Bolo de Banana com Casca sem Glúten: Funcional e Saudável!

bolos saudaveis e faceis de fazer bem estar

Veja a receita do Bolo de Banana com Casca e sem Glúten com aveia integral e açúcar mascavo!

A Banana, fruto de origem asiática, da árvore chamada de bananeira, encontrou no solo brasileiro, e em nosso clima tropical um habitat adequado, e espalhou-se por todo o continente em abundância, como se fosse nativa.

São diversas as espécies de bananas, mundo tropical afora…Mas aqui no Brasil, são mais conhecidas e utilizadas para consumo a banana maçã, a banana prata, a nanica, e a banana-terra.

Elas possuem a polpa doce, macia, e saborosa e na culinária é capaz de dar um show, em matéria de preparos as vezes assadas, cozidas e até fritas. Por serem deliciosas, podem ser consumidas também ao natural,

A banana, fruta rica em potássio, fibras, e as vitaminas C e A, por não possuir sementes, é um fruto sem fecundação prévia, e por isso também se come inteira sem receios, da casca à polpa, pois 70% este fruto tem água em sua composição.

A banana preferida para consumo que vai ao fogo por aqui é a banana nanica, que por incrível que pareça de nanica (pequena) não tem nada; chega a medir até 20 centímetros de comprimento.

Os cozinheiros adotaram muitíssimo bem essa fruta e esbanjam criatividade com ela em seus pratos. E se comemora até o seu dia em 22 de Setembro com festivais e concursos com pratos inteiramente feitos com bananas.

Embora elas permeiem no país de norte a sul, a conjuntura econômica e a educação alimentar mundo inteiro, reza não desperdiçar nada, e sim reaproveitar tudo dos alimentos, a gente decidiu colaborar com essa receitinha deliciosa com casca e tudo!

e passas   em flocos com farinha de

diminuidor

E vamos utilizar a banana inteira, sem desperdiçar nenhuma parte dessa frutas, que é rica em fibras e em nutrientes.

Por exemplo, a casca das bananas, é rica em carboidratos, minerais, vitaminas, por ser composta de fibras solúveis e insolúveis. Clareia até os dentes! Sugerimos que sempre que possível, você escolha as bananas orgânicas, pela qualidade e riqueza de sua formação!

E não esqueça de verificar em que estado se encontra a banana nanica que será utilizada na receita, isto é, verde, quase madura, madura, muito madura ou passada. Prefira sempre a madura pois apresenta cor totalmente amarela, macia com aroma, sabor e textura delicados.

Nosso bolo, além delicioso, é feito sem nenhuma farinha, podendo ser ingerido pelos celíacos, sem receio algum, cuidando apenas na escolha da aveia sem traços de glúten.

Este bolo de banana além de ser funcional é saudável e light.

Este bolo de banana é também conhecido por aveia light, aveia liquidificador, aveia integral, aveia fitness e aveia mascavo.

Receita de Bolo de banana com casca, aveia, especiarias e zero glúten:

Ingredientes:




Compomente Quantidade
Banana nanica madura 04 un. com casca
Ovos grandes 03 un.
Açúcar mascavo 01 xícara de chá
Aveia em floco médio sem glúten 03 xícaras de chá
Óleo de coco 1/4 xícara de chá
Canela em pó 01 colher de chá
Cravo em pó 01 colher de chá
Cardamono em pó 01 colher de chá
Gengibre em pó 01 colher de chá
Fermento em pó químico 01 colher de sopa
Canela em pó com açúcar mascavo suficiente para polvilhar a forma do bolo






Modo de preparo:

1. Comece untando uma forma redonda de furo no centro (aproximadamente de 25 centímetros ) com uma mistura com de açúcar mascavo com um pouco de canela, misture bem os dois pós e polvilhe a forma inteira.

2. Aproveite e já ligue o seu forno a 180ºC.

3. Lave bem as bananas, higienizando as cascas. Retire as pontinhas pretas. Descasque-as, vá colocando as cascas da banana no copo do liquidificado. Acrescente ao copo os seu ovos e bata pulsando para se misturarem bem.

4. Formado um creme escurinho no liquidificador, é hora de você acrescentar o óleo e também o açúcar batendo mais. Precisamos de um creme bem homogêneo. Reserve. Em uma tigela média amasse com um garfo a banana picadinha, como se fosse fazer um purê.

5. Nessa tigela acrescente o creme do liquidificador e os pós ( canela, cravo, cardamomo, gengibre, aveia e o fermento) misturando tudo delicadamente.

6. Despeje a sua mistura na forma preparada e leve seu bolo para assar a 180ºC, por mais de 35 minutos.

7. Não abra seu forno antes desse tempo para não correr o risco de murchá-lo e seu bolo não ficar perfeito.

e linhaça  e nozes  e granola

8. Quando passar esses minutos ( que parecerão uma eternidade) faça o teste do palitinho no meio dele . Se sair limpinho, corra, desligue o seu forno e retire seu bolo para as grades do fogão.

9. Enquanto esfria, prepare a mesa para saborear essa maravilha saudável, deliciosa e sem medo de repetir este bolo de banana com casca integral onde é tudo gostoso!

E para sua informação temos as seguintes variações deste tipo de bolo:

• Bolo de banana com farinha de arroz e aveia;

• Bolo de banana com farinha de arroz fit;

• Bolo de banana com farinha de arroz estrelas;

• Bolo de banana com fécula de batata;

• Bolo de banana com polvilho doce;

Torta de banana com farinha de arroz;

Cuca de banana com farinha de arroz;

• Bolo de banana com aveia e passas de liquidificador;

• Bolo de banana com farinha de aveia fit.