Amitriptilina: Para que Serve, Efeitos Colaterais e Preço!



50mg amytril

Veja como o Cloridrato de Amitriptilina serve para Enxaqueca, Insônia, Cefaleia e Enurese Noturna:




O Cloridrato de Amitriptilina ou simplesmente Amitriptilina é um medicamento que foi desenvolvido para o tratamento de depressão e enurese noturna (urinar na cama durante a noite), devido às suas propriedades ansiolíticas e sedativas.
Este medicamento tem sido bastante receitado pelos médicos devido aos resultados satisfatórios obtidos com o tratamento através do mesmo sem, no entanto, apresentar efeitos colaterais muito agressivos ao organismo.

Para que serve:




Este medicamento é indicado principalmente para:

• Tratamento de depressão;

• Enurese noturna (urinar na cama durante a noite).

No entanto, ele tem se mostrado bastante eficiente para o tratamento de enxaqueca e para a insônia, uma vez que um de seus efeitos colaterais é a sonolência.

efeitos colaterais a longo prazo








Características do medicamento:

É comercializado em comprimidos revestidos circulares, sendo amarelo para a concentração de 25 mg e laranja para a concentração de 75 mg.

Caso o medicamento esteja com aspecto diferente dos mencionados acima, mesmo estando dentro do prazo de validade, não o utilize antes de mostrá-lo a seu médico.

Posologia:

O fármaco possui posologias distintas, que variam de acordo com o que se pretende tratar e com a gravidade do problema.
O medicamento é administrada preferencialmente à noite, antes de dormir.

Depressão:

O medicamento é indicado para o tratamento de depressão em crianças acima de 12 anos, adultos e idosos.

Nestes casos a dosagem inicial é de 75mg/dia podendo chegar a 150 mg/dia.





O efeito do medicamento poderá ser percebido dentro de 3 a 4 dias do início do tratamento, porém somente após um mês é que o tratamento poderá ser avaliado como satisfatório ou não.

Para a manutenção da doença, a dosagem recomendada é de 50 a 100 mg/dia, devendo ser administrada em uma única vez, preferencialmente à noite.

Obtendo-se melhora da doença, deve-se ir reduzindo a dosagem até o mínimo e permanecendo o tratamento com este valor por cerca de três meses a fim de se evitar o efeito rebote. Somente após este período, poderá cessar o tratamento.

Jamais abandone o tratamento com antidepressivos abruptamente e sem o conhecimento de seu médico.

Em pacientes hospitalizados, devido à gravidade da doença, a dosagem comumente utilizada é de 200 a poderá 300 mg/dia.

Em adolescentes e idosos, a dosagem máxima diária recomendada é de 50 mg, devido à baixa tolerância destes grupos de pessoas ao remédio.

Não se recomenda a utilização deste em crianças menores de 12 anos para o tratamento de depressão.

Enurese noturna:

mecanismo de ação

A utilização de amitriptilina para o tratamento da enurese noturna (urinar na cama durante a noite) é indicada somente para crianças acima de 6 anos.

Neste caso, as dosagens recomendadas são:

• Crianças de 6 a 10 anos: doses entre 10 e 20 mg do medicamento, que deverão ser administradas ao deitar.

• Crianças a partir de 11 anos: doses entre 25 e 50 mg do medicamento, que deverão ser administradas ao deitar.

Instruções de Uso:

Tome o remédio diariamente, obedecendo as dosagens e os horários estipulados, a fim de se obter os efeitos desejados.





Não se deve aumentar ou reduzir a dosagem do medicamento, sem o aval de seu médico.

Jamais abandone o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Como comprar:

Este medicamento pode ser adquirido em farmácias por seus nomes comerciais, tais como: Amytril, Limbitrol, Trisomatol, Tryptanol, de maneira genérica como cloridrato de amitriptilina ou então em farmácias de manipulação.

Vale ressaltar entretanto que este remédio só pode ser adquirido mediante apresentação e retenção da receita médica. Este é um cuidado que se tem a fim de se evitar a automedicação, em especial no que se refere ao tratamento da enxaqueca e da insônia.

Preço:

O preço deste medicamento possui grandes variações de preço. No que se refere a medicamentos adquiridos em farmácias, o valor mínimo que se pode adquirir uma caixa contendo 30 comprimidos revestidos, de dosagem 75 mg é de R$ 25,32.

Em farmácias de manipulação, este medicamento pode ser adquirido por um preço mais acessível, entretanto, deve-se buscar uma farmácia de sua confiança.

Efeitos colaterais:




Ao contrário de outros medicamentos indicados para o tratamento depressão, pode-se dizer que os efeitos colaterais deste medicamento são amenos. Os principais efeitos são:

• Boca seca;

• Sonolência;

• Tontura;

• Paladar alterado;

• Aumento de peso;

• Aumento de apetite;

• Dor de cabeça;

• Visão turva;

• Dificuldade de concentração;

• Prisão de ventre;

• Coceira;

• Urticária;

• Erupções cutâneas;

• Inchaço da face e/ou língua;

• Dificuldade de respiração.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico, isto porque a interrupção abrupta da ingestão deste poderá ocasionar enjoo, fadiga e dor de cabeça, além de irritabilidade, inquietação e distúrbios no sono.

