Sertralina / Zoloft Emagrece? A Verdade e Efeitos Colaterais



Setralina Zoloft 50mg

Setralina 25mg – 50mg / Zoloft Emagrece Mesmo, ou Engorda? Veja a Bula e Efeitos Colaterais, além de preço e onde comprar!

A Sertralina é um medicamento usado especificamente para tratamentos antidepressivos e tem como princípio ativo na sua fórmula o cloridrato de sertralina que age sobre a serotonina, aumentando a disponibilidade da mesma no organismo, trazendo alivio para os Transtornos Obsessivo Compulsório (TOC), Depressão, Ansiedade, Estresse Pós-traumático, Fobia Social, Síndrome de Tensão Pré-Menstrual (TPM), Síndrome do Pânico.

Hoje no mercado, encontramos esse medicamento com o nome do princípio ativo que é o cloridrato de sertralina que nesse caso são genéricos e com outros nomes comerciais como Novativ (Ativas), Serenata (Torrent), Dielfor (Medley Brasil), Sercerin (Farmasa, não é mais fabricado por este laboratório), Assert (Eurofarma), Zoltralina Sigma Pharma), Tolrest (Biosintética), Zoloft (Pfizer), Inosert (Ipca Laboratories Ltda), Zysertin (Nikkho), Serolift (Merck).

Pode-se achar a sertralina nas dosagens de 25mg, 50mg, 75mg e 100mg, variando também de 10, 15, 20, 21, 28 e 30 cápsulas. Assim como varia a quantidade utilizada por dia de acordo com a prescrição médica, mas que não pode passar de 200mg diárias, sendo que geralmente varia de 20mg a 50mg ao dia.

Esse medicamento pode ser feito em dosagem diferente como por exemplo 20mg em farmácia de manipulação mediante receita médica prescrita.

Seu preço varia de R$ 18,00 a R$ 105,00 dependendo da quantidade de cápsulas e da região onde se vive.

A Sertralina é um medicamento considerado de tarja preta e só pode ser vendido mediante receita específica de duas vias, ficando a primeira retida na hora da compra em farmácias conforme autorização da ANVISA.

Cloridrato de Sertralina Genérico

diminuidor

Sua composição

Esse medicamento é composto de comprimidos com 56mg de cloridrato de sertralina, que equivale a 50mg de sertralina base, excipiente de amido, croscaramelose de sódio, lactose monohidratada, estearato de magnésio, dióxido de silício, macrogol, hipromelose, dióxido de titânio, corante amarelo e laca de alumínio.

Sertralina não é indicado nestes casos

Pessoas com alergia a Sertralina ou algum componente que consiste no medicamento, pessoas usando pimozida ou inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pessoas que tomem alguns desses medicamentos como, serlegina, moclobemida, crianças com até seis anos, mulheres grávidas ou que estiver amamentando, antipsicóticos, tramadol, dextrometorfano, linezolida e azul de metileno, antagonistas da dopamina, erva de São Jorge, pentazocina, metadona, petidina, tapentadol, fentanila, fenfluramina, triptofanos, pessoas com glaucoma fechado ou algum histórico de glaucoma anterior.

Quais os efeitos colaterais que pode ocasionar?



Anúncios por Copacet

Contração muscular grave, alteração do estado mental (confusão mental) e dos movimentos, febre, aceleração dos batimentos cardíacos, tremor, variação do nível de glicose no sangue (casos de pessoas diabéticas, tem que ser monitorado com mais frequência pelo seu médico quanto a taxa de glicose), dilatação da pupila (midríase), pressão intraocular, glaucoma em pessoas com pré-disposição a essa doença, pode agravar os sintomas de depressão, ter pensamentos suicidas no início ou na mudança da dosagem do tratamento, dor de cabeça, sonolência, insônia, distúrbio da ejaculação, fadiga, náuseas, boca seca, diarreia, formigamento, ansiedade, agitação, diminuição do desejo sexual, contrações musculares involuntárias, prisão de ventre, dor abdominal, vômito, bocejo, rubor, zumbido, dor nas articulações, suor excessivo, digestão difícil, mal estar, dor no peito, menstruação irregular, disfunção sexual, desmaio, convulsões, coma, bruxismo, humor eufórico, agressão, alucinação, hipotireoidismo, diminuição da sensibilidade (hipoestesia), enxaqueca, dificuldade de se manter no mesmo lugar ou a necessidade de mexer as pernas, contração dos brônquios e bronquíolos, pressão alta, hipertensão, hemorragia, inchaço ao redor dos olhos, queda de cabelo, coceira, púrpura, urticária, hemorragia gastrointestinal, sangramento pelo nariz, inchaço no rosto ou no corpo, fraqueza, aumento de enzima no fígado, diminuição de glóbulos brancos ou células de defesa no sangue, diminuição da plaqueta no sangue, eliminação de hormônios antidiurético, aumento de prolactina no sangue, diminuição dos níveis de sódio no sangue, diabetes mellitus, pancreatite, síndrome de Call, Fleming, torsade de points (tipo de arritmia), movimentos involuntários, síndrome do aumento da serotonina, pesadelos, distúrbio psicótico, hiperglicemia e hipoglicemia, manchas vermelhas com descamação da pele, angioedema (inchaço vascular), síndrome de Estevens Johnson, necrólise epidérmica tóxica, lesão hepática, reação de fotossensibilidade, sangue na urina, ereção persistente e dolorosa do pênis, enurese, aumento das mamas no homem, galactorreia (secreção de leite), colesterol aumentado, fratura nos ossos.



A superdosagem desse medicamento pode levar a morte.

Pessoas que usam este medicamento não podem dirigir e nem exercer profissões de risco por terem sua ação psicomotora afetada.

Em caso de superdosagem, não induzir vômito e levar a pessoa diretamente ao hospital com a embalagem do medicamento.

Remédio com Álcool

Sertralina e Álcool

Como todo medicamento, não se deve usar com a mistura de álcool por se perigoso e dar reações adversas e as vezes irreversíveis. Mas neste caso os médicos alertam ainda mais a mistura de Sertralina e Álcool, pois não só pode levar a pessoa ao coma ou ter lesões cerebrais irreversíveis, como também a morte.

Sertralina X Perda de Peso

Muitos mitos envolvem esse medicamento como um excelente emagrecedor, dizendo que “Sertralina Emagrece”. No entanto, somos obrigados a exclarecer que esta substância não emagrece e não é nenhum tipo de inibidor de apetite e nem inibidor de enzimas para tal efeito. Ou seja, é o contrário do Orlistat e da Sibutramina que são específicos para perda de peso.

O que pode ocorrer é que devido a algum transtorno que cause ansiedade, o seu médico prescreva esse medicamento para controlar isso e sabemos que quando estamos depressivos, ansiosos ou com muito estresse, acabamos comendo muito mais do que de costume.



Anúncios por Copacet

Tendo essa ansiedade ou transtorno controlado, temos uma diminuição na vontade de comer, só isso. Não é aconselhado o uso indiscriminado e sem acompanhamento médico para este fim, ou seja, para emagrecer, pois ele tem a mesma finalidade da Amitripilina e que é para casos depressivos, transtornos e ansiedades, assim como a Fluoxetina que além dessas indicações, pode ser usado em caso de Bulimia nervosa.

Jamais considere tomar não somente a Setralina, mas qualquer outro remédio sem nenhuma orientação médica, pois existem até casos que pessoas também indicavam o Rivotril (Clonazepan) para emagrecer, sendo que esse medicamento é de tarja preta, sua compra só é feita com uma receita especial de cor azul e de duas vias, além de ser usado somente para casos epiléticos, em pessoas bipolares ou com síndromes psicóticas.

Efeitos Colaterais

Últimas considerações

Como se pode ver, a Sertralina não é vendida de qualquer jeito, pois precisa de receita médica específica que fica retida na compra.
Faça somente o uso deste medicamente quando realmente necessário e prescrevido pelo seu médico. Jamais tome riscos com o seu maior patrimônio, que é a sua saúde, sem ter orientação médica.

No caso de emagrecimento, somos obrigados a dizer que não existe efeito algum como muitos dizem e recomendam. Por isso, se quer mesmo emagrecer, aconselhamos sempre a procurar bons profissionais de academias para lhe orientar com exercícios eficazes e um bom nutricionista para te ajudar em uma dieta específica para seu caso, fazendo assim que você perca peso com saúde.

Clique para ver outros remédios