Dieta Mediterrânea: Como Fazer, Cardápio e Receitas Simples



Dieta Mediterranea Cardapio

Veja passo a passo o que comer, como fazer a Dieta Mediterrânea e emagrecer em poucos dias com nossos cardápios e receitas!

O que você acha da possibilidade de fazer uma dieta que se baseia nos alimentos que estão à sua disposição, presentes no seu dia a dia? Talvez imagine que se trata de algo surreal, mas na verdade é perfeitamente possível. O emagrecimento, de acordo com essa proposta, é uma questão de disciplina com a forma como você se alimenta. Nessa questão, o que faz a maior diferença é a maneira como você come e não necessariamente o que você come.

O que estamos introduzindo para lhe apresentar hoje a partir desse artigo é a dieta mediterrânea. Ficou curioso para saber do que se trata? Pois vamos lhe explicar agora! Confira.

1 – O nome

O nome dela representa exatamente o que é: uma iniciativa que nasceu em terras mediterrâneas. É, portanto, um conjunto de atividades para perda de peso que não surgiu no Brasil, mas isso não impediu que se tornasse um dos mais utilizados pelas pessoas no país. E trata-se exatamente disso. Um processo de imenso sucesso e que está ganhando adeptos em todo o mundo!

2 – Noticiário na TV

Um dos grandes responsáveis por todo esse sucesso é o programa global Globo Repórter, que dedicou um de seus programas para falar sobre ela. Na grade a produção deixou a cargo de nutricionistas e pessoas que já a utilizaram a responsabilidade por falar sobre seus benefícios. E pessoas do mundo se dedicaram a apresentar receitas e resultados que não podem nos dar outra compreensão, senão a certeza de que ela pode nos levar aonde realmente queremos. Após esse evento, o processo ganhou força e se propagou ainda mais pelo mundo, atingindo várias pessoas que desejam perder peso com saúde e qualidade de vida.

Alimentos da Dieta Mediterranea

diminuidor

3 – Passo a passo

Preparamos para você uma explicação completa sobre como fazer a dieta mediterrânea. Para isso vamos lhe apresentar um cardápio semanal que você pode utilizar no seu dia a dia. A referência que iremos utilizar é o livro “Dieta Mediterrânea com Sabor Mediterrâneo” de Fernando Lucchese e José Antônio Pinheiro Machado (por vezes disponível na versão PDF para ser lido online). Um verdadeiro clássico que nos ensina como realmente devemos proceder para conseguir o emagrecimento através dessa prática simples.

A idéia do livro (que é a expressão daquilo que a dieta ensina) é propor uma alimentação baseada em legumes, frutas, vegetais, nozes, peixe, grãos integrais e batatas. Há a possibilidade de inserir o azeite de oliva, desde que sem exageros. Manteiga, carne e leite devem ser consumidos em pequenas porções. Os laticínios magros também são bem vindos, assim como uma taça de vinho tinto todos os dias (ou um copo de suco de uva integral). E as frituras devem ser evitadas.



Anúncios por Copacet

A partir de agora, veja como você pode montar o seu cardápio. Essa foi a seleção que fizemos para lhe mostrar o quanto é prática essa dieta!

Café da Manhã
– 01 xícara de chá, café preto ou café com leite;
– 01 Pão integral com coalhada ou mel;
– Cereal e iogurte com mel;
– 01 colher de levedura de cerveja;
– Frutas da estação maduras.

Lanche da manhã e da tarde
– 01 copo de suco natural (feito da fruta) acompanhado de uma colher de aveia ou então uma fruta da estação madura.

Comidas e Receitas da Dieta do Mediterraneo

Almoço



Nas opções citadas abaixo, você deve escolher apenas uma delas, procurando a que melhor se adequar à sua necessidade. Ou pode também utilizar uma por dia, de forma que sua alimentação seja diversificada.

– Filé de carne magra com saladas, arroz integral e uma laranja;
– Filé de peixe grelhado, melão com presunto, suco natural de abacaxi ou mamão;
– Mussarela, tomate, agrião, filé de salmão grelhado e iogurte com pinhões;
– Arroz com lentilhas, iogurte com passas, tomate, salada de alface;
– Creme de queijo com uvas, camarão, avocado (parente pequeno e muito próximo do nosso abacate) e salada de alface;
– Suco de laranja e kiwi, espaguete com amêndoas, salada de tomate e alface;
– Bacalhau com grão de bico, maçã amassada com mel, salada verde.

Jantar



Anúncios por Copacet

Assim como no almoço, você deve optar por uma dessas indicações, podendo utilizar a mesma todos os dias ou mesclá-las no decorrer da semana.

– Pão integral, creme de abobrinha, queijo cottage, omelete e com nozes e mel;
– Espinafre com passas, peixe grelhado e pinhões e iogurte com frutas;
– Batatas cozidas com feijão verde, Berinjela Tortila e 1 kiwi;
– Pão com tomate e atum naturais, Salada com martinha, 1 maçã assada com mel;
– Frutas secas , peixe grelhado, batatas gratinadas;
– Pão com tomate, creme de legumes e omelete. Marmelada com creme de queijo de sobremesa;
– Ervilhas refogadas com presunto, filé de peixe e coalhada com mel

O Filme da dieta do mediterraneo
Cena do Filme da Dieta do Mediterrâneo

 

4 – Resultados

Quando pensamos em expor para você o quanto essa ação é eficaz, decidimos falar sobre as ações que ela tem sobre o organismo, já que é isso o que realmente leva ao emagrecimento.

Quando você se alimenta da maneira como a dieta propõe, o consumo de calorias é mínimo e o seu organismo se livra das toxinas e passa a se valer de maior eficiência em todos os processos internos, por exemplo, de digestão e de eliminação do material orgânico. Dessa forma, quando você tem o seu organismo consumindo menos calorias e trabalhando “a pleno vapor” o emagrecimento acontece a passos largos e você alcança os resultados que espera em pouquíssimo tempo de utilização.

5 – Filme

Consideramos que seja interessante explicar que a dieta mediterrânea nada tem a ver com o brilhante filme (também chamado Dieta Mediterrânea), dirigido por Joaquín Oristrell, que tem como protagonista uma jovem apaixonada por culinária e dividida entre o amor de dois homens. Nesse caso, possivelmente as semelhanças sejam unicamente o amor pelos dotes culinários.




É claro que também não podemos descartar a franca disposição por ensinar os segredos da culinária européia, mas a trama em si não é ligada à dieta. A garota se destaca pela capacidade de combinar alimentos e fazer refeições fantásticas e saudáveis (o que é a intenção da dieta mediterrânea), mas na verdade, a culinária fica em segundo plano diante da comédia e do triângulo amoroso entre os protagonistas da história. Se não fosse assim, possivelmente a história não atrairia tantos olhares e nem obteria sucesso em meio ao público.

Mas afirmamos com veemência que é interessante conhecer o filme porque ele cita diversos chefs famosos em todo o mundo e em alguns momentos desvenda o segredo da culinária adotada por eles.

Agora, confira a Dieta Japonesa.