Dieta dos Pontos: Tabela Completa e Calculadora Grátis!



tabela completa e calculadora gratis

Veja passo a passo como fazer, calcular e a tabela da Dieta dos Pontos completa

A dieta dos pontos, foi criada pelo Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e professor livre-docente de endocrinologia e metabologia da Universidade de São Paulo, que faleceu em 25 de novembro de 2015, onde lutava contra um câncer no pâncreas.

No entanto, seu legado deixado, vem ajudando muitas pessoas a perder peso de uma forma mais simples, leve e sem deixar qualquer tipo de alimento de lado, onde existe até um livro lançado por ele e por duas nutricionistas, que mostra que não é preciso deixar o prazer de comer de lado e que não se deve querer perder peso rapidamente, ou além do que é necessário para ter uma vida saudável.

Resumidamente, este método criado por ele, começa com a descoberta de sua Taxa de Medição Basal, quantidade de calorias que seu corpo realmente precisa, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente e transformando as calorias de cada alimentos em pontos, para que não se perca, na hora de calcular as calorias consumidas.

Dessa forma, fica muito mais fácil perder peso e ter uma vida saudável, sem ter que abrir mão do que mais gosta, mas aprendendo a se alimentar na quantidade necessária, eliminando exageros.

Hoje em dia, esse método já é muito usado por várias pessoas, ajudando a ter mais qualidade de vida e ajudando a afastar dietas malucas, que muitas vezes tem resultados muito rápidos, mas que prejudicam a saúde, causando o efeito sanfona depois.

Como fazer

Para começar, temos que descobrir qual a sua Taxa de Medição Basal (TMB), que nada mais é o que seu corpo gasta de calorias enquanto está em repouso (ficando deitado, sentado, pensando, etc.), que é o gasto que é necessário para manter os órgãos vitais funcionando, como os batimentos cardíacos do coração.

Vigilantes do Peso Pdf download

diminuidor

Como calcular:

Mulheres de 10 a 18 anos: Seu peso atual x 12,2 + 746

Mulheres de 18 a 30 anos: Seu peso atual x 14,7 + 496

Mulheres de 30 a 60 anos: Seu peso atual x 8,7 + 829

Mulheres com + de 60 anos: Seu peso atual x 10,5 + 596



Anúncios por Copacet

Homens de 10 a 18 anos: Seu peso atual x 17,5 + 651

Homens de 18 a 30 anos: Seu peso atual x 15,3 + 679

Homem de 30 a 60 anos: Seu peso atual x 8,7 + 879

Homem com + de 60 anos: Seu peso atual x 13,5 + 487

Já calculado o seu TMB, agora procure saber aonde se encaixa o seu estilo de vida. Assim, saberá seu Fator de Atividade (FA).
Para facilitar, segue uma tabela abaixo.

tabela TMB

Sabendo o seu Fator de atividade, você vai pegar o seu TMB e multiplicar pelo seu FA, chegando no resultado de sua necessidade diária de calorias.

Convertendo a necessidade diária de calorias em pontos. Como calcular:

Cada 1 ponto, vai equivaler a 3,6 calorias. Nesse caso, pegue o resultado de sua necessidade de calorias e dividindo por 3,6. Assim, saberá quantos pontos diários você precisa.

Um exemplo: Uma mulher que necessita de 1882 calorias, dividido por 3,6, terá a necessidade de 523 pontos.



Calculando o IMC (Índice de Massa Corporal) e saber quanto perder:

Para calcular o seu IMC, você vai precisar pegar o seu peso e dividir pelo seu peso ao quadrado, ou seja:

Se seu peso é de 85kg e sua altura é de 1,65, você vai primeiro pegar o valor de sua altura e multiplicar por ele mesmo (1,65×1,65), que nesse caso vai dar 2,7225. Depois pegue o seu peso dividindo pelo resultado de sua altura (85/2,7225), que será igual a 31,2.

Isso mostrará o quanto está com seu IMC elevado e quantos quilos deve perder.

Limites de pontos para emagrecer:

Com essa tabela abaixo, você vai pegar o seu total de pontos diários de necessidade energética diária e subtrair.

IMC fórmula peso ideal

Para entender melhor, vamos continuar com o exemplo da mulher acima, onde seus pontos deram 523, com massa corporal de 31,2, que na tabela, se encaixa entre 30 a 34,9, tendo o resultado de 200.

523 – 200 = 323. Com esse resultado, seu consumo de calorias, convertido em pontos, será de 323 pontos diários.

Como montar o cardápio



Anúncios por Copacet

Nesse caso, você não precisa deixar de comer os alimentos, mas sim, saber quantos pontos de calorias vale cada alimento, tendo o cuidado de não ultrapassar o seu limite.

Quando for comprar algum alimento industrializado, ou até mesmo os pré-prontos, frutas, verduras, legumes, ou até mesmo for num restaurante (já existem alguns que fornecem a quantidade de calorias de cada prato), veja quanto é o total de calorias por cada porção e divida por 3,6.

Exemplo: Uma feijoada completa, contendo uma concha de feijoada, uma laranja, duas colheres de sopa de arroz, uma colher de sopa de farinha, uma caipirinha e couve à vontade, possui 210Kcal. Então vou pegar esses 210 e dividir por 3,6, que dará 58,33 pontos.

O mesmo se pode fazer com uma batata doce, onde 100gr, equivale a 90kcal. É só dividir 90 por 3,6, que dará 25 pontos.

Assim, você conseguirá montar um cardápio para todas as refeições.

Uma tabela abaixo, contendo alguns dos principais alimentos, mostra a quantidade de pontos de cada um.

Pontuação alimentos




Cardápio e Plano Alimentar

Agora, tendo esses exemplos de alimentos, mais o que aprendeu para converter calorias em pontos, fica bem fácil de montar um cardápio completo, para sua dieta alimentar, ou melhor, sua reeducação alimentar e o melhor de tudo, que é sem passar fome.

Mas não se esqueça de converter as calorias dos doces, bolos, chocolates, refrigerantes (nesse caso é melhor trocar por água, ou suco natural), salgadinhos, em pontos, para não ter o risco de fazer as contas erradas, Ok?

Para conhecer a Dieta do Ovo emagrecer e perder peso, clique aqui.