Gelatina Colorida: Cremosa, Simples, Cubos e em Camadas!

em camadas – de leite- maria mole –mosaico –fácil

Veja como fazer a receita de Gelatina Colorida cremosa simples em camadas e com leite de coco!

Talvez você nunca tenha pensado sobre o que realmente são as gelatinas.

Até bem pouco tempo nem nós sabíamos do que eram feitas, a gente pensa apenas na gelatina colorida, geladinha pronta para refrescar num dia de muito calor…

Essa substância quase sempre transparente, incolor, sem cheiro algum é uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno.

Quem manipulou, industrializou a gelatina para vários usos, foi a Inglaterra, em meados do século XVI.

Hoje, a gelatina tornou-se uma substância muito usada nas indústrias alimentícias, também presente nas indústrias farmacêuticas com a cobertura das cápsulas de medicamentos, nas indústrias fotográficas com a emulsão para revelar as fotografias, na fabricação de fósforos e também de lixas de todas as espécies.

Derivada do latim “gelatas”, significa “firme”, mas as gelatinas não são tão firmes assim, principalmente quando fundidas com calor.

no copinho-receita minuto-panelaterapia-em camadas com creme de leite-simples

pr

De tal modo, as gelatinas em temperaturas baixas solidificam-se melhor, e quando misturadas em água, conseguem se tornar gel coloidal (transforma de sol para gel: a gelatina).

Na produção de alimentos com gelatina, as sobremesas são quase sempre benvidas, coloridas e saborizadas, fazem sozinhas a festa da molecada e dos adultos em dietas.

Ela também pode ser usada como espessante de sorvetes, estabilizante em cremes, nas geleias, nas margarinas, nos queijos, nos iogurtes, etc.

Em folhas transparentes, ou em pó com ou sem sabores, a gelatina preparada a seu gosto, contém grande quantidade de água, o que proporciona a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento, por ser uma das poucas sobremesas pobres em caloria.

Ela, atualmente é feita do colágeno extraído quase sempre do couro de alguns animais como o boi e o porco, transformada em um pó incolor, podendo ter também açúcar, corantes e diversos aromas.

Existem as gelatinas alternativas, as totalmente vegetais (à base de polissacarídeos), que são extraídas de algas, o agár-agár, e muitas outras com sua base em carragenina, fazem o mesmo papel das gelatinas derivadas do animal, porém muito mais sadias, certamente!

Temos uma ligação intensa com as gelatinas. Desde a nossa infância elas existem em todas as geladeiras das avós, das tias, das escolas , sedutora sem potinhos coloridos nos atraindo.

Quando criancinhas, as gelatinas eram a mais próxima sobremesa que substituía os sorvetes, e depois de adultos elas ainda continuam sendo a enganação ajuizada para conter o desejo de devorar uma confeitaria inteira…

Gostamos muito de ensinar essa sobremesa que fazemos desde quando fomos adolescentes, e todos daqui de casa pedem bis.

Veja aqui…

Receita de Gelatina Colorida cremosa e simples

Escolha quatro sabores de gelatina em caixinha de sua preferência, por exemplo, uva, morango, limão, abacaxi.

cremosa cubos com creme branco

Ingredientes:


Componente Quantidade
Gelatina em pó 1 caixinha de cada sabor
Leite condensado 1 caixinha 395 g
Creme de leite 1 caixinha 200 g

Modo de Preparo:

1. Conforme as instruções de cada embalagens, prepare separadamente todas as suas gelatinas, colocando cada sabor em uma vasilha plana (pode ser um refratário, uma travessa de louça, uma vasilha plástica) e coloque na geladeira para que endureçam.

2. Quando estiverem totalmente firmes suas gelatinas, corte em cubos do mesmo tamanho suas gelatinas e vá colocando os cubinhos numa forma tipo para fazer pudim, ou em uma travessa transparente, ou para fazer mais charme, use aquelas taças que ficam no barzinho esperando alguém para limpá-las.





3. Faça porções individuais em camadas de cores nelas.

4. Prepare o creme para a finalização, batendo no liquidificador ou com uma varinha de arame o creme de leite com o leite condensado para ficarem homogêneos.

5. Derrame nas gelatinas e leve à geladeira até firmar.

Sirva aos seus amigos e sinta a delícia refrescante como nos tempos daquelas corridas de bicicletas com a galera da rua e para depois refrescar com gelatina geladinha para compensar!

Dicas:

1. Varie a sua cobertura cremosa, use leite de coco, ou geleias prontas.

2. Com sorvete, também ficam arrasadoras. Vale a pena experimentar!

A outra variedade que todo mundo adora é a gelatina colorida com maria mole!!

Clique aqui agora para ver a receita de Kafta