Contraindicações:

Assim como todo fármaco, este possui algumas contraindicações, são elas:

amitriptilina bula

• Se o paciente possuir alergia ao cloridrato de amitriptilina ou a qualquer outro componente de sua formulação;

• Se o paciente estiver fazendo uso de algum medicamento para depressão da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAO);

• Se o paciente estiver fazendo uso de cisaprida;

• Se o paciente tiver sofrido infarto do miocárdio nos últimos trinta dias.

Neste casos, recomenda-se que o paciente não faça uso do mesmo, sendo necessária a sua substituição por outro medicamento que faça o mesmo efeito.

Apesar de ainda não se ter evidências de efeitos nocivos da utilização deste medicamento durante a gravidez, o tratamento com este remédio deverá ser avaliado pelo médico, levando em conta os prós e os contra da utilização deste.

Não se deve fazer uso deste fármaco durante a amamentação.





Precauções e advertências:

Em crianças menores de 12 anos, este medicamento deverá ser utilizado para o tratamento da enurese noturna e não para depressão. A diferença nos tratamentos deve-se a dosagem do remédio a ser administrada.

No momento da consulta, informe a seu médico, se estiver apresentando qualquer um dos seguintes distúrbios: alergias, distúrbios mentais, problemas no fígado, cardíacos, urinários, hormonais, convulsões ou glaucoma.

O tratamento com este medicamento poderá proporcionar uma diminuição no estado de alerta do paciente. Sendo assim, se fizer uso do mesmo, evite dirigir ou então operar máquinas que ofereçam riscos à vida.

Interações medicamentosas:

serve dor muscular

Apesar de o cloridrato de amitriptilina poder ser administrado concomitantemente com diversos outros medicamentos, o ideal é informar a seu médico no momento da consulta quais são os remédios que você já faz uso. Em muitos casos o que poderá ocorrer é um ajuste na dosagem do fármaco ou então a sua total substituição.

O mesmo não deve ser administrado em conjunto com os seguintes medicamentos: guanetidina, epinefrina, barbitúricos, etclorvinol, dissulfiram, terapia por eletrochoque, analgésicos, quinidina, cimetidina, fenotiazinas, propafenona e flecainida.

Deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com este medicamento.

Informações úteis:

Mantenha o medicamento guardado em temperatura ambiente sob o abrigo de luz e umidade.

Não faça uso do medicamento se ele estiver fora do prazo de validade.

Mantenha-o fora do alcance das crianças.

Jamais se automedique.





Superdosagem:

Em caso de superdosagem informe imediatamente o seu médico a fim de se realizar a desintoxicação, evitando assim maiores problemas.

Os sintomas que aparecem quando se ingere uma maior quantidade de amitriptilina são os seguintes: alterações dos batimentos cardíacos, convulsões, hipotensão, depressão, convulsão, problemas de concentração, alucinações visuais, pupilas dilatadas, agitação, sonolência, vômito, hipotermia, rigidez muscular, dentre outros.

Perguntas e respostas:

Se esquecer de tomar o medicamento, o que deveremos fazer:

Em caso de esquecimento, o recomendado é que você use a dose seguinte na hora certa. Não se deve duplicar a dose, deve-se tomar somente a dosagem prescrita naquela hora.

amytril 10 mg engorda

Engorda:

A resposta é sim. Um dos efeitos colaterais deste medicamento é o aumento do apetite e proporcionará o ganho de peso.

Entretanto com a adoção de uma dieta equilibrada e com a prática de atividades físicas é possível minimizar este efeito colateral sobre o organismo.

Dá sono:

A resposta é sim. A sonolência é um dos efeitos colaterais mais comuns relatados pelas pessoas que são submetidas ao tratamento com este fármaco.

É bom para dormir:

A resposta é sim. Na verdade esta pergunta complementa a outra que foi feita acima. Como este medicamento atua como um calmante, ele proporciona a sonolência e acaba induzindo o paciente ao sono.

Porém, não se deve tomar este medicamento somente quando se deseja dormir.

O medicamento deve ser ingerido somente dentro de um tratamento médico recomendado por um médico especializado.





É bom para enxaqueca:

A resposta é sim. Apesar de este medicamento ter sido desenvolvido para o tratamento de depressão e enurese noturna, estudos tem demonstrado que o mesmo também pode ser utilizada para o tratamento de enxaqueca.

Muitos médicos já tem receitado este medicamento para este fim.

Sendo assim, deve-se tomar a amitriptilina caso o médico receite-a para você. Isto porque este medicamento possui interações medicamentosas com vários outros e somente medicante avaliação médica é que será verificado a possibilidade de tratamento com o mesmo.

Para maiores informações sobre este medicamento recomenda-se a leitura de sua bula ou então consultar o seu médico de confiança.

Vale ressaltar também que, as informações contidas neste artigo não possuem a pretensão de substituir a bula do fármaco, mas de orientar as pessoas sobre a sua finalidade.


Recomendado para você:





Política de Privacidade

Clique aqui agora para ver as indicações e como tomar a Amoxicilina

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (137 votos, média: 4.90 de 5)
Loading...