Musculação: Benefícios e Dicas para Ganhar Massa Muscular!

Veja a definição, história, benefícios, dicas para treino de Musculação e aumente a hipertrofia muscular!

A musculação é um esporte praticado a partir do fortalecimento e desenvolvimento da massa muscular através de exercícios de contrarresistência.

Tem se tornado cada vez mais popular, tendo grande número de praticantes bem distribuídos nas academias que se proliferaram em escala exponencial.

É praticada em ginásios que contam com equipamentos específicos para treinos de força e levantamento de pesos.

Associa-se a musculação, quando executava sob a supervisão de um educador físico, uma série de benefícios para a saúde física e mental.

A relação com a hipertrofia

A musculação é o esporte que se ocupa com o ato de esculpir um corpo bem delineado e com proporções simétricas.

Dessa forma, há uma relação natural entre a musculação e a hipertrofia muscular.

Os exercícios praticados na musculação, em geral, são feitos com cargas.

Os movimentos produzem um esforço no músculo e esse esforço vai fazer com que ele se fortaleça e aumente de volume.

Dessa forma, os músculos tornam-se mais aparentes, mais volumosos, com aparência das fibras musculares.





Benefícios

A musculação traz uma série de benefícios para o corpo.

Se você até agora pensava que o benefício da musculação era apenas a construção de um corpo esteticamente bonito, prepare-se: vai se espantar com o que vem a seguir.

A musculação aumenta o gasto calórico do corpo, ou seja, o corpo emagrece.

O ganho de massa magra através do desenvolvimento dos músculos acelera o metabolismo.

Torna seu corpo mais jovem, promove o fortalecimento dos ossos, melhora o funcionamento do coração e do sistema circulatório, controla a pressão do sangue e diminui os níveis de colesterol.

Nota-se melhora significativa também na flexibilidade e resistência dos praticantes.

coma suficiente para suportar o crescimento muscular manter disciplina por longos periodos

Quem pode praticar musculação?

Essa pergunta talvez envolve um dos tabus mais perpetuados e cultuados até os dias atuais: de que a musculação envolve treinos agressivos com cargas extremamente altas e só podem ser realizadas por adultos em condição de plena saúde e resistência física.

Ficou bem explícito no tópico acima de que a musculação é extremamente benéfica para a saúde, e não serve apenas para modelar um corpo esteticamente perfeito.

A musculação é indicada para diversos fins e pode praticamente ser realizada por todo tipo de pessoa.

Note que nessa afirmação está implícito que o exercício deve sempre ser realizado da forma correta, respeitando os limites de segurança do corpo e com a supervisão de um profissional de educação física.

Dessa forma, idosos e crianças podem sim e devem praticar a musculação.

Outro tabu bastante difundido de maneira falsa é que crianças que praticam musculação param de crescer.

Isso é falso!

Entre os benefícios da musculação, está justamente um estímulo à produção de GH (Growth Hormone, ou em português, hormônio do crescimento), que acabará por contribuir com o desenvolvimento corpóreo e ósseo do praticante.

Além disso, a musculação tira os praticantes do sedentarismo e os proporciona uma vida mais longínqua e saudável, para ser plenamente aproveitada ao lado daqueles que gostamos.

Como se não bastasse, existem aqueles que acreditam que a musculação é uma atividade essencialmente masculina: falso.

A musculação feminina é extremamente comum e difundida, e as mulheres cada vez mais mostram-se aptas à praticar o esporte em seu mais alto nível de preparo e dedicação.





Acabei de entrar na academia: e agora?

O universo dos aparelhos e halteres parece muito confuso: séries no aparelho, séries com uma barra, repetições de exercícios, pesos, medidas.

Em geral, as academias contam com profissionais bastante preparados para te ajudar nesse momento de adaptação.

São os educadores físicos, que estão sendo chamados popularmente de personal trainer, ou seja, um profissional capaz de reconhecer suas limitações e preparar uma rotina de exercícios físicos específica para suas necessidades.

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Infelizmente, algumas academias contam com profissionais mal qualificados, com pouca boa vontade de ajudar os iniciantes.

Mas não se preocupe: a internet surgiu exatamente para isso.

Caso sinta que seu professor mostre um certo desinteresse em tirar dúvidas e ensinar exercícios da maneira correta, não fique para trás: procure a ajuda de fóruns de dicas, blogs, sites especializados e revistas de musculação.

Tudo vale para buscar uma saúde melhor para si.

A polêmica dos suplementos e anabolizantes esteróides

Há uma relação natural do esporte com a polêmica dos suplementos alimentares e de outras substâncias, conhecidas genericamente como anabolizantes esteroides.

Notar que é importante salientar desde o início que suplementos nutricionais e anabolizantes esteroides não são a mesma coisa.

Como já citado nesse artigo, a musculação está muito envolvida com a hipertrofia.

Com a vida agitada que levamos nesse século, a indústria percebeu que poderia facilitar as refeições: surgiam então os suplementos alimentares.





Os suplementos são verdadeiras comidas em pó, com valor nutricional e biológico controlados por padrões específicos.

Não fazem mal se consumidos sob a orientação de um médico nutricionista esportivo ou outro profissional compatível com esse universo.

Já os anabolizantes esteroides correspondem a uma classe de substâncias (em geral hormônios) que vão potencializar o processo de recuperação e desenvolvimento muscular.

O uso indiscriminado e simples dos anabolizantes não faz de você uma pessoa extremamente musculosa e em busca de saúde.

Pesquise muito antes de optar pelo uso dessas substâncias, e, se for o caso, faça de maneira correta sempre com o acompanhamento de um médico endocrinologista.

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