Dieta Líquida: Passo a Passo de Como Fazer e Perder Peso Rápido



Veja receitas e como fazer passo a passo a Dieta Líquida para perder peso rapidamente

É baseada em consumo de alimentos líquidos, como sucos, leite e sopas, mas que em geral, é prescrita por médicos, para pacientes que precisam perder uma quantidade X de peso muito rápido, seja para fazer uma cirurgia de coração de emergência, seja para fazer uma cirurgia bariátrica, ou um transplante.

No entanto, muitas dessas pessoas pegam essas receitas e fazem por conta própria em casa, onde se tornou uma moda, por fazer perder peso muito rápido.

A dieta de sucos detox e da USP, que se baseia numa dieta de sopa, são alguns exemplos desse tipo de plano alimentar, podendo conciliar a sopa com sucos.

No entanto, como tudo em nossa vida, este plano tem prós e contras para perder peso rapidamente.

Tipos de dietas líquidas

Para entendermos melhor, vamos falar de algumas delas e de como surgiram.

Sopa da USP:

Foi desenvolvida pelo Instituto do Coração, em parceria com alunos de nutrição da USP, exclusivamente para pacientes cardíacos, que estavam muito acima do peso e precisavam de uma cirurgia cardiovascular de emergência, por estarem entre a vida e a morte, mas que precisavam antes de tudo, perder peso de forma rápida e eficaz, para não haver complicações no centro cirúrgico.

Essa receita, é restrita de uso hospitalar, onde nem a Universidade e nem a Instituição de saúde, creditam e recomendam, já que o uso nos pacientes, é monitorado vinte e quatro horas por dia, caso haja algum imprevisto.

liquido cardápio detox

Das famosas:

Essa sopa, se assemelha a da USP, mas que muitos especialistas não recomendam, mesmo que tenha vindo de uma pessoa famosa, já que seu organismo também precisa de alimentos sólidos.

Chás:

Este exemplo, se consiste em tomar chás diuréticos e regularizadores intestinais, estimulando o seu organismo e o limpando.

O uso dos chás calmantes, também são muito bem vindos, pois ajuda a combater a ansiedade e com isso, diminui o apetite.

É muito usado no café da manhã, no lanche da tarde e no caso de calmantes, antes de dormir, sem substituir as refeições principais.

Geralmente, são acompanhados de duas a três torradas.

hospitalar 5 kg 5 dias
diminuidor

Sucos:

A dieta de sucos, seja suco verde, detox, de berinjela, são usados como auxiliadores da alimentação, onde se é usado no café da manhã e entre o intervalo das principais refeições (Almoço e janta).

Com isso, é preciso ter uma alimentação mais balanceada, de preferência, passada por um nutricionista, que saberá exatamente quais nutrientes seu organismo necessita.

A base de caldos e sucos:

Esta consiste em consumir somente caldo de legumes e sucos naturais.

Para muitos, esse “regime” emagrece mesmo, sendo usada de vinte a trinta dias. No entanto, é um tipo de “regime” pobre e que pode causar efeito sanfona, depois que termina.

Benefícios

No caso da dieta da sopa, ou a da USP e a 100% líquida, a vantagem é que só vai fazer você perder peso muito rápido.

No caso do chá e do suco, que são coadjuvantes em um plano alimentar, que nesse caso prefiro chamar de uma reeducação alimentar, ajuda a perder peso mais rápido e a limpar melhor o organismo.

Malefícios

O lado ruim é que são muito pobres em nutrientes, o que pode prejudicar muito sua saúde, causar fraqueza, anemia, tonturas e desmaios, além de causar efeito sanfona, já que ao terminar o período que se está fazendo o “regime”, você volta a se alimentar como antes.

No caso de sucos, principalmente detox, pode causar uma disfunção no organismo a longo prazo e no caso dos chás, principalmente os diuréticos e os laxantes, pode causar lesões no rim e no intestino, a longo prazo, ou seja tomar mais que o tempo recomendado.

Ainda tem uma preocupação maior que as pessoas devem se atentar, pois caso você tenha algum problema de saúde, sem orientação médica, uma dessas dietas pode causar danos maiores.



O que devo fazer?

O primeiro passo, é procurar um médico para te avaliar, conversar com o mesmo sobre a dieta que deseja fazer é recomendado ao seu caso e fazer acompanhamento médico periódico, para não sofrer danos. Assim, você terá mais segurança e poderá montar um cardápio perfeito, junto com seu médico.

creme vegetais

Ainda é importante ressaltar, que se deve sempre consumir água pura, mesmo que sua dieta seja totalmente líquida, pois sucos e sopas, não o substituem e seu corpo precisa dela.

Fazer alguma atividade física, usando a dieta mais recomendada para o seu caso, ajuda a ter um resultado melhor e a evitar o efeito sanfona.

Algumas receitas para conhecer:

Receita da USP:

– 1 Repolho grande
– 1 Berinjela
– 2 Folhas de louro , dois
– 2 Nabos
– 2 Tomates
– 2 Maços de cheiro verde
– 3 Dentes de alho
– 2 Maços de agrião
– 2 Pimentões
– 1 Aipo (salsão)
– 2 Cenouras
– 4 Jilós grandes
– 1 Tablete de caldo de carne ou frango
– 2 Xícaras de vagem
– Sal e pimenta a gosto

rapida restrita

Modo de Preparo

Pique num tamanho mediano e coloque na panela com água, deixando em cozimento por 40 minutos.

No primeiro dia, tome o creme em duas refeições principais, pode ainda, comer em outros momentos, ou comer frutas que não sejam banana, tomar sucos e chás sem açúcar.

No segundo, comer somente o creme, além de legumes e verduras, cozidas, ou cruas, podendo ainda, comer somente uma batata que esteja cozida.

No terceiro dia, comer o caldo no mínimo duas vezes, frutas e legumes.

Quarto dia, comer a receita, 8 bananas e tomar leite, sendo desnatado.

No quinto, sopa, tomates temperados com limão, azeite e sal, carne branca ou vermelha e beber dez copos de água.

Sexto dia, sopa, um ovo, legumes, três bifes de carne branca ou vermelha grelhada, tomando suco, água, café e chás puros (sem adição de açúcar).

No sétimo e último dia, comer duas vezes o caldo, legumes, arroz integral, bebendo água, suco, chá e café puros.

Em depoimentos de quem fez essa dieta, dizem que se perde cerca de sete quilos em uma semana.

escaldado verdura

Receita da sopa das famosas:

A única diferença , é que ela é acrescentada de cebola, creme de cebola no lugar de caldo de carne, curry e extrato de tomate.
O modo de preparo e de usar durante a semana, é o mesmo da USP.

Chás e sucos usados como auxiliadores no emagrecimento:

Chá de Sene

Que é diurético, pode ser preparado e tomado em jejum, antes do café da manhã. Mas é bom lembrar que, não se deve tomar mais que cinco a sete dias.

Suco de linhaça c/ laranja:

Ponha metade de um copo d’água e 1 colher de linhaça e 1 laranja descascada por inteiro (para evitar que o suco fique amargo, não ponha a parte branca da mesma) no liquidificador e deixe bater tudo misturado.

Consumir na mesma hora e pode tomar duas vezes, já cedo pela manhã, e outra vez no intervalo entre o almoço e o jantar (ou entre as suas refeições principais).

Concluindo

Procurando o seu médico e discutindo o melhor plano alimentar, com certeza será eficaz, pois além da comida em si, tempos que levar outros fatores importantes em consideração, como algum problema de saúde.

Então, nunca faça uma dieta por conta.

Atividades físicas, são fundamentais para um melhor resultado e melhora da saúde.
Independente do plano alimentar escolhido, sempre ingerir bastante água pura, pois seu corpo precisa.

Para ver mais outras dietas para emagrecer rapido e perder peso com saúde, clique aqui.