Bolo de Banana Integral: Fofinho, Light e Fit de Liquidificador!

farinha de aveia microondas

Veja a receita do Bolo de Banana Integral fit, light e fofinho de liquidificador com canela, aveia e maçã!

A banana é originária da Ásia, mais no sudeste exatamente.

E aqui no Brasil a fruta possui uma grande variedade, de formatos, cores de casca, de massa, de aromas, e as conhecemos como a banana-da-terra, a prata, a maçã, a nanica, a ouro…

Dependendo da região no país, poderemos encontrar outras variedades, com nomes bem regionais.

A fruta mais consumida pelos brasileiros, é a banana, que também foi reconhecida como o “4° Alimento” mais produzido em nosso mundo.

Benígna, nasce e cresce em qualquer tipo de terra, mas prefere as terras menos áridas, onde se desenvolve, espalhada em grandes toceiras, repletas de cachos e pencas de frutas, que resistem bem às intempéries do nosso território tropical.

Ela possui tantos benefícios numa frutinha só, que fica difícil enumerá-los aqui, mas tem um atributo muito importante: grande aliado ao combate das insônias! Elas maravilhosamente possuem triptofano, o aminoácido que antecede a melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono. Só não vale comer uma penca, pois poderá ser indigesta, observe também o horário de consumi-la. (…então entenda: apenas uma, horas antes de ir dormir, combinado?)

Por seu alto teor de cálcio e potássio é atualmente conhecida como a queridinha dos atletas, por prevenir as dores musculares e as câimbras.

torta fácil açúcar mascavo

diminuidor

E para quem está de dieta, pretendendo emagrecer, a banana é indicada como uma doce sobremesa, pois ela consegue prolongar a sensação de saciedade em nosso organismo.

Os fitness descobriram na banana verde uma aliada, por ter maior concentração de fibras, assim a fruta adquire a forma de um excelente prebiótico natural, ajudando na proliferação das boas bactérias que se instalam no nosso intestino.

Essa banana verde na conhecida forma de “Biomassa” virou vitamina com outras frutas, recheio de bolos, massa de panquecas, até em forma de brigadeiro diet.

Quem não quer abrir mão das comidinhas boas, optam pelo acréscimo dessa forma cremosa da banana.

A tal da farinha da banana verde, também chegou para alegrar a vida de muita gente, quer seja na forma de tortas, bolos, recheios, pães e até pizzas.

Já que temos bananas pra todo gosto, que tal alguma receita para usá-la mais vezes em sua alimentação?

Essa que escolhi agrada bastante por ser deliciosa, fitness, e muito prática por que usaremos formas de “Alumínio para Bolo Inglês”, que são descartáveis, isso deixará a nossa vida um pouquinho mais simples. (Além de serem recicláveis cem por cento!)

Ah, nessas formas incríveis os nossos bolos de bananas podem ir para o freezer e sair direto para o forno convencional .. Imaginou quanta praticidade?!



E vamos fazer em maior quantidade, congelar e usar quando bem entendermos…

Receita de bolo-de-banana – integral com maçã e nozes

 

Mas que Banana usar?

Quase sempre usamos a banana nanica, mas fica também delicioso com a banana prata, o que importa realmente é ela esteja bem madura, para realçar o seu sabor, ficando bem característico e marcante.





Ingredientes 

– Óleo vegetal – ½ xícara de chá

– Ovos  – 03 Unidades tipo grande

– Farinha de trigo integral – 01 xícara de chá

– Aveia em flocos finos – 01 xícara de chá

– Açúcar demerara – ½ xícara de chá

– Canela em pó – 01 colher de sobremesa

– Bicarbonato de sódio – 1 colher de chá

– Fermento em pó –   1 colher de sobremesa

Maçãs com casca- 3 Unidades , cortadas em cubos 

– Bananas nanicas- 3 Unidades, fatiadas
 
Nozes picadas  – 1 xícara de chá

– Ameixa seca  – 1 xícara de chá

– Canela em pó – 1 pitada para polvilhar na forma

Farinha de rosca – ½ xícara de chá – para salpicar nas frutas.

castanhá do pará-uva passa- baru

Modo de preparo  

Antes de começar o seu bolo, unte a forma de alumínio tipo bolo inglês, com óleo, enfarinhe com farinha de trigo integral e uma mistura de açúcar com canela e reserve.

Ligue seu forno em temperatura média (180°C).

Em seguida coloque no liquidificador o óleo, os ovos,a canela em pó, o demerara e bata bastante. Acrescente a farinha integral, a aveia, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó e continue batendo na massa até fique um creme homogêneo. Reserve.

Em uma tigela misture as bananas, as maçãs, as nozes e as ameixas com farinha de rosca para que não desçam para o fundo da sua forma..

Acrescente nessa tigela das frutas o creme do liquidificador e misture tudo delicadamente.

Poderá opcionalmente adicionar ½ xícara de chá de uva passa picada na massa e ½ xícara de chá de damasco também na massa e ¼ xícara de chá de granola na cobertura.

Despeje a massa com cuidado na forma pronta e leve para assar por aproximadamente 40 minutos.

Assado seu bolinho, retire – o do forno e aguarde esfriar.

Somente desenforme-o quando já estiver totalmente frio.

Agora a criatividade é toda sua!

Derrame em seu bolo uma calda de banana caramelizada, ou geleias, algum tipo de requeijão cremoso, ou gotas de mel, e seja bem feliz!

Clique aqui agora para ver outras receitas dos Bolos gostosos e fofinhos