Ibuprofeno: Para que Serve, Bula, Efeitos Colaterais e Preço



Conheça o Ibuprofeno. Veja a bula e efeitos colaterais, além de preço e onde comprar!

O que é

Com certeza, já deve estar se perguntando para que serve este medicamento.

Então, para facilitar, vamos fazer uma prévia de suas indicações, seguido de tópicos separados, suas interações medicamentosas e contraindicações neste artigo de acordo o a bula, mas de uma fora mais simples.

É um analgésico não esteroide, indicado para o tratamento de dores leves a moderadas como, dores de cabeça, gripes e resfriados comuns, cólicas menstruais, dores de garganta, dor de dente, dores musculares, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, hematomas contusões e febres.

Nesse caso, se pode dizer que tem o mesmo efeito da Nimesulida, que também é um analgésico, mas ao mesmo tempo, é anti-inflamatório.

Apresentação

É um remédio que se pode encontrar genericamente, produzido por Laboratórios como Medley e EMS.

Encontram-se também em nomes comerciais como:

– Buprovil;

– Ibufran;

– Ibupril;

– Advil;

– Artril;

– Alivium;

– Algy-Flanderil;

– Bufren;

– Dalsy;

– Capfen;

– Doraplax;

– Danilon;

– Vantil;

– Spidufen;

– Nurofen;

– Motrin;

– Maxifen;

– Lombalgina.

tomar com alimento comichao

Ainda se pode encontrar na versão composta com mais outro tipo de droga, com os nomes comerciais como:

– Reuplex (com Paracetamol);

– Algi-Danilon (com Paracetamol);

– Fymnal (com Fenoterol);

– Algifen (com Paracetamol).

Em gotas, é encontrado em frascos de vinte, trinta, quarenta, cinquenta e sessenta mililitros (ml), sendo de 50mg e 100mg.

Em comprimidos ou cápsulas, se encontra caixas com dez, vinte, trinta, quarenta e sessenta unidades, sendo que pode se encontrar em quantidades maiores, com 200mg, 300mg 400mg e 600mg.

O preço varia muito, de acordo com a quantidade, o laboratório fabricante e de farmácia para a farmácia, podendo achar entre R$5,00 a R$60,00.

Composição

A sua concentração no comprimido varia de acordo com a mg indicada na embalagem, podendo ser revestido com outros componentes, que varia de fabricante para fabricante.

No caso das gotas, será encontrado com 50mg, ou 100mg, mais água deionizada, ácido cítrico, aroma de morango, aroma de baunilha, aroma de cereja, simeticona, benzoato de sódio, carmelose sódica, celulose microcristalina, sucralose, ciclamato de sódio, glicerol, dióxido de titânio, laurilsulfato de sódio, goma xantana, sacarina sódica diidratada.



Como tomar

No caso de gotas, a quantidade vai de acordo com o peso, ou seja, se você pesa cinco quilos, tomará cinco gotas, ou se pesa vinte e sete quilos, vai tomar vinte e sete gotas, chegando no limite máximo de quarenta gotas, independente do peso. Geralmente é de seis em seis horas que se toma.

No caso dos comprimidos, costuma ser um comprimido de quatro em quatro horas, ou de seis em seis horas.

No entanto, é preciso levar em consideração, que tanto em gotas, quanto em comprimido, existem gramagens diferentes, onde só o médico poderá dizer qual deles tomar, a quantidade certa e de quanto em quanto tempo, além da quantidade de dias, de acordo com seu problema de saúde.

Apesar das informações, é prudente procurar um médico antes de tomar o medicamento por conta.

tomar sem alimento ictericia

diminuidor

Contraindicações

Não é indicado o seu uso e crianças menores 6 meses, que tenha alergia a este fármaco, ou qualquer outro componente desse medicamento, ou até mesmo a qualquer outro tipo de analgésico ou anti-inflamatório não esteroide como ácido acetil salicílico, problemas renais, que esteja utilizando algum diurético, com pressão alta, doenças cardiovasculares, gestantes, que tenha algum tipo de úlcera, pacientes com rinite ou asma.

Não usar esse medicamento com outros analgésicos, ou anti-inflamatórios, pois pode gerar hipoprotrombinemia, trombocitopenia ou úlcera/irritação gastrintestinal.

Pacientes que tenham lúpus eritematoso sistêmico e outras mais doenças do colágeno, podem ter reação de hipersensibilidade. Ainda não é recomendado a pacientes que que recebem anticoagulantes cumarínicos, ou com desordens sanguíneas.

Seu uso pediátrico e adulto é somente para crianças com mais de 12 anos de idade.

Reações que podem ser causadas

Pode causar reações alérgicas como vermelhidão e bolhas no corpo, náuseas e vômitos, hipersensibilidade ao medicamento, dores gastrointestinais, ambliopia tóxica, insônia, depressão, insuficiência renal, tontura, retenção de líquido, trombocitose, granulocitose, anemia hemolítica, linfopenia, elevação da transaminase no soro, inibição da agregação plaquetária, edemas, diarreia, gases e dor abdominal.

Apesar de ser um medicamento muito antigo, que surgiu nos anos sessenta, estudos na Europa mostraram que o seu uso muito prolongado, pode causar problemas renais graves.

Superdosagem

Como em casos de qualquer medicamento, se uma pessoa tomar uma superdosagem, tem que procurar imediatamente a emergência do hospital, levando a embalagem, ou a bula do mesmo, para que os médicos tomem as providências corretas, para um tratamento de suporte, já que não se tem algum tipo de antídoto para esse medicamento.

Os sintomas de superdosagem são: apneia, nistagmo, vertigem, inconsciência, insuficiência respiratória, hipotensão.

Clique aqui para ver se o Omeprazol engorda, faz mal, a bula, posologia, efeitos colaterais e o preço.