Chá de Hortelã: Benefícios, Malefícios, Propriedades e Receitas

da menta para a pele

Veja para que serve, como fazer, como tomar e vantagens da infusão desta planta:

Quem não gosta de um chá, não é mesmo? Caso você esteja procurando melhorar a sua saúde com uma bebida forte, chegou ao lugar certo. A opção pelo hortelã, dentre as muitas opções de ervas disponíveis, é bastante pertinente, podendo ser utilizado na culinária e para fins medicinais. São muitos os benefícios proporcionados por este chá, que serão explicados ao longo deste texto. Seja bem-vindo.

Praticamente toda infusão pode ser potencializada com combinações com outros ingredientes, algo que também acontece com esta bebida. Sendo assim, misturas com camomila e gengibre podem tornar a bebida ainda mais potente. O poder do gengibre, por exemplo, é muito conhecido, como antiinflamatório.

O uso medicinal desta erva remonta ao passado distante, quando foi utilizado pela antiguidade para vários fins, sendo mencionado até mesmo na Bíblia. Sua origem ainda está relacionada a mitologia.

Com relação às suas características, seu valor como refrescante é inegável. É uma bebida consumida há muito tempo, com alto nível de vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio. Sua força como afrodisíaco é conhecida, bem como seu poder relaxante.

Egípcios, hebreus, romanos, americanos e gregos foram alguns dos povos que usaram largamente este chá. Tendo um cheiro muito fácil de ser identificado, ele possui um sabor característico e possui múltiplas funções.
Este é um dos chás mais consumidos também no Brasil. Então, vamos conhecer mais sobre este produto? A começar por responder a clássica pergunta: para que tomar esta bebida?

para tosse


pr

Para que serve:

Por ser muito rica em vários nutrientes, esta bebida possui uma serventia difícil de ser igualada.

É possível dizer que ele melhora a saúde e o corpo como um todo. Seus efeitos podem ser de ordem psicológica, física, mental, até o estímulo à libido.

Vamos conhecer os principais efeitos?

  • Efeitos musculares: esta bebida deixa os músculos em melhor condição, sendo sugerida a sua ingestão após a prática esportiva ou a atividade física, por diminuir o impacto das dores musculares;
  • Efeito no sistema digestivo: sua atuação como regulador e para evitar inflamações é muito positiva, especialmente contra diarreia. A sua ação no intestino é muito conhecida, com resultados evidentes. Desta forma, é indicado para ser usado após as refeições, para melhorar o desenvolvimento do sistema digestivo;
  • Efeito no sistema nervoso: Combate o estresse. Seu aroma acalma e melhora a coordenação motora;
  • Efeito no sistema respiratório: O tratamento de resfriados pode ser também por este chá;
  • Efeito no aspecto físico do corpo: Essa é uma bebida diurética, que é útil para diminuir o nível de inchaço no abdômen. Sendo um item muito útil para a perda de peso.

Além desses efeitos, é possível falar ainda de outros aspectos: melhora o hálito da pessoa, pode ser usado até como afrodisíaco.

É importante citar a qualidade do chá para oferecer ao corpo humano fósforo e potássio, auxiliando ossos e combatendo anemias.

Benefícios:

Afinal, este chá é bom pra que?

  • Regula o sistema digestivo;
  • Combate dores;
  • Oferece vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo;
  • Melhora o sistema respiratório.

Tem capacidade analgésica, afrodisíaca, sendo um chá para poder tomar após as refeições, por melhorar a digestão. Pode ser muito útil para combater a presença de amebas e outros parasitas.



pr

O hortelã pode baixar o colesterol, melhorar a sensação em situações de cólica menstrual, servindo também como sedativo e combatendo dores abdominais múltiplas.

Como fazer:

Para fazer, é preciso ter hortelã, evidentemente. Este tipo de erva é facilmente cultivável, bastando apenas um pouco de cuidado. Para fazer o chá, basta apenas aproveitar a erva e ferver a água, acrescentando outros ingredientes, a gosto.

Contraindicações:

Normalmente, não possui contraindicações, pelo fato de ser uma erva medicinal. Mas crianças pequenas podem acabar tendo complicações, como irritação, falta de ar, dentre outros, por conta de características das crianças. A mucosa bucal da criança pode sofrer com as características dessa planta.

Em todo caso, o chá de hortelã não é indicado nas seguintes condições:

  • Pessoas que possuem algum tipo de refluxo não devem tomar;
  • Pode causar úlceras, se existir um uso excessivo do chá;
  • Reações alérgicas, igualmente em caso excessivo;
  • Grávida: pode causar um problema no útero, por conta de um eventual relaxamento excessivo, causando aborto.

para gripe quantos quilos

Periodicidade:

Apenas 2 a 3 xícaras de chá por dia, já que o excesso pode causar problemas. Toda erva medicinal deve ser utilizada com cautela.

Receita para dor no estômago:

O chá de folhas de hortelã apresenta como ingredientes camomila e alcaçuz, para poder formar uma combinação eficaz contra gastrite e inflamações.

Ingredientes:

 

Componente Quantidade
Folhas de hortelã secas ou frescas 01 colher de chá
Raiz de alcaçuz esmagada 01 colher de chá
Flor de camomila meia colher de chá

Modo de Preparo:

  • 1.Juntar as quantidades das plantas em um recipiente e acrescentar 200 ml de água (fervendo).
  • 2.Após, deixar por um período de descanso de 10 minutos e coar.
  • 3.Pode ser bebido até 4 vezes por dia.

Seu efeito é de melhorar o sistema digestivo.

Loading...

Combinação do hortelã com outros ingredientes:

Hortelã com canela e gengibre:

Este tipo de bebida, com gengibre, é muito saudável, haja vista o poder do gengibre em melhorar várias partes do corpo. A combinação de hortelã com gengibre deixa o sabor bastante diferente. Canela é outro ingrediente que pode ser acrescentado, variando também o sabor.

Muitas pessoas usam receitas com gengibre para emagrecer, graças às propriedades deste ingredientes nesse sentido, ainda mais potencializado por conta do hortelã, que também possui efeito de emagrecimento e o termogênico da canela potencializa ainda mais.

Abacaxi:

O abacaxi também é uma fruta poderosa para ajudar a saúde, sendo muito rica em minerais. A inclusão de um pouco de essência de abacaxi com hortelã pode potencializar a bebida e deixar o sabor mais agradável ainda.

Pimenta:

A hortelã-pimenta é bem útil, mas não deve ser usada para emagrecer. É um tipo especial de hortelã.

Limão:

O limão é uma fruta que tem uma incrível capacidade, possui muitas vitaminas, como vitamina C, além de fibras e minerais. Ele pode ser acrescentado ao hortelã, com vários benefícios para a saúde. Também pode facilitar o emagrecimento.

Para outros tipos de chás, benefícios e como fazer –>> Clique aqui agora!

Veja aqui os melhores chás para diabetes e como agem na insulina e na glicose



Recomendado para você:

Loading...


Política de Privacidade


Alimentação
Receitas
Frases, Mensagens e Imagens
Cachorros e Raças
Emagrece ou Engorda?
Shake
Suplementos
Tattoos
Esportes

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...