Bolo de Cenoura: Fofinho e Cremoso com Cobertura de Chocolate!

pudim leite condensado manteiga em pó   soja

Veja a receita do Bolo de Cenoura, fofinho, cremoso com cobertura de chocolate de liquidificador que todo mundo gosta!

A cenoura é um vegetal nativo da Ásia e da Europa, mas no mundo atual é largamente cultivada em diversas outras regiões. Atualmente a Inglaterra, a China, a Rússia, a França, e os Estados Unidos, são os maiores produtores desse vegetal.

Hoje o Brasil cultiva a cenoura em maiores quantidades nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Essas raízes caracterizam-se por serem carnudas, grossas, tuberosas, e possuírem cores profundas.

Embora as cenouras sejam mais conhecidas pela coloração alaranjada, elas também podem ser encontradas nos mercados de algumas regiões, em variedade de outras cores, como o amarelo, o vermelho o branco, e um forte roxo.

As variedades das cenouras na natureza são enormes. Elas se diferem pelas cores e pelos seus tamanhos, mas, continuam muito saborosas, com textura crocante e as vezes até com um sabor bem mentolado.

Como sempre, as menores raízes são na maioria das vezes mais saborosas e menos fibrosas.

Por serem muitíssimo apreciadas, as cenouras são bastante utilizadas em pratos na culinária, pois podem ser consumidas em saladas cruas ou cozidas, em sucos com frutas, em sanduíches, nos suflês, como purês, pates, em recheios de tortinhas, e também para compor os deliciosos bolos de cenoura.

Já se vê brigadeiros gourmets de cenouras, e variadas outras preparações.

Depois que entendemos que a cenoura é um alimento altamente nutritivo com excelentes taxas de vitamina A (β-caroteno), C, K e que ainda é eficaz ao combate de radicais livres, atuando como antioxidante… Entendeu que não dá para ficar sem consumi-la constantemente?

vulcão-de leite ninho

diminuidor

Ela é também rica em sais minerais como o Potássio, e em fibras dietéticas, por isso tornou-se queridinha dos atletas e das dietas.

A cenoura é um dos alimentos de baixíssimas calorias que em 100g de cenouras equivalem a 50 kcal.

Quem resistirá?

Não há quem não goste de um bolinho de cenouras!

Eles ganharam muitos paladares, e reinam de norte a sul nos lanches e até em festas mais sofisticadas, com as receitas de aniversário, feitos em batedeira, ou nas receitas de liquidificador, eles vão ganhando coberturas, recheios e até formatações variadíssimas.

Podem ser vistos em potes decoradinhos, em forma de cupcakes recheados, embrulhadinhos em papeis descoladíssimos, que servem também como lembrancinhas de aniversários, de chás de fraldas, e podendo ser até gelados ou quentinhos como os charmosos bolos de canecas.

A criatividade das boleiras não param.

Mas, vamos ter que concordar numa coisa, eles (os bolinhos) são mesmo deliciosos, fofinhos, cremosos, e muito fáceis da gente fazer.

Ingredientes

Aí, já que combinamos na escolha desse predileto bolo de cenoura cremoso e fofinho, vamos fazê-lo então… os ingredientes estão aqui:

– Cenouras pequenas -02 Unidades – cortadas em rodelas finas ou raladas

– Ovos – 03 Unidades grandes



– Açúcar – 02 xícaras de chá

– Óleo de girassol – 1/2 xícara de chá

– Farinha de trigo – 02 xícaras de chá

– Fermento químico em pó – 01 colher de sopa de aquele próprio para bolos

Modo de preparo

Antes de começar todo o preparo, regule seu forno a 200° C (em temperatura média) e unte e enfarinhe sua forma e reserve-a. Em seguida peneire a farinha de trigo medida com o fermento químico em pó e reserve-os numa vasilha.

Agora, bata no liquidificador os ovos com o açúcar por pelo menos 2 minutos, e vá acrescentando os pedacinhos das cenouras, batendo sempre.

Despeje no copo do liquidificador também o óleo e bata mais esse creme todo.

com pudim de chocolate liquidificador simples

Sem grumos e todo homogêneo, vá misturando esse creme de cenouras na farinha de trigo peneirada, e mexendo firme com um batedor de arame, até que fique sem nenhum grumo de farinha na massa.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.

Lembre-se, só olhe o bolo depois de 35 minutos assando, nunca abra o forno antes desse tempo. Você poderá perder todo o seu bolo por queda de temperatura, combinado?

Assim, teste com o palito se já está pronto. (Se o palito sair limpinho -sem massa grudada), está na hora de retirá-lo para o resfriamento. Caso seu palitinho saia com massa grudada, deixe seu bolo mais uns minutos no forno e vá observando.

Quando retirar sua forma com o bolo, coloque-a sobre as grades do seu fogão, para que circule ar por baixo dela e não murche o seu lindo bolo.

Podemos também fazer este bolo de cenoura com chocolate no qual resulta um mesclado inigualável e saboroso!

Dica

Somente desenforme seus bolos, depois que estiverem frios.





Cobertura de chocolate

Agora é hora de pensar na cobertura de chocolate, que geralmente pedem sempe que seja de chocolate, não é mesmo?

E para fazê-la:

Numa panela coloque 3/4 de xícara com leite natural ou leite de coco, acrescente 02 colheres (sopa) de seu preferido chocolate em pó e misture delicadamente. Ajunte agora 01 colher (sopa) de açúcar e misture bem. Por último para dar aquele brilho sedoso que a gente nunca resiste, adicione na panela 02 colheres (sopa) de manteiga de leite em temperatura natural, misturando tudo muito bem.Leve sua panela ao fogo, mexendo sempre até esse creme engrossar. Desligue o fogo e imediatamente despeje todo o creme por sobre o seu bolo.

Como opção podemos colocar gotas de chocolate por cima do bolo ou inseridas na massa!

Espere os elogios e pelos pedidos dessa receita onde o resultado final é tudo gostoso e bom apetite!!

Clique aqui agora para ver a receita do Bolo de Banana Integral fit, light e com canela