Molho Branco: Com Maizena e Requeijão para Macarrão e Lasanha !

carne moída presunto

Veja a receita do Molho Branco com maizena e requeijão para macarrão, lasanha e panqueca!

Molho branco ou molho béchamel, surgiu em homenagem ao Louis de Béchameil (Marques de Nointel, 1630–1703) acessor do Rei Luís XIV.

Esse delicado molho, acompanha há séculos a gastronomia, mas nada mais é do que um creme aveludado, de sabor delicado, com base de leite fresco, conhecido também por molho velouté.

Com o tempo passando, aconteceram as adaptações, quer sejam por intervenções de grandes chefs, ou por questões apenas culturais, surgiu na França o molho béchamel clássico.

Nós brasileiros o chamamos de “molho branco” e fazemos muitas delícias culinárias com ele.

Receita de Molho Branco: 

Ingredientes:


Ingrediente

Quantidade

Manteiga de leite 2 colheres de sopa
Azeite de Oliva extra-virgem 1 fio
Cebola branca ralada 2 colheres de sopa
Folha de louro 1 unidade
Farinha de trigo 2 colheres de sopa
Noz moscada ralada 1 pitada
Leite sem lactose 600 ml
Creme de leite sem lactose 200 g

Veja a seguir como fazer.

Modo de preparo:

1. Coloque numa panela a manteiga de leite e o fio de azeite para derreter, e para não queimar. Quando aquecer adicione a cebola ralada, e deixe dourar.

2. Em fogo baixo, ajunte tudo com farinha de trigo, misturando bem por uns segundos. Para mexer o molho durante o seu cozimento,opte em usar um fouet ( daqueles de arame) é sempre sucesso garantido, pois anulam as possibilidades de grumos, e de qualquer queimadinho no fundo da panela.

3. Aos poucos coloque o leite, e mexendo, sem parar e vigorosamente. Despeje mais um pouco de leite, até que termine, mas sem parar de mexer, para que não empelote.

4. A espessura de seu molho branco é opcional, quanto mais leite, mais líquido, e com menos leite ele ficará um creme mais grossinho. Para as suas preparações forem assadas, opte pelos molhos menos grossos.

5. Depois que seu molho branco ferver bem, adicione o Creme de Leite (sem soro ) a pitada de noz moscada bem ralada, e tempere com o sal a gosto com pimenta . Assim feito, apague o fogo e continue mexendo.

6. Esse molho serve 4 pessoas e você já sabe prepará-lo em até 15 minutos.

Boas Dicas

1- Você pode também incrementar seu molho branco, colocando queijo parmesão ralado (60 g) depois de pronto, seu molho ficará divino, e usá-lo de um jeito simples com macarrão, deixando-o bem mais incrementado. Ele também ficará delicioso para lasanhas, ou nos preparos com bacon.

farinha sem gluten farinha torrada farinha integral

pr

2- Muita gente aprecia quando recheiam as tortinhas assadas. E agregando nele um requeijão cremoso, ou cubinhos de queijo Brie ou Camembert (que são muito semelhantes) fica maravilhoso, aí espere pelos aplausos da galera!

3- Por ser muito saboroso, você pode mantê-lo aquecido em banho-maria para servi-lo imediatamente, então salpique pedacinhos de manteiga para impedir a formação de crosta por sobre a superfície.

4- Caso acontecer de o seu creme empelotar, bata-o no liquidificador ou passe-o por uma peneirinha, ou ainda na panela mesmo com o mixer você elimina esse probleminha, mas por favor não se desespere!

5- Para que seu creme fique sempre lisinho, ponha uma folha de filme plástico colado na superfície do seu corpo, ainda quente, na panela mesmo.

6- Quando sobrar seu molho, use guardá-lo em sacos plásticos (tipo zipados) e refrigerados. Para reaproveitá-lo em outros preparos, use-o em até cinco dias, após guardá-lo.

Clique aqui agora para ver a receita de Panqueca;