Arroz: Como Fazer o Branco, Normal Simples, Soltinho e Temperado!

mondial britania cadence walita

Veja como fazer a receita de Arroz branco, normal, simples, soltinho, doce e temperado! !

Todo brasileiro sabe que um prato de arroz bem preparado, tem lugar especial na mesa, e quando acompanhado de algum feijão refogadinho no tempero então? É uma combinação que mais perfeita.

Saber preparar bem esse prato tradicional da nossa cozinha, é mais que necessário a qualquer pessoa. Agora, ficar um craque nessa arte já será para poucos e agradará muitos brasileiros.

Acertar na hora de preparar um arroz bem soltinho, nem todo mundo consegue, qual será esse segredo?

As dicas dos maiores chefs de cozinha do mundo para deixar o arroz soltinho estão abaixo:

Escolha o arroz

Que tenha os seus grãos branco, inteiros, alongados e perolados, são essencial para obter arroz soltinho depois de seu preparo, pois grãos menores quebram durante o seu cozimento, pois isso costumam deixar todo o arroz empapado. O arroz tom perolado é mais fácil também de ficar solto no final da sua cocção.

As medidas de 2×1(duas porções de água para cada uma de arroz)

Também ajudam e muito na boa preparação. Sempre é importante na hora das medidas ter essa noção básica, para que o seu arroz fique soltinho.Equilibre as quantidades de água com as de grãos. Mas fique atento, quando os alimentos são aquecidos perdem volume liquido, por isso deixe sempre mais água ao preparar o seu arroz.

Cuidar do tamanho e material da panela

E acertar nas suas escolhas, tem muito haver com o bom resultado do seu arroz. Uma panela ideal para cozinhar o seu arroz poderá deixá-lo ainda mais soltinho, então escolha uma panela que caiba bem o seu arroz depois de cozido. Não o faça em panela muito pequena, pois os grãos crescem de tamanho de cinquenta a sessenta porcento. Se não tiverem espaço não ficarão soltos.

risoto-precisa lavar-philco-fun kitchen

diminuidor

Outra observação muito útil é escolher uma panela que tenha o fundo grosso, pois elas prolongam o processo de cozimento e costumam segurar mais o calor. Mas muito cuidado, mesmo com o fogo desligado, pode acontecer que você queime o arroz. Isso não é impossível!

O arroz precisa ser lavado ou não?

Esta é grande dúvida na hora do seu preparo, mas creia, o segredo de um arroz soltinho está na sua secagem do arroz, e muita gente pensa que é na lavagem, que se retira o excesso de amido.

Especialistas afirmam que não é considerada necessária a lavagem, mas se o fizer, que o deixem escorrer bastante, pois quanto mais secos os seus grãos, mais ficarão soltinhos depois de cozidos.

A temperatura da água para preparar meu arroz fria ou quente?

A única interferência para que o seu o arroz fique soltinho é no tempo de seu preparo, ele fica pronto mais rápido com água quente e demorará mais para ficar pronto com água fria, a escolha é sua.



Refogar um arroz tem seus cuidados.

É uma etapa essencial para deixá-los soltinhos, pois refogando os grãos, eles selam e lubrificam durante o seu refogar, e não exagerar em óleo (quantidade) nessa hora é muito importante. Basta um “fiozinho” já é o suficiente. Mais que isso você deixará seu arroz grudado, no final do cozimento. O alho, a cebola e os outros temperos que usar, devem ficar quase transparentes durante o refogar, para temperá-lo bem, aí é a hora de colocar água e terminar o fritar de seu arroz.

Depois que refogar seu arroz, deixe-o com tampa durante o seu cozimento e somente retire a tampa da panela após o seu cozimento, isso ocorre quando ainda restar água entre os grãos.

Quando cozido, o arroz pode ter bastante vapor entre os grãos, use um garfo para que eles se desprendam uns dos outros e fiquem mais soltinhos, delicadamente, pois ainda estarão úmidos e isso é normal.

benefícios panela de pressão

O interessante quando se fizer o arroz é deixá-lo sempre quentinho , mas se for necessário fazê-lo com antecedência, o segredo é envolvê-lo ( a panela) com um papel de embrulho. Isso ajudará manter a temperatura e os grãos ainda soltos.

O ideal ainda é deixar seu preparo para o último item da sua refeição.

Receita de como fazer arroz soltinho:

Ingredientes:


Componente Quantidade
Alho amassado 1 dente
Cebola branca picada 1/4 un.
Água fervente 2 xícaras de chá
Arroz branco lavado 01 xícara de chá
Azeite de oliva quanto basta
Sal quanto basta

Modo de Preparo:

1.Lave bem o arroz, escorra e reserve. No azeite aquecido, refogue a cebola e o alho





2.Coloque o arroz nesse refogado e deixe fritar por cerca de alguns segundos, quando estiver empelotando seus grãos, adicione a água fervente e o sal a seu gosto.

3.Mexa e abaixe o fogo, deixe que cozinhe até quase a água ter secado.

4. Coloque a tampa da panela e dixe que termine de cozer. Isso deve acontecer por até 20 minutos.

5.Para aumentar a quantidade de arroz, siga corretamente as proporções, observando principalmente da água.

Com todas essas dicas, não faz arroz soltinho, temperado, gostoso, e no ponto, quem não quiser!

E como os antigos faziam para desejarem felicidade e fartura, jogavam grãos de arroz em suas pessoas queridas nas passagens de Ano. Hoje você poderá fazer de outra forma: convidando-as para comer do seu arroz perfeitinho na festa do Reveillon!

Numa próxima oportunidade, vamos fazer também uma série de arroz na panela elétrica, com variedades incríveis e a receita de arroz a grega, como fazer arroz carreteiro e como fazer arroz parboilizado!