ETNA: Para que Serve, Bula, Efeitos Colaterais e Preço



Conheça a ETNA. Veja a bula e efeitos colaterais, além de preço e onde comprar!

O que é

É um medicamento indicado para:

– Tratamentos de distúrbios traumato-compressivos neurais periféricos como Lesões por estiramento neural (entorses);

– Compressão extrínseca (síndromes vertebrais, fraturas);

– Lesões por vibração ( no uso de máquinas, provocando LER e DORT);

– Lesões por laceração (lesões por objetos perfurantes ou cortantes, seccionamento por fragmento ósseo);

– Procedimentos cirúrgicos neurais, ou em estruturas contíguas, polineuropatia alcoólica, lombociatalgias e cervicobraquialgias, neuropatia diabética.

Além de saber para que serve, é importante frisar que este medicamento é vendido em cápsulas com vinte, ou cinquenta unidades por caixa, além de injetável que vem com três ampolas de liofilizado e três ampolas de diluentes.

O preço varia de R$34,00 à R$134,00, entre cápsula e injetável.

No entanto, não encontramos nenhum genérico desse medicamento, que é produzido pelo Laboratório Gross.

Só encontramos similares, que não são com os mesmo princípios ativos, nem com as mesmas quantidades.

Para saber melhor, em seguida, temos as informações da bula desse medicamento.

Composição

Cápsula

Cada cápsula contém 2,5mg de CMP (Fosfato dissódico de citidina), 1,5mg de UTP (Trifosfato trissódico de uridina), 1mg de Acetato de hidroxocobalamina.

O excipiente é composto de citrato de sódio, ácido cítrico, estearato de magnésio, dióxido de silício e manitol.

pode ser partido pode ser mastigado tomar com alimento

Injetável

Cada ampola de pó liofilizado contém 5mg de CPM (Fosfato dissódico de citidina, 3mg de UTP (Trifosfato trissódico de uridina), 2mg de Acetato de hidroxocobalamina.

Cada ampola de diluente contém 20mg de Cloridrato de lidocaína, 2ml de cloreto de sódio e água.

Como age no tratamento

Ele fornece ao organismo, vitamina B12 nucleotídeo, que te ajudarão na regeneração de nervos periféricos lesionados, ou seja, na recuperação e recomposição dos nervos.

Como usar

No caso da posologia desse medicamento, vai depender do problema e da forma de tratamento passado pelo seu médico, podendo variar de trinta a cento e oitenta dias de uso.

Como não se pode ter uma prescrição exata para passar ao leitor, devido a ser um medicamento, o ideal é procurar seu médico ortopedista, ou neurologista, para saber se é recomendado o seu uso, pois é preciso um exame clínico de cada caso.



Contraindicação

É contraindicado a pessoas que possam ter alergia a qualquer componente do medicamento, com AVC isquêmico e a gestantes, já que não existem estudos de laboratório que comprove sua segurança de uso nas grávidas (salvo quando existe risco de vida a mulher, onde a perda do feto se torna irrelevante).

Apesar de ser um medicamento de uso adulto e pediátrico, deve-se consultar o seu médico, antes de adotar o tratamento, ainda mais se for uma pessoa acima de sessenta e cinco anos, com doenças do coração, doenças neurológicas, problemas de fígado ou renal, síndrome de bloqueio sintomático, obtiver carência de vitamina B12, redução de fluxo sanguíneo hepático, síndrome de Wolff-Parkinson-White, hipovolemia e choque, síndrome de Adams-Stokes, ou gestante, para que se avalie os riscos e benefícios.

Efeitos colaterais

Podem aparecer efeitos colaterais como formigamento, alteração de visão, cansaço excessivo, pressão baixa, diminuição de contração muscular dos batimentos cardíacos ou alteração nos batimentos.

No caso do injetável, além desses sintomas, pode aparecer vermelhidão com irritação na região da aplicação e dor.

Caso apareça alguns desses sintomas, ou outros que não estão listados, o seu médico deve ser informado imediatamente, para que avalie se é prudente continuar, ou interromper o tratamento.

Outros medicamentos

Não deve ser feito, quando o paciente estiver em tratamento com algum desses medicamentos, sem o conhecimento de seu médico, que irá avaliar se é prudente ou não a administração dele, ou se o risco é menor que o benefício.

Medicamentos que não se devem administrar com este fármaco: Proporfol, Propafenol, Fenitoína, Óxido de Nitrosol, Eritromicina, diidroergotamina, Succinilcolina, Cisatracúrio, Ritonavir, Atazanavir, Amprenavir, Ribavirina, Lamivudina, Zidovudina, Estavudina, Zalcitabina, Nadolol, Metropolol, Propanol, Cimetidina, Citicolina.

Não engorda

Apesar de algumas pessoas acharem que engorda, esse medicamento não tem esse efeito colateral.

Na realidade, devido o medicamento causar extremo cansaço, a pessoa vai ter mais dificuldade para se exercitar.

Superdosagem

No caso de superdosagem, seja por via oral (cápsula), ou injetável, é recomendado que o paciente procure imediatamente a emergência do hospital, levando a bula, ou embalagem do remédio, para que os médicos possam tomar as medidas necessárias para este tipo de caso.

Não é recomendado que se tome nenhuma medida em casa, sem orientação médica, pois pode agravar ainda mais a situação.

Clique aqui para ver o preço, posologia e a bula do Fluconazol 150 mg pomada, comprimido e creme.