Cupcake: Receita de Baunilha Fácil e Cobertura de Chocolate!

fofinho-recheado

Veja a receita original de Cupcake fácil e recheado com cobertura de chocolate no microondas!

É aquele bolinho delicado, que sozinho alegra muitos e enfeita qualquer mesa, seja adulto ou a criançada, todo mundo quer um deles. Se for gostoso, macio, tiver recheio, chocolate, cobertura charmosa então…Não sobra um!

Eles chegaram para ficar, o bolinho simples, que tem origem inglesa (fairy cake) que traduzido é “bolo de fada”, migrou-se para os EUA, tornou-se famosíssimo. Passou a se chamar cupcake que nada mais é do que “bolo de xícara”, por que se mediam em xícaras todos os seus ingredientes e aproveitavam a praticidade para assar os bolinhos nas mesmas xícaras. Assim, são conhecidos até hoje os deliciosos bolinhos assados individualmente.

Muita polêmica girou em sua história, alguns muitos ingleses acham que são cópias melhoradas de seus muffins. Mas a verdade é que na América ganharam o gosto da maioria, tomou formas, sabores, cores, recheios e coberturas inimagináveis.

Na América, fez franquias, shows, campeonatos e muita festa. Algumas fábricas estão milionárias, como as das Irmãs Katherine Kallinis Berman e Sophie Kallinis LaMontagne do Georgetown Cupcake, as estrelas do Cupcake Americano.( Inspiradas por sua avó, elas trocaram a carreira de moda pela fabricação dos bolinhos mais famosos dos Estados Unidos) Em 2008, abriram o Georgetown Cupcake, e de Washington enviam seus bolinhos por todos os lugares do país até hoje.

Por aqui no Brasil não foi tão diferente, em menores proporções é claro, pois nosso paladar é muito mais tropical, mas estes bolinhos tornaram-se indispensáveis nas festas, servidos como lembrancinhas, mimos para nascimentos, batizados, noivados e até casamentos. Como brindes corporativos, já fez alegria de muitos clientes, por inúmeras vezes!

Quando começamos a fazê-los por aqui, eles eram simplesmente feitos com sabor de baunilha e as coberturas não passavam de um simples fondant.

Já nos tornamos inteirados no assunto, as mudanças aconteceram, e acontecem em cada preparo, de tal modo que o céu é o limite!

São tantas receitas para a massa, para recheios e as coberturas então? Nem se fala! (Ah, vamos ver também receita de recheado com brigadeiro de chocolate puro, que é brasileiríssimo, numa outra oportunidade!)

Esse mini bolo continua conquistando. Além de sua praticidade, ( inteirinho na mão, com duas bocadas sem sujar nada? Quem resiste?) são decorativos e encantam.

É uma receita de fácil preparo, com ingredientes muito comuns. Feitos na batedeira ou mesmo no liquidificador.

Usando as coisas que você tem em casa, ovos, açúcar, margarina, farinha de trigo, leite, fermento químico em pó e essência de baunilha líquida, você poderá fazer esse cupcake.



Ajeite algumas forminhas que faz empadinhas dentro de uma bandeja que possa ir ao forno, caso você não tenha ainda as apropriadas, ( basta forrá-las com as forminhas de papel, próprias para este tamanho) e nem precisa untar, elas são forneáveis.

Mas primeiro, você precisa aprender a receita original da massa tradicional, aquela que os ingleses faziam, ai sim, poderá fazer tudo gostoso e sem erro.

Como fazer

– Ovos – 03 unidades, separando as claras das gemas;

– Açúcar – 1 xícara de chá;

– Margarina – 1/2 xícara de chá;

– Leite – 1/2 xícara de chá;

– Aroma de baunilha líquida – 1 colher de chá;

– Farinha de trigo – 1 1/2 xícara de chá;

– Fermento químico em pó – 1 colher de sobremesa.

E lá vamos nós nessa aventura deliciosa, começando pelo forno, corra e já acenda o seu em temperatura média (180°C).

Numa bacia coloque as claras e reserve-as.

como fazer cobertura fácil de fazer

diminuidor

Na bacia da batedeira, bata as gemas com açúcar para fazer um creme fofo e quase branco, adicione a margarina, sem parar de bater. Coloque nesse creme a essência de baunilha, continuando a bater. Depois de alguns minutos, acrescente o leite, bata mais. Desligue a batedeira apenas quando a massa estiver fofíssima. Peneire a sua farinha e o fermento juntos e vá colocando na bacia do creme, delicadamente, misturando com leveza. Reserve por alguns minutinhos , até bater as claras em neve, formando picos, que é muito simples como fazer isso na batedeira.

Só agora vá derramando as claras na massa, misturando para completar a delicia. Coloque a massa no saco de confeitar (manga de confeiteiro) e preencha as forminhas em quantidades idênticas, deixando um espaço de um dedo para chegar até a borda da forminha de papel.

Leve-as para o forno que já está aquecido e agora conte 25 minutos, sem abrir o forno. Se precisar, deixe-os mais um tempinho assando, pois há quem goste deles morenos. Faça o teste do palito, espetando e retirando, que se limpo, está pronto!

Já desligue seu forno e retire a bandeja com os cupcakes, deixando que esfriem para confeitar a seu gosto… Resista, eles ainda estão quentes!

Dicas

Quer cobrir seus cupcakes rapidinho? Faça um brigadeiro mais mole e passe por cima de cada um, jogando confetes coloridos ou granuladinhos de chocolate, ficam lindos e deliciosos.

Consiga formas de alumínio ou de silicone, próprias para cupcakes, elas facilitam a produção desses deliciosos bolinhos, que a gente fica parecendo criança quando vê desenho animado interessante!

Sempre preencha as suas forminhas com apenas 3/4 de massa, ou faltando um dedo para encostar na borda. Eles crescem bem e assim você padronizará seus bolinhos