à morte. Hoje ainda só existe vacina para a Hepatite A e B na rede pública.

Raiva Humana:

É causada pelo vírus da raiva animal chamada Lyssavirus, que danifica o sistema nervoso do ser humano, levando a morte.

Em caso de mordida por um animal infectado pela raiva, a pessoa tem que tomar o soro dentro de doze horas e as vacinas, que são três doses em períodos de tempo.



Sarampo:

Essa doença é causada pelo Morbillivirus, que causa faringite, conjuntivite, manchas pequenas e avermelhadas pelo corpo como pequenas bolinhas, febre e tosse.

Sua transmissão é feita através do ato de tossir, ou espirrar, em caso de pessoas infectadas, atingindo mais crianças de cinco anos.

Como a vacina já é aplicada nas crianças desde bebês, é praticamente erradicada no Brasil desde 2000. Mas pessoas que não foram vacinadas quando pequenas, correm o risco de pegarem no exterior, ou de pessoas que vem de fora.

Causadas por Bactérias

As bactérias são pequenos organismos de uma única célula, ou seja, unicelulares simples sem núcleo, tendo o seu DNA livre dentro dela, podendo ter vários tipos distintos de bactérias.

Apesar de serem essenciais à vida global, incluindo a parte da flora e fauna, algumas de suas variações podem causar doenças graves nos seres humanos e em alguns animais.

Cancro Mole:

É uma doença causada pela bactéria gram-negativa de nome Haemophilus Ducreyi, que causa feridas irregulares na região genital, onde se tem a superfície mole, com seu interior purulento e que são extremamente contagiosas através do sexo sem proteção. É considerada uma DST.

sintomas e remedio para gastrite nervosa cronica

Gastrite Bacteriana:

É causada pelo vírus Helicobacter Pylori, ou mais conhecida como H Pylori, que causa enfraquecimento da barreira da mucosa, onde o suco gástrico causa lesões na parede estomacal, onde se tornam feridas, podendo até mesmo se tornar crônica se não tratada logo no início.

Hanseníase:

Causada pela bactéria bacilo de Hansen, ou Mycobacterium leprae, essa doença era conhecida por lepra, que causa manchas esbranquiçadas na pele, podendo causar danos nos olhos, nervos periféricos ou outros órgãos, sendo transmitida por uma pessoa infectada através da tosse ou espirro. No entanto, já existem tratamentos para essa doença.

Impetigo:

uma doença de pele, ou seja, uma infecção bacteriana que atinge a camada externa da pele, causada pela bactéria Staphylococcus Pyogenes, sendo transmitida através de contato com a ferida que é causada de tom avermelhado e que fica amarelada quando seca, mas que antes se forma uma pústula que estoura, além de entrar em contato com roupas, brinquedos, toalhas e lençóis usados por alguém infectado. É mais comum em crianças e é tratável.

Tétano:

É causada pela bactéria Clostridium Tetani, onde se adquire através de cortes profundos, causados por objetos contaminados, ou mordidas de alguns animais, causando uma infecção forte, onde o não tratamento, pode levar a amputação de membros infectados. Existe vacina contra tétano e que pode ser tomada gratuitamente na rede pública.

Tuberculose:

Causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, causa infecção nos pulmões, febre alta, tosse, cansaço e perda de peso, podendo até levar a uma insuficiência pulmonar grave se não tratada, o que se torna uma doença crônica. Pode ser transmitida através de talheres e copos usados por uma pessoa infectada e que não foram lavadas, ou pela tosse ou espirro. O seu primeiro sintoma é ter tosse por mais de três semanas, quando ainda está no início e é mais fácil de ser tratada.

Cólera:

É uma das doenças que são transmitidas pela água e alimentos contaminados, causada pela bactéria Vibrio Cholerae, causando uma diarreia aguda, onde se perde quase todo o líquido do corpo e sais minerais através das evacuações, podendo levar até a morte, se não tratada. É mais comum em regiões brasileiras que não existe saneamento básico e coleta de lixo.

Doença do Carrapato em Humanos:

Também conhecida por Febre Maculosa ou Febre do Carrapato é um dos tipos de doenças transmitida pelo carrapato estrela a animais e humanos. É causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii, que tem como sintomas náuseas e vômitos, febres altas e súbitas por dois a três dias, calafrios, dores de cabeça, falta de apetite, dores musculares e em estágio mais avançado, dores nas articulações, dores abdominais, diarreia e petéquias. É uma doença que trata os sintomas, até que se estinga.

doença de crohn o que é sintomas cura e alimentação

Doença de Crohn:

É uma doença crônica que causa a desregulagem do sistema imunológico, onde causa inflamação no trato intestinal, podendo ser classificada como leve, moderada e aguda.

Pode afetar o duodeno, o reto, o estômago, íleo, ânus e o cólon, causando inflamação, úlcera, diarreias, sangramento na evacuação, febre, afta, olhos vermelhos, feridos e sensíveis a luz, erupções cutâneas sobre a pele.

Essa doença é considerada como hereditária, mas sem uma especificação, já que a estudando, não encontraram nenhuma parte genética modificada que pudesse causar e é mais frequente em pessoas que tem históricos familiares com uma certa frequência.

Ela é totalmente tratável, mas que dependendo do caso, a pessoa precisa ser internada e as vezes passar por cirurgias.

Em que caso posso fazer o requerimento do auxílio doença?

Pessoas com doenças cônicas e dependendo da situação, que precisam ser afastadas de seu emprego por trinta dias ou mais, podem procurar um posto do INSS e fazer o requerimento do auxílio doença.

Em alguns casos mais graves, é possível até mesmo se aposentar, no caso de ser trabalhador, ou conseguir uma pensão de um salário mínimo, se não pode trabalhar por alguma invalides, até mesmo logo na infância.

Infelizmente, como anda os órgãos públicos do nosso país, nem sempre é fácil e rápido, devido a burocracia de tantos documentos pedidos, demora para marcar uma perícia e a finalização do processo para receber esse auxílio.

Para ver tudo sobre saúde, tratametos e medicina, clique aqui